#AFazenda4: Joana Machado vence reality show rural da Record

outubro 13, 2011



“Missão dada é missão cumprida”. Foi com essa frase que Joana Machado encerrou a sua participação em #AFazenda4 se consagrando a grande campeã do programa. Com 48% dos votos, a personal trainer sai de Itu com a conta bancária muito mais folgada, com o prêmio final de R$ 2 milhões no bolso. No Ibope da Grande São Paulo, o reality show rural da Record foi muito bem, obtendo 15 pontos e 18 de média. Para ler um resumão divertido de tudo o que rolou na edição final, clique aqui.


Sincera, polêmica, sensual e uma jogadora bastante atenta ao jogo, Joana Machado sai do reality show vitoriosa, sendo a grande protagonista da edição. Em segundo lugar, a ex-modelo e apresentadora Monique Evans faturou um carro zero km, enquanto Raquel Pacheco – mais conhecida como Bruna Surfistinha, ficou com a medalha de bronze.

Em um pouco mais de 10 anos de exibição de reality show de confinamento, foi a primeira vez que se viu três mulheres na final, sendo duas delas, polêmicas e que se posicionaram no Jogo de forma consciente do início ao fim. Pela primeira vez, o público não apoiou participante "samambaia", que não se posiciona no Jogo e que faz figuração durante a atração. 


Por isso, a vitória de Joana Machado – DIVA e MUSA da quarta edição de A Fazenda, abre um novo precedente na história dos realitys shows, pois o telespectador quer jogo. Jogo bonito, sincero, olho no olho e aguerrido como foi o dela. Parabéns, Machadão! Sou #TeamJoana desde criancinha...hehehe :)

Impressões

# Nessa quarta edição de A Fazenda, a produção do programa acordou em alguns pontos, mas continua dormindo em outros. A dinâmica do Jogo em si melhorou muito, principalmente em relação a Prova do Fazendeiro e no Desafio Semanal que passaram a ter uma importância decisiva no reality show.

# Mesmo com tantas melhoras, os roteiristas e editores do programa ainda precisam achar um jeito mais cativante para contar os mais de 80 dias de confinamento dos participantes. Acaba que a novelinha diária – o resumo do dia, que é base do programa, fica sem brilho para o telespectador que tem que se virar para entender alguns conflitos, principalmente nas primeiras semanas.

# Outro ponto fraco do roteiro é não saber brincar com os participantes, de ficar atento aos bordões, de promover músicas-tema, enaltecer personagens dentro do resumo do dia, de olho na personalidade de cada um, potencializando isso para o público de forma mais viva.

# A única coisa boa que os roteiristas de #AFazenda4 fizeram foram melhorar um pouco o texto do apresentador Britto Jr., tirando aqueles bodões cafonas [“O bicho vai pegar”; “a chaleira vai ferver”, etc]. No entanto, Britto ainda não encontrou um tom certo para interagir de forma mais simpática com os peões e com o público. Tem hora que dá a impressão que ele está perdido, esperando a próxima instrução no ponto eletrônico....é preciso mais segurança, principalmente nas perguntas aos confinados.

# Entre os telespectadores uma coisa é unânime: o excesso de intervalos comerciais e os horários confusos [e cada vez mais tarde, quase de madrugada] de #AFazenda4 (por conta da grade voadora da Record que cada dia um programa começa em um horário diferente), afastou ainda mais o público. Eu mesmo assisti o reality apenas pelo @portalR7, me recusei assisti pela TV aberta, pois não tinha paciência.

# A final de A Fazenda ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. De acordo com a amiga @FlavyaPereira, as hashtags #afazendafinal ficou em terceiro lugar nos TTs mundiais e Bruna Pacheco em oitavo.

# O programa final de #AFazenda4 foi muito estranho. Primeiro, ninguém entendeu a presença do cantor Bruno (sem o Marrone?), cantando na final. Ficou completamente nada a ver...uó do borogodó. Não era o Marlon e Maicon que iriam cantar? Tinha até uma campanha no Facebook falando sobre isso. Decidiram mudar de última hora e ninguém avisou nada. Mesmo se a campanha fosse de fãs, entranho a direção do programa não considerar a hipótese de levar a dupla para cantar, nem promover o lançamento do CD da banda Rebeldes, da mesma novela da emissora. Ou ainda, nem que fosse para ressuscitar o É o Tchan das cinzas com Cumpade Washington e cia limitada. O que não faltou foram possibilidades artísticas...

# Segundo: para quê tanta reprise de cenas que já foram ao ar, clipes ou melhores momentos que nada somaram ao entendimento de quem está assistindo o programa pela primeira vez ou acompanhou toda edição. O que mais me chamou atenção é o tanto de cenas desconexas e que não respeitou a ordem cronológica dos acontecimentos. Carelli, contrata novos roteiristas ano que vem, pelo amor de Deus!!! Nós fãs agradecemos o respeito com a nossa inteligência.

# Terceiro: que tanto de intervalo comercial foi aquele durante o programa que quebrava completamente o sentido das coisas que estavam sendo exibidas....WTF?

Assista o balanço de #AFazenda4 feita pelo @fefito e o ex-peão Fábio Arruda:





# Concordo com o @mauriciostycer: parece que o reality show, na reta final, fica engessado e completamente previsível. Clique aqui para ler a crítica dele no UOL. E depois me vem o Carelli falando que não mudaria nada no programa, veja. Ah-ham....senta lá...rs

# Esse ano, tanto o #BBB11, quanto #AFazenda4, foram das mulheres. E provavelmente, o Hipertensão 2011 também vai ser. Interessante observar esse novo comportamento do público que, finalmente, está cansado de “samambaias” no Jogo e está preferindo participantes que se posicionam e de personalidade.

# O que falar de Joana Machado? A DIVA e MUSA de #AFazenda4. Joana "divou", brilhou, é carismática, alegre, explosiva, guerreira e se destacou de forma positiva. Até consigo imaginar o Bial fazendo um discurso para ela na final...tenho certeza que ele ia se “derreter” todo...rs. Que venha #AFazenda5 ano que vem! Acorda, Record.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Bem que você falou que ela ia ganhar, hein. O legal disso tudo que a Joana não é só uma mulher que namorou jogador de futebol, ela tem muita personalidade. Parabéns pelo post, querido. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Foi merecida a vitória da Joana Machado. Foi a melhor jogadora de A Fazenda 4. Torci por ela do início ao fim.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela análise sobre A Fazenda 4. Acho que o programa às vezes não decola mais por culta da produção e da direção que é muito lerda e deixa as coisas ficarem óbvias e entediosas. Falta sagacidade e criatividade para mudar o programa todo e ficar mais atento ao que o telespectador fala nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. o galinho da record não fez cocoricó esse ano... mesmo não assistindo eu torcia pela monique, pena que não levou!

    ResponderExcluir