Café no Pan 2011 – Record exibe com exclusividade os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

outubro 14, 2011





Quase seis mil atletas de 42 países se enfrentam em 26 esportes olímpicos até o dia 30 de outubro. Esta será a tônica da 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, que começa nesta sexta-feira (14). Detentora oficial da transmissão do Pan de Guadalajara, a Rede Record, Record News e portal R7 transmitem todo o evento ao vivo e com exclusividade, durante boa parte das suas respectivas programações. A transmissão começa hoje (14) à noite, às 22h, direto do estádio Omnilife, tendo a ancoragem dos jornalistas Ana Paula Padrão, Mauricio Torres e Álvaro José. Clique aqui e confira o calendário das provas do Pan 2011.

A emissora da Barra Funda terá cerca de oito horas por dia dedicado a transmissão do Pan de Gadalajara, somadas também às 12 horas na Record News. Pelo R7, os internautas poderão acompanhar ao vivo todas as provas, tendo incusive acesso aos vídeos das provas, dos resultados, quadro de medalhas, além de blogs dos comentaristas esportivos da Record: Maurício, do vôlei, Oscar Schmidt, Luisa Parente, Fernando Scherer (Xuxa), Álvaro José, Rogério Sampaio, Magic Paula, Mylena Ciribelli e Cosme Rímoli. 

Com um projeto esportivo audacioso, a Record também possui os direitos de transmissão da Olimpíada de Londres-2012, os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. Entre os críticos de TV, muito se tem debatido sobre essa gana da emissora de optar por transmitir os eventos esportivos internacionais sozinha, sem vender os direitos nem mesmo para a TV Paga, assim como a Globo já fez num passado não muito recente.
Thales Cerdeira,Cesar Cielo e Nicholas Santos fazem 
parte da equipe brasileira de natação no Pan 2011. 
Foto: Antonio Scorza/AFP.

Por mais que se tenha exclusividade, muitas emissoras, jornais, blog e portais de notícias também vão acompanhar os Jogos do Pan 2011 de forma jornalística, sendo que alguns vão dar mais espaço para o assunto do que os outros. Com investimento pesado em publicidade e um alteração em toda a sua programação, a Record quer se consolidar na cobertura olímpica. Resta saber se o projeto que, por mais que seja audacioso, terá êxito nos próximos 16 dias. Por isso, faço o convite a você leitor do blog @cafecnoticias, de acompanhar o Pan de Guadalajara também por aqui. Vamos torcer pelos nossos atletas brasileiros e discutir sobre a cobertura jornalística do evento. Combinado? 

Confira abaixo algumas curiosidades:

# O custo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara está estimado em U$ 750 milhões. Ao todo, são 5.996 atletas; sete mil voluntários; 1,6 mil jornalistas de diversas partes do mundo e 524 atletas da delegação brasileira.

# Entre os nomes mais conhecidos da delegação brasileira em Guadalajara estão os campeões olímpicos Cesar Cielo, da natação; Maurren Maggi, do atletismo; Fabiana Murer (atletismo), Felipe França (natação), Bruninho (vôlei), Roseli Feitosa (boxe), entre outros.

# Pela primeira vez, os atletas irão caminhando da Vila Pan-Americana ao estádio da abertura, distantes cerca de 700 metros um do outro. As delegações entrarão no estádio do Chivas Guadalajara para a festa de abertura.
Cidade mexicana de Guadalajara enfeitada para a abertura do Pan 2011.
Foto: Hector Guerrero/AFP.

# Na parte musical, a abertura do Pan 2011 terá o grupo de pop rock mexicano Maná,  que faz sucesso em toda a América Latina, inclusive no Brasil. Além da banda, estarão no estádio Omnilife nomes como Juanes, Vicente e Alejandro Fernández. Não poderiam faltar também os mariachis, que tocarão muita música típica mexicana.

# O mesa-tenista Hugo Hoyama será o porta-bandeira da delegação brasileira. Maior vencedor de ouros em Pans da história do Brasil.

# Para os atletas brasileiros, os uniformes do Pan 2011 causaram muita confusão. Tudo porque o "revezamento" entre a Olympikus e outras marcas esportivas para vestir o Brasil no Pan de Guadalajara atrapalhou, inicialmente, os atletas do país que não sabem qual é a ordem de aparecer primeiro com qual marca de roupa. 

# Para sanar a dúvida dos atletas, antes de embarcarem para os Jogos, os competidores receberam um comunicado da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) explicando quando poderiam usar as roupas da própria patrocinadora e não a oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Mascotes do Pan 2011: Gavo, Huichi e Leo. Imagem: Divulgação.

# Os mascotes do Pan 2011 são: Gavo - que representa a agave (cacto), planta comum na América Central; Huichi - um cervo em homenagem ao povo indígena Huichól, que vivem na região de Jalisco, estado em que fica Guadalajara; e, por último, Leo - o leão que faz referência ao brasão de armas da cidade de Guadalajara, no México.

# A chuva, o frio e o vento forte provocados pelo ciclone Jova chegaram a Guadalajara. Nos bastidores, os organizadores já falam em diminuir a cerimônia de abertura e mudar todo o cronograma de apresentação. Nessa quinta-feira (13), houve também várias interrupções no fornecimento de energia pela cidade durante a noite e pela manhã. 

# Se o tempo não atrapalhar, a primeira medalha dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara pode sair neste sábado (15), pouco depois das 11h (horário de Brasília), na prova de mountain bike. Erika Fernanda Gramiscelli, Edivando Souza Cruz e Rubens Valeriano são os representantes brasileiros na disputa. Outros esportes que terão distribuição de medalhas no primeiro dia são a natação, a ginástica rítmica, o taekwondo e o pentatlo moderno.

# BAPHÃO: O estádio em Zopapan vai ser entregue depois da abertura do Pan 2011, o que prova o atraso das obras para o evento esportivo. O local que foi construído como se fosse uma concha possui dois lances grandes de arquibancada do lado oeste. No leste, mais baixo, nem mesmo o corrimão que deve separar torcedores da pista está colocado até o final. Assim, é possível acessar a pista apenas descendo um degrau. Um detalhe importante: as provas de atletismo se iniciam dia 23. Mas os operários já começaram a deixar o campo nessa quinta-feira (13).


___________________________________________________
* Com informações da Folha.Com, UOL e Portal R7.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Com certeza vou acompanhar a cobertura do Pan 2011 aqui no Café. Muita das coisas que você escreveu no post eu nem sabia.

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana a TV aberta mostrar eventos esportivos como o Pan, e não ficar apenas no futebol. Quando o Pan passa na televisão os atletas passam a ser conhecidos pelo público e conseguem mais patrocínio. Desejo sorte em Guadalajara a todos os nossos atletas. Vou torcer daqui de casa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, Wander. Consegui ficar por dentro de muita coisa do Pan de Guadalajara. Hoje a noite vou assistir a abertura e também acompanhar a cobertura do Café. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a record, pela transmissão e ao café com notícia pela cobertura dos jogos pan-americanos. Com a transmissão em tv aberta os atletas ficam mais próximo do público e assim difundindo ainda mais o esporte nas classes sociais menos favorecidas. Ganho o esporte e ganha o público em geral.

    ResponderExcluir