Urbenauta desvenda curiosidades do Brasil e passa por Belo Horizonte

agosto 01, 2011


Você conhece a cidade em que mora? E o país? Foi a partir desse questionamento, que o jornalista e fotógrafo Eduardo Fenianos, 38 anos, mais conhecido como @urbenauta, resolveu viajar, por 185 dias, as 27 capitais brasileiras e desvendar as particularidades de cada uma. “Já havia feito viagens dentro de cidades. A ideia urbenauta nasceu com a proposta de viajar no mundo urbano. Já havia viajado na cidade de São Paulo por 120 dias e Curitiba em 100 dias. Daí nasceu o desafio de conhecer o Brasil Urbano, todas as capitais e estados”, explica o jornalista que, a partir desta segunda-feira (01/08), vai narrar pelo Twitter as curiosidades e histórias da passagem dele por Belo Horizonte.


Após seis anos de pesquisas e sete meses fora de casa, Eduardo está condensando fotos, vídeos e relatos para o preparo de um livro que em breve chegará ao mercado. Enquanto isso, o Urbenauta criou uma novela no Twitter (Tweet Novel), uma espécie de aperitivo do que o público vai encontrar na obra que ele está escrevendo sobre o Brasil e os brasileiros.  São cinco tweets diários, alguns acompanhados de fotos, vídeos e links, de um total de 100 capítulos. Assista o vídeo de apresentação do projeto:



Irreverente, Eduardo explica que a tweet novel é um aperitivo e o livro é um banquete. “Todas as viagens geram livros. A diferença é que nessa, enquanto escrevo, tenho companheiros de viagem. Quero deixar claro, não tenho seguidores. Tenho companheiros de viagem. Pessoas que com suas opiniões observações estão me ajudando a escrever o relato mais completo sobre o Brasil de hoje”, comenta.

Durante sua estada na capital mineira Eduardo desbravou seus pontos extremos, conheceu a realidade dos moradores e lugares que fogem ao roteiro turístico. “Posso garantir que minha experiência em BH foi incrível. Todas as histórias me marcaram. O que mais gostei foi da galera. Ser mineiro é um estado de espírito. Fiz aí amigos que quero levar pra toda a vida. Vivi momentos em bares que pareciam ser divididos com gente que conhecia há muito tempo. O que mais detestei foi ficar só uma semana. BH foi uma das cidades em que fui embora com vontade de ficar mais. As impressões estarão no livro. Se adiantar qualquer coisa agora, não vou ser completo”, conta Eduardo.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Gostei dessa ideia do Urbenauta de criar uma novela no Twitter com os relatos da viagem. Acredito que ele deve ter um bom material para livro e documentário. Fiquei curioso para ver.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, que interessante a ideia desse jornalista. Deve ser uma delícia viajar pelo Brasil e ainda transformar isso em livro. Parabéns ao Eduardo pela iniciativa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei curioso para ver é o documentário desse material e, principalmente, o livro. A ideia da novela do Twitter é uma forma de fidelizar o público...muito legal. Vou acompanhar!

    ResponderExcluir