Café no Pan 2011 – Globo resolve não ignorar o Pan e atletas brasileiros se destacam no México

outubro 19, 2011


Não se falou de outra coisa nos últimos dias. Um evento esportivo que era para ser um momento de dar notoriedade aos atletas se transformou em mais uma munição para a guerra entre Record versus Globo. Primeiro foi o fato da emissora carioca cogitar a possibilidade de boicotar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Depois, a Record acusando a Globo de piratear imagens do Pan, recorrendo à Associated Press (APTN) - uma agência de notícias internacional, para ter as imagens que queria. Clique aqui para conferir a cobertura do Café com Notícias no Pan 2011.


A emissora da Barra Funda alega que a Globo agiu de má fé, uma vez que todas as imagens do #Pan2011 seriam disponibilizadas as demais emissoras de TV brasileiras bastando que elas usassem a logo da Record [colorida] e uma legenda “imagens cedidas pela Rede Record”. Entenda o caso, aqui. O fato é que a Record – querendo ou não, é a dona dos direitos de transmissão do evento esportivo aqui no Brasil e isso deve ser respeitado, independente se a gente concorde ou não com o modelo de negócio [e transmissão] que se é feito.

Felizmente, a Globo assumiu o erro e se retratou sobre o caso que poderia ser evitado com mais jogo de cintura e menos birra. Ao ignorar o Pan-Americano ou a reduzir em apenas 30 segundos a sua cobertura, a Globo inibe o público dos seus noticiários de conhecer o que se passa com os atletas brasileiros no México. Dois pesos e duas medidas: se um dia a Vênus Platinada já se orgulhou de ter direitos de exclusividade, hoje ela é obrigada a rever as regras do jogo que ela mesma criou.

Confira outros destaques:

# Ainda falando sobre essa questão Record x Pan x Globo, a Folha de S. Paulo trouxe, na edição desta quarta-feira (19), na coluna Outro Canal, uma análise interessante: no primeiro dia do Pan de Guadalajara, a Globo destinou 28 segundos à cobertura, dos 30 segundos previstos. Em 2007, quando era a dona dos direitos de transmissão do Pan, ela destinou, também no primeiro dia, 1h38 minutos de cobertura nos telejornais. A pergunta que fica: será que só vale matéria ou reportagem somente para o evento esportivo que a Vênus Platinada possui os direitos? Cadê a carta de Princípios Editoriais das Organizações Globo?
Romário e Fernando Scherer - o Xuxa, nos bastidores da transmissão
do Pan 2011. Foto: Blog do Xuxa, no R7.

# Na estreia como comentarista no #Pan2011 pela Rede Record, o atual deputado federal e ex-jogador de futebol Romário alfinetou a CBF que não apóia o futebol feminino brasileiro. “Você imagina se a CBF desse o apoio e o suporte que a seleção feminina merece… com certeza já teríamos títulos mundiais. Acho que esse Pan pode ser uma coisa que faça a CBF mudar de ideia”, disse o Baixinho. Mais comedido do que seus outros colegas comentaristas, Romário mostrou segurança ao falar do desempenho das atletas brasileiras e evitou o ufanismo típico da atual cobertura da Record. No mais, a seleção brasileira de futebol feminino estreou no Pan com vitória por 2 a 0 sobre a Argentina.

# E por falar em ufanismo e exageros, o ex-nadador e ex-participante de A Fazenda 2, Fernando Scherer, o Xuxa, tem irritado os telespectadores do Pan de Guadalajara pelos seus comentários com excesso de otimismo e que nada contribuem – na maioria das vezes, para o entendimento da prova de natação que está sendo transmitida. Mais torcedor do que comentarista, muitas vezes, Xuxa se empolga com o microfone e começa a falar sobre o seu áureo passado como ex-atleta. Nada contra. Admiro o Xuxa, mas é necessário perceber que existe hora para tudo, principalmente bajular ou torcer. Clique aqui e leia uma crítica sobre o desempenho de Xuxa como comentarista no #Pan2011.
Torcedores brasileiros no Pan de Guadalajara. Foto:
Jefferson Bernardes/VIPCOMM.
# Os atletas brasileiros continuam fazendo uma ótima campanha no #Pan2011. Até o fechamento desta edição são 35 medalhas, sendo 12 de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. E ainda tem mais uma briga por medalhas. Mas é uma briga saudável, apenas por títulos. Hugo Hoyama e Thiago Pereira, dois recordistas de medalhas brasileiras em edições do Pan, estão na disputa para saber quem vai terminar a competição com a melhor marca. Veja na reportagem:


» Atualização - 22h35: Thiago Pereira ganha mais uma medalha de ouro nos 200m medley e passa a ser o maior atleta com medalhas nos Jogos Pan-Americano. Nesta quarta-feira (19), ele venceu a sua prova predileta, os 200 m medley, em Guadalajara, e superou o mesa-tenista Hugo Hoyama como maior vencedor do Brasil no #Pan2011. De acordo com o R7, o nadador Thiago Pereira devolve à natação uma marca que já foi dela. Antes de Hoyama, o maior atleta brasileiro em Pans era Gustavo Borges, com oito ouros, seis pratas e três bronzes. Assista a prova:
.

# A ginástica rítmica foi um dos grandes destaques da delegação brasileira no México. A equipe encerrou a participação no #Pan2011 com um resultado excelente: sete medalhas, sendo três de ouro. Confira na reportagem abaixo:

# Na primeira entrevista após o trauma cervical que a fez sair de maca da estreia da seleção brasileira feminina de vôlei no #Pan2011, a ponta Jaqueline não segurou a emoção e disse que quer voltar logo para casa para ficar junto a família e seguir o tratamento para retornar às quadras. Assista:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Acho um despropósito essa picuinha da Globo e da Record...eles complicam uma coisa que poderia ter sido resolvida com um telefonema ou um email. Para mim, esse Pan é da natação: só dá o Cesar Cielo e Thiago Pereira. Meninos de ouro!

    ResponderExcluir
  2. Estou achando muito exagerado a cobertura da Record. O Pan não é um evento superimportante como eles tentam passar. Mas pelo menos estão passando bastante coisa e provas até no meio da novela, algo que não iria acontecer na Globo. O que precisa melhorar são os comentaristas, que muitas vezes não explicam regras e detalhes, e também a locução que vê emoção a qualquer hora. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Concordo plenamente. tanto que já publiquei em meu blog um artigo sobre isso. Neste momento, mais que essa briga velada entre Record e Globo, precisa ser destaque os nossos atletas que estão dando o sangue em Guadalajara.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. é realmente ridicula essa postura da Globo, uma falta de respeito com os atletas e com o esporte brasileiro.
    http://brasilia-kariane.blogspot.com/

    ResponderExcluir