Smartphone e Tablet apontam novos caminhos para a comunicação

novembro 16, 2011


O que até bem pouco tempo atrás soava elitizado, atualmente já pode ser encarado como uma nova tendência de mercado popular que está em ascensão: trata-se dos smartphones e tablets. Hoje em dia, é quase impossível imaginar alguém que não tenha acesso remoto à internet no celular ou que não gostaria de um tablet para ler livros, jornais, revistas e acessar as redes sociais, por exemplo. De olho nesse nicho, muitas empresas já começaram a criar celulares mais baratos, modelos de tablets diversificados e internet 3G por meio do modelo pré-pago.


Veja também:


Por incrível que pareça, até os tablets – seja ele de qual empresa for, também estão se popularizando e ganhando cada vez mais o consumidor comum que deseja não só diversão, mas também informação e interação com outros internautas. Pensando nisso, vários veículos de comunicação já estão migrando para essa plataforma e oferecendo conteúdo próprio para quem navega em smartphone e/ou em tablet. Será que estamos diante da web 3.0? Na reportagem abaixo, veja informações sobre as diferenças entre notebook, netbook, smartphone e tablet. Assista:


Crescimento

Uma pesquisa feita pela Nielsen revela que a venda de smartphone no Brasil cresceu 165% em 2011, em relação a 2010. De acordo com a Nielsen, o segmento desse tipo de celular correspondia, no primeiro semestre de 2010, apenas por 2,7%. Já as vendas totais de aparelhos celulares cresceram 21%.

Apesar do forte crescimento, os smartphones representam apenas 5,8% dos celulares vendidos no país no período. Outro dado que chama bastante atenção é a popularização da plataforma Android no Brasil que já representa 39% dos smartphones vendidos no primeiro semestre de 2011 – enquanto o sistema iOS, da Apple, ocupa apenas 10% de participação no mercado nacional.

De acordo com especialistas, o sistema de Steve Jobs ainda não emplacou um crescimento significativo no Brasil por conta do alto preço dos produtos (iPad e iPhone) devido a nossa lei de tributação de produtos eletrônicos. Então, se você pensa em criar produtos de comunicação para tablet e smartphone, não ignore o sistema Android da Google.

TV versus Web

Foi-se à época em que apenas a TV era a grande janela de vendas para o público. Um estudo da Deloitte Media Democracy, que ouviu 1.986 pessoas, na faixa etária de 14 a 75 anos, afirma que a publicidade online é mais influente na decisão de compra do brasileiro do que a TV. De acordo com a pesquisa, as propagandas online influenciaram 68% dos entrevistados na hora de se fazer um compra.

A título de comparação, em 2009, a televisão ocupava o primeiro lugar com 77% e, em 2010, está em segundo com 66%. Quase 90% dos entrevistados ouviram falar sobre um produto pela primeira vez na Internet, e 78% deles efetuaram compras por indicações feitas online. Outro dado interessante dessa pesquisa é que 37% dos entrevistados afirmam que já assistem aos seus programas preferidos (filmes, novelas, séries, campeonatos esportivos, etc.) via internet.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. É verdade, Wander! Hoje em dia, quando a gente não está usando internet no computador, está usando no celular e agora no Tablet. Eu não vejo a hora de comprar o meu. Parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Admiro os produtos da Apple, mas eles são muito caros. O brasileiro mais simples não tem acesso a eles com facilidade que consegue comprar um celular ou um table Android, que tem uma plataforma aberta e tão interessante quando o iOS.

    ResponderExcluir
  3. Oi Wander, realmente a internet é o veículo da atualidade que abriu caminho também para "os pequenos" por aí todos aparecem da forma como quiserem ...abs

    ResponderExcluir
  4. E verdade esse produtos como smartfones e tablets estão em alta no mercado

    ResponderExcluir