Ponto de Vista – Dez anos do atentado de 11 de Setembro nos Estados Unidos

setembro 10, 2011



Dia 11 de Setembro de 2011
. Horrorizado, o mundo parou na frente da TV. Milhares de pessoas em todo o planeta puderam ver, ao vivo, duas aeronaves comerciais – com um total de 157 passageiros a bordo, se chocando nas duas torres gêmeas do maior prédio comercial do mundo, o World Trade Center, em Nova York. Mas o ataque também teve outros resquícios: um avião caiu em um campo na Pensilvânia e outro se chocou em uma das paredes do Pentágono. Ao todo, 2.977 pessoas morreram no maior atentado humanitário da história dos Estados Unidos (EUA).


As cenas são impressionantes e parecem ter sido inspiradas em filmes hollywoodianos de ação. Mas, o que poderia ter sido ficção, infelizmente faz parte da história do povo norte-americano e aflorou de vez a guerra contra o terrorismo. E foi justamente por conta desse atentado que os EUA resolveram enviar militares para os países do mundo árabe para enfraquecer o terrorismo, temendo novos ataques. No entanto, o saldo dessa guerra foi positivo por um lado, e bastante pessimista em outro. Houve um enfraquecimento da Al-Qaeda e a morte de Saddam Hussein e Osama bin Laden. As Guerras do Afeganistão e do Iraque - financiadas pelo governo e países aliados, fizeram explodir a dívida norte-americana, sendo um dos fatores responsáveis pela grave crise atual.

Em função dos dez anos do atentado terrorista, vários veículos de comunicação preparam especiais e reportagens para recontar detalhes dessa tragédia e, ao mesmo tempo, mostrar o que foi feito desde então para evitar novos atentados. Nesta última semana, o público viu uma verdadeira overdose de notícias relacionadas ao 11 de setembro. Com o intuito de mostrar o quanto a cobertura jornalística desse episódio foi complicada, o Portal Comunique-se entrevistou alguns jornalistas para eles relatarem como foi o trabalho naquela época. 

“O início foi caótico. Como explicar o que acontecia? Ninguém sabia exatamente. Quem seria o responsável? Quem assumiria a autoria? Qual a dimensão de tudo aquilo? Quando me avisaram que outro avião atingira o Pentágono, quase gritei: ‘Não é verdade, não pode ser’. Era (...) Lembro que à noite, andando pela Terceira Avenida, voltando para casa, vendo parte da cidade parada, deu uma tristeza imensa. Já em casa, sozinha, chorei muito”, conta a repórter da TV Globo, Zileide Silva. Para ver a matéria completa, clique aqui.

Mas, o que você estava fazendo naquele dia? Você consegue se lembrar? Na época, eu tinha 16 anos. Havia chegado mais cedo da escola por conta das provas de final de trimestre e liguei a televisão. Lembro da vinheta do Plantão da Rede Globo, as imagens aterrorizantes sem narração. Mas também me lembro da Olga Bongiovanni, na época na Band, ancorando a cobertura do ocorrido antes de passar para o departamento de jornalismo. Naquela época, fiquei admirado como a Olga foi segura na transmissão e ficou por horas movimentando os repórteres e especialistas ao vivo.

Logo mais, a noite, também consigo lembrar da edição especial do Jornal Nacional, com uma escalada que conseguia resumir de forma bem explicada todo o terror daquele atentado. Lembro também da minha família e amigos comentando o ocorrido e todo mundo chocado com a fragilidade do governo norte-americano diante do atentado terrorista. Fiquei com a impressão, naquele dia, que fomos testemunha de um acontecimento histórico. Depois desse dia, o mundo nunca mais foi o mesmo.



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Tenho compaixão pelas pessoas que morreram nesse atentado, mas acho que os EUA merecia um ataque dessa natureza para baixar um pouco o topete. Essa arrogância e soberba ainda vai destruir essa nação.

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander! Me lembro como se fosse ontem do dia desse atentado terrorista. Na hora do almoço, todo mundo estava comentando. Lembro da edição do Jornal Nacional e todo mundo lá em casa na frente da TV. Foi uma coisa muito triste de se ver....como você disse, fomos testemunha de um acontecimento histórico. Parabéns pelo post, querido. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou muito novo...quando aconteceu esse atentado das Torres Gêmeas eu tinha uns 5 anos de idade. Mas pelo o que os meus pais me conta e pelo que tenho acompanhado nos jornais foi uma tragédia muito grande.

    ResponderExcluir
  4. Pelo contexto humano da coisa, tenho dó das pessoas que morreram. Já pelo lado político, vejo que os EUA mereceram esse ataque para baixar um pouco o topete....naquela época a soberba em tratar o restante do mundo como quintal era muita....acho que nem com a crise atual eles descem do salto.

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez aqui no blog e gostei muito....parabéns. Não lembro com exatidão do que eu fazia no dia do atentado do 11 de setembro, mas lembro do Jornal Nacional e da vinheta do Plantão da Globo que me gela só de ouvir até hoje...rs.

    ResponderExcluir
  6. Foi uma dia atípico. Um dia que alterou o curso da história e deixou o mundo mais sério e paranoico com a questão da segurança. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Terrível incidente esse atentado. Como estudioso de profecias, com um blog sobre o tema, fiz uma profunda análise sobre profecias quanto a esse evento. Convido o dono do blog a conhecer meu blog: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/

    ResponderExcluir