Hipertensão 2011 – Estréia foca nas provas, mas esquece de mostrar os conflitos

setembro 09, 2011



Provas que misturam desafios radicais, muita adrenalina e superação dos limites do seu próprio corpo. Esta é a proposta da temporada 2011 do reality show #Hipertensão, que estreou nessa quinta-feira (08/09), por volta das 23h, na Rede Globo, sob a apresentação de Glenda Kozlowsk e direção geral de Boninho – mesmo diretor do Big Brother Brasil.


Gravado inteiramente na Argentina, a edição 2011 do reality radical quis apostar mais nas provas no programa de estréia, ao invés de apresentar os participantes e mostrar para o público que alguns grupos já estão se formando para se blindar dentro do Jogo, uma vez que o formato da atração inibe a participação popular por voto telefônico ou via web.

Realitys assim podem explorar outro viés – focando no depoimento e impressões dos participantes; além de investir na “novelinha”*, ou seja mostrando como já está se desenhando o conflito entre os participantes. Sabendo que o público não vai dar o prêmio ao mais carismático, os participantes dessa linha de reality show ficam mais a vontade para armar votos e confabular artimanhas para se manter dentro do programa. O Jogo rola solto, assim como rolou na temporada 2010.

A partir dessa premissa, me questiono o porquê de Bones (apelido dado a Boninho nas redes sociais) ter optado em começar o programa direto com uma prova. Se a gente não conhece os participantes, vamos torcer para quem? Com essa tática confusa – que inibe o público de entender as tramas que já estão se desenhando entre os participantes, o #Hipertensão quis focar nas provas de aventura e perdeu audiência para #AFazenda4  - que estava em dia de eliminação e a Super Prova dos R$ 500 mil.
A apresentadora do Hipertensão, a jornalista Glenda Kozlowsk.

Bones, que sempre foi tão ligado nesse detalhe, viu os telespectadores migrando para a Record porque ele não conseguiu criar identificação inicial. A apresentação dos participantes da edição 2011 do #Hipertensão só se deu depois da primeira prova, mesmo assim de maneira muito resumida, dando a entender que os competidores já haviam começado um entrosamento anterior, pois algumas meninas já queriam formar “grupinhos de votos” para se fortalecerem dentro do Jogo assim que chegaram na Casa.

E esse detalhe pode ser percebido na audiência de estréia. De acordo com dados consolidados do Ibope da Grande São Paulo, o reality show comandado por Britto Jr. teve uma de suas melhores quintas-feiras desde a estréia. #AFazenda4 conquistou 13 pontos de média com picos de 16 e share (número de televisores ligados) de 26%. Já o #Hipertensão estreou com 12 pontos de média e ficou em segundo lugar no horário. A Record, na faixa de confronto, liderou o ranking com 14 pontos e o SBT ficou em terceiro com 7,5. O sinal amarelo já está ligado na Globo!

Formato

Um detalhe que precisa ser revisto é o fato do programa ser exibido na quinta-feira e no domingo, o que merecia boletins com o resumo diário dentro do site oficial do programa e na programação da TV Globo – principalmente dentro do Vídeo Show, para que o telespectador possa entender as nuances desse Jogo e assim criar uma torcida. No ano passado, mais do que as provas de aventuras e comidas nojentas, o grande barato do #Hipertensão foi mostrar a história que se desenvolvia com os participantes.

O reality show, por si só, já é um formato diferenciado, pois todos os competidores são esportistas ou pessoas muito ligadas com a prática de atividades físicas. As provas do #Hipertensão – mesmo aquelas que exigem mais estômago por conta das comidas nojentas, demandam dos competidores um bom preparo físico e superação dos limites do próprio corpo. É interessante e é um chamarisco para o público!
Participantes da temporada 2011 do Hipertensão.

Por mais que a proposta do programa seja boa, o #Hipertensão só não pode se deixar levar pelos mesmos erros de roteiro sofridos em #AFazenda4 que custou a se encontrar. Creio que para a temporada 2011 do reality radical acontecer de fato só falta ligar mais as histórias que estão se formando em torno das provas. Não se engane: os grupos de afinidade já se formaram, só que a Globo omitiu como isso se deu do público. Qual o motivo? Vai saber. Talvez mesclar a “novelinha” com as provas seja a grande sacada para o reality vingar.


Observação: O termo “novelinha” foi usado no texto não no sentido de que o reality show tenha que ser diário ou algo do tipo. Mas como um adjetivo para exemplificar para o público a importância de que as histórias e conflitos que acontecem dentro do Jogo precisam ser explicados para o público. 






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Nossa Wander, confesso a você que assisti o programa e não vi nada disso. Só agora que vc escreveu o post é que me liguei que eles começaram o programa sem apresentar os participantes. Que coisa mais estranha? E outra, como é que vc vira para alguém que acabou de conhecer e fala para criar um grupo de votos? É claro que eles já haviam se entrosado. Gostei do seu post...diferente de tudo que havia lido até então. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não gosto do Hipertensão....nas temporadas passadas os participantes tinham que enfiar a mão na meleca e comer um monte de nojeira....é deprimente ver o que as pessoas fazem por dinheiro. A única coisa que salva são as provas radicais e a beleza da Glenda.

    ResponderExcluir
  3. Também achei estranho o programa começar já com uma prova radical e nem apresentar os participantes antes. Mas o que vc disse tem um fundo de verdade: como é que aquelas meninas iam se juntar do nada para combinar votos, sendo que elas nem se conheciam....pelo menos até aonde a gente sabe.....por isso que falo, roteiro é tudo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Até que estava achando legais as provas do Hipertensão. Mas, quando deram a chance de uma pessoa voltar depois de estar descançado, de vários outros participantes já terem saido e esse cara ainda ganhar...essa foi a maior sacanagem que já fizeram em um programa desa natureza, totalmente injusto! Uma safadesa grande com os outros participantes!

    ResponderExcluir