Curso de Extensão – Blogs e Redes Sociais: Jornalismo Online Empreendedor e Independente

novembro 07, 2011



Mostrar que é possível ser empreendedor e criar um produto informativo na internet de forma independente, além de mostrar maneiras de como se produzir e fazer coberturas jornalísticas por meio de redes sociais. Essa é a proposta do curso de extensão Blogs e Redes Sociais: Jornalismo Online Empreendedor e Independente que estarei ministrando no UniBH, nos dias 26/11, 03/12 e 10/12, sempre aos sábados, de 08h às 12h, no Campus Antônio Carlos, na Rua Diamantina, 567, bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. O curso custa o investimento de R$ 30 (taxa de inscrição) + R$ 120 (valor do curso), podendo ser divido em 2 vezes no cartão. Para fazer a inscrição, clique aqui.

Para mim – que fui aluno de graduação e pós-graduação do UniBH, é uma alegria muito grande voltar à instituição como professor convidado da área de cursos de extensão para poder ministrar um curso de um campo que gosto tanto e já trabalho há um pouco mais de quatro anos, que é o jornalismo online, principalmente em blogs e redes sociais. Por isso, se você se interessa por essa área ou conhece alguém que já trabalha ou que quer aprender mais um pouco sobre produção de conteúdo em web, indique para ele este curso de extensão, ok. Desde já, agradeço o apoio!

O curso de extensão é aberto para toda comunidade – independente se você é ou não aluno [ou ex-aluno] do Uni-BH. O objetivo do curso de Blogs e Redes Sociais: Jornalismo Online Empreendedor e Independente é proporcionar a estudantes e profissionais ligados à comunicação que atuam – ou desejam atuar, com Jornalismo Online e Digital os mecanismos e técnicas para a criação e manutenção de um blog profissional na internet e como potencializar o uso das redes sociais para a distribuição e veiculação de informação jornalística. O conteúdo programático inclui, entre outras questões:
- Blogosfera brasileira
- Blogger versus Wordpress: quanto estou disposto a investir?
- Gerenciamento do blog
- Produção de conteúdo informativo
- Relacionamento com as fontes, assessorias de comunicação e o público
- Conteúdo informativo multimídia: texto, foto, vídeo e áudio
- Técnicas de SEO: todo jornalista online escreve para aparecer no Google
- Estratégias de divulgação de um blog e fidelização do leitor
- Newsletter (feedburnner) e mailling de divulgação dos posts da semana
- Divulgação pessoal: o blogueiro como fonte para os colegas da imprensa
- Redes sociais auxiliam os blogs: Orkut, Facebook, Twitter, YouTube e diHiTT
- Agregadores de notícias, divulgadores de conteúdo e parceria com outros blogs/sites
- Os comentários dos blogs migraram para as redes sociais
- Mídia kit: publicidade e plano comercial de um blog
- Post pago (nota ou artigo): publieditorial, resenha, cobertura de eventos, permuta e links patrocinados
- Jornalismo independente: oferecer conteúdo autoral para terceiros (coluna, reportagem, editorial, artigo, crônica, livro, e-book, foto, vídeo, etc.)
- Google Adsense

Desconto

Mas, atenção: o @UniBH está oferecendo desconto de 20% para inscrições feitas durante o Uni+ Comunicação. Trata-se de um circuito de palestras, mini cursos e debates voltados para área de Comunicação Social, que acontece de 08 a 10 de novembro, no UniBH, do Campus Antônio Carlos.

O Uni+ Comunicação terá a presença de blogueiros, jornalistas, publicitários, RPs, designers, professores, empresários e profissionais que já atuam no mercado de comunicação, além de um bate-papo com a filósofa, Márcia Tiburi, que lança o livro Olho de Vidro, durante o Projeto Sempre um Papo, o mais novo parceiro do UniBH.

Entre os principais convidados desta edição do Uni+ Comunicação estão: a jornalista e professora-doutora Nair Prata, que vai falar sobre webrádio; o diretor de redação da revista Trip, Bruno Torturra; a blogueira Lu Ferreira do Chata de Galocha; o diretor da PlanB – Redes sociais, Thiago Miquieri; o jornalista e fotógrafo Rodney Costa; os jornalistas Luciana Machado e Marcos Leandro (TV Globo); Mário Henrique Caixa, Alberto Rodrigues (Rádio); Isabel Guimarães e João Victor Xavier (TV Alterosa) que vão falar sobre jornalismo esportivo; entre outros convidados. Acesse este link para ver a programação completa.


» Conheça os cursos de extensão do UniBH ligados à Comunicação:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Parabéns pelo curso, Wander. Vejo o carinho e o profissionalismo que trata o blog. Tenho certeza que o o curso é uma respota deste sucesso do Café com Notícias. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais essa conquista no seu trabalho, meu querido. O que você está fazendo é algo pioneiro, nunca vi igual. Sou sua fã e leio sempre o Café. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo curso, Wander. Tenho certeza que será um grande sucesso. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ei Wander, parabéns pelo curso. Infelizmente não poderei fazer o curso, já tem uma próxima edição marcada?

    ResponderExcluir
  5. Oi kikananda! Obrigado, de verdade. Pena que você não vai poder participar. Para esse ano haverá apenas uma edição. Se ano que vem houver uma outra edição, avisarei. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a proposta do curso, Wander. Vou me inscrever agora mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que bacana! Parabéns por mais esse avanço na sua carreira, Wander.

    Gostaria de poder participar, mas não vai dar :(
    Enfim, projeto muito legal esse, quem tiver a oportunidade: aproveite!

    Até mais, beijos.

    Mayara
    http://aterradeninguem.blogspot.com

    ResponderExcluir