Café na Copa 2014 – Belo Horizonte não abrirá a Copa do Mundo

outubro 20, 2011

Simulação feita pela Fifa da abertura da Copa do Mundo de 2014,
no Itaquerão, em São Paulo. Foto: Divulgação.


De nada adiantou investimentos e obras em dia, além do enorme lobby político e empresarial para que Belo Horizonte fosse a cidade escolhida para abrir a Copa do Mundo de 2014. Nesta quinta-feira (20), a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que São Paulo foi a cidade-sede escolhida para sediar a abertura do evento esportivo, deixando Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília-DF para trás. Clique aqui e veja quais as cidades que estão com as obras mais avançadas no mundial.


Na contramão, coube ao Rio de Janeiro receber a final e Brasília-DF ficar com abertura da Copa das Confederações. Na primeira fase, a seleção brasileira irá jogar em São Paulo, depois em Fortaleza no dia 17 de junho de 2014 e em Brasília no dia 23 de junho. O Brasil só entra em campo no Rio de Janeiro caso consiga chegar à final.

Se a seleção canarinho for o primeiro do seu grupo, jogará nas oitavas em Belo Horizonte, 28 de junho. Se for segundo, no dia 29, em Fortaleza. Já a Copa das Confederações, que serve de teste para o mundial, de 15 a 30 de junho de 2013, terá abertura em Brasília e a final no Rio, com as semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza.

Mesmo com as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) estando muito avançadas em relação às concorrentes, Belo Horizonte irá sediar uma das semifinais de cada um dos eventos, sendo seis jogos da Copa do Mundo e três partidas da Copa das Confederações. O que deve ter pesado para Belo Horizonte ter sido descartada foi o fato de o transporte público ser deficitário, mesmo com os investimentos anunciados do metrô e do novo sistema de ônibus executivo nos principais corredores.
Neymar em jogo da seleção brasileira. Foto: Divulgação / CBF.

O que mais me chamou a atenção é que nos bastidores era dada quase como certo que BH iria abrir o evento esportivo ou pelo menos sediar um jogo da seleção brasileira na primeira fase da Copa. O lobby político e empresarial foi muito grande: muito dinheiro rolou. Para você ter uma idéia, uma grande rede hoteleira norte-americana, ao abrir a primeira filial no Brasil, optou por Lagoa Santa – cidade próxima ao aeroporto de Confins, na Grande BH, por conta da certeza das autoridades locais de que haveria jogos da seleção brasileira na #Copa2014 na capital mineira.

Outro fato bastante curioso é que, em setembro deste ano, representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) para a #Copa2014 estiveram no Estádio Mineirão para a primeira inspeção presencial do órgão ao estádio, sendo o segundo estádio inspecionado, logo após os trabalhos no Maracanã.

A comitiva estava muito entusiasmada com o andamento das obras, com os investimentos em torno do estádio, no transporte público e na via urbana, o que animou as autoridades a darem declarações de que Belo Horizonte teria um certo destaque na Copa, principalmente pelo fato de que as outras cidades estavam com o calendário de obras atrasado, como é o caso de São Paulo.
O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno e Andre Sanchez caminham
nas obras do futuro estádio do Corinthians após anúncio da Fifa.
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress.

Reconheço que a capital paulista tem uma estrutura hoteleira e de transporte público superior à BH e que está, inclusive, há anos luz de diferença. No entanto, a escolha de São Paulo cheira à pressão de Andres Sanchez (presidente do Corinthians) e Ricardo Teixeira (presidente da CBF). Não estou desanimado por BH ter sido rifada, até porque ainda falta muita coisa para a cidade poder um dia brigar por eventos internacionais desse porte. Sinceramente, acreditava que o Maracanã, no Rio de Janeiro, seria a cidade ideal para realizar a abertura e o encerramento da #Copa2014.

"Estamos todos contentes. É uma maravilha. A participação do Estado, da Prefeitura, do governo, foi importante. Não poderia ser em outra cidade que não fosse São Paulo", disse o ex-jogador Ronaldo Fenômeno que estava acompanhando Sanchez durante a durante a divulgação da tabela da Copa do Mundo de 2014, direto de Zurique (Suíça), com transmissão pela Rede Globo, dona dos direitos da Copa. "Só ouvi Rio e São Paulo. O resto eu não ouvi. Vou ter que dar uma olhada depois", afirmou o ex-jogador sobre as outras cidades que receberão os jogos do Mundial. Mais uma prova de que o Brasil – pelo menos para Ronaldinho, é visto apenas da avenida paulista à avenida Brasil.

Chamado de Arena São Paulo pela FIFA, o Itaquerão, Fielzão ou Arena Corinthians – novo estádio da cidade usado para abertura da Copa, já é um indício da desorganização da #Copa2014 – que terá a abertura dos jogos em um estádio que ainda nem tem nome oficial, cuja previsão de conclusão das obras é em setembro de 2013. Do jeito que a coisa ainda, é capaz do estádio ser inaugurado às pressas aos 45 do segundo tempo, logo no início da Copa. Alguém duvida?






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Oi, Wander.

    Então, vou discordar de você. Nos bastidores, pelo contrário, SP era favoritíssima a abrir o Mundial. Eu mesmo conversei com o Tiago Lacerda, semana passada, e já era muito claro que as chances de BH eram mínimas. Confiante mesmo, em todos os momentos, só mesmo o secretário Sérgio Barroso, mas acho que era algo mais pela liturgia do cargo.

    Agora, balde de água fria foi BH não receber a abertura ou a final da Copa das Confederações, situação que era dada como quase certa. Mas como "quase" não é a realidade...

    De qualquer forma, acredito que ficamos com boa quantidade de jogos, incluindo da Seleção, o que já valoriza os esforços da cidade e do estado.

    Nessas horas, embora a meritocracia deveria ser levada em conta, o que fala mais alto são as questões econômicas. E, nesse ponto, São Paulo é imbatível.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!

    Obrigado pelo comentário. Bom ter você aqui de volta no Café debatendo e opinando. Gostei! Até aonde sei, pelo menos dentro do governo estadual, havia muito entusiasmo em relação a possível abertura da Copa em BH e pelo menos um jogo do Brasil na primeira fase.

    Como escrevi no post, São Paulo tem uma infraestrtura hoteleira e de transporte público que está há muitos anos de diferença de BH. Nesse ponto, a cidade está mais apta para receber a Copa.

    Particularmente, achei estranho a escolha de São Paulo por conta do estádio que está com obra muito atrasada. O questionamento que faço é: será que vai dar tempo de levantar um estádio para um abertura de Copa do Mundo? Será que corremos o risco de pagar um mico internacional? É nesse sentido que levanto o debate.

    Torço para que tenhamos uma boa Copa do Mundo e torço mais ainda para que as autoridades de BH invistam em infraestrtura para que a cidade possa, quem sabe no futuro, concorrer de igual para igual com grandes metrópoles por eventos esportivos de visibilidade internacional, como é o caso da #Copa2014.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ei Wander! Não entendo muito de futebol, mas depois que li o seu post fiquei pensando: qual é o critério da FIFA para uma escolha da cidade? Sabe, mais do que falar se São Paulo é a "favorita", deveriamos nos questionar que a Copa de 2014 vai ser aberta numa cidade que não tem ainda um estádio com as condições necessárias, apesar do fator econômico da capital paulista ter um peso enorme nessa balança. Beijos

    ResponderExcluir