Café na Copa 2014 – Sorteio define equipes das Eliminatórias e expõe problemas do Brasil

julho 31, 2011



E o ponta pé inicial foi dado para a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Nesse sábado (30/07), a Rede Globo transmitiu ao vivo e com exclusividade, às 14h45, o sorteio das eliminatórias da Copa. Promovido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o evento aconteceu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, sob a apresentação de Fernanda Lima e Tadeu Schmidt. Mais de 160 seleções da África, Ásia, Europa, América do Norte, do Sul, Central e Caribe e Oceania disputam as 31 vagas para a #Copa2014. O Brasil já tem lugar garantido por ser o país-sede da competição.


Na Globo, a ancoragem da transmissão foi feita por Galvão Bueno, ao lado dos comentaristas Walter Casagrande e Júnior. Toda a captação de imagens foi feita pela Rede Globo, eleita pela Fifa para realizar o trabalho. Mais de 130 profissionais foram mobilizados para a função, com três unidades móveis de transmissão dedicadas ao evento. A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT), ministros e representantes das seleções que participaram do sorteio, além de diversas autoridades do esporte e das 12 cidades-sede da Copa no Brasil. Veja no vídeo abaixo como foi dividido o sorteio:




Veja também:



De acordo com os organizadores, foi estimada uma audiência de meio bilhão de pessoas em mais de 200 países. Segundo dados não consolidados no Ibope, a Rede Globo manteve a liderança durante toda a transmissão, com uma média de 14 pontos. O evento contou com shows de Ivete Sangalo, Ana Carolina, Ivan Lins e uma homenagem a Tom Jobim. Assista a reportagem:

Durante a cerimônia de sorteio dos grupos, a presidenta Dilma Rousseff convidou o mundo a conhecer o Brasil e os brasileiros. “O Brasil continua a ser identificado como o país do futebol. E isso nos envaidece. Nós amamos o futebol. Ganhamos cinco copas do Mundo e aqui nasceram muitos dos maiores craques de todos os tempos. Convido os povos do mundo inteiro a conhecer o Brasil e os brasileiros. (...) Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014”.

Manifestação

Do lado de fora do evento, manifestantes protestaram contra remoções que serão feitas em função das obras do Mundial e pediram a saída de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Ainda, professores, taxistas e outras categorias aderiram à manifestação para reivindicar também melhores condições de trabalho.

O protesto foi organizado pelo Comitê Social da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos. Segundo a organização, mais de 20 mil pessoas serão desalojadas para que suas casas dêem lugar a vias expressas. Marcelo Braga Edmundo, coordenador da Central de Movimentos Populares disse que as remoções podem ser evitadas e desrespeitam tratados internacionais de direito à moradia. “A estimativa é que 130 comunidades sejam removidas. Os números são imprecisos, mas as alternativas até agora têm sido indenizações irrisórias de cerca de R$ 10 mil ou de programas de moradia em locais afastados, de até 70 quilômetros de distância de onde as pessoas vivem hoje, sem infra-estrutura ou serviços”.

Segundo o Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Vainer, que participou da manifestação, falta mais transparência da administração pública com os gastos da Copa.  “A sociedade não sabe qual o impacto dos gastos e dívidas que estão sendo contraídas sobre o orçamento público. Por exemplo, a Transoeste e a Transcarioca [vias BRTs], eles não dizem por onde vão passar de maneira claro por onde vão passar e quantas pessoas serão removidas, mas a cada dia sai no Diário Oficial um decreto do prefeito dizendo que o imóvel de número tal da rua tal desapropriado por utilidade pública", explica Vainer.



*Com informações da Agência Brasil / Fotos: Reuters.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Me questiono se o Brasil está preparado para essa Copa. Tenho certeza que vamos passar vergonha para o Mundo...a corrupção é muito grande e até agora ninguém sabe onde vai ser a cidade de abertura dos Jogos. Só quero ver no que vai dar....

    ResponderExcluir
  2. O sorteio foi uma transmissão muito bonita. Parabéns a Globo que manteve o nível internacional. Me emocionei com o Daniel Jobim no piano....os shows foram muito bonitos. Que venham os Jogos da Copa 2014!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado a Globo nem mencionar na matéria a manifestação que teve contra o Ricardo Teixeira e os obras superfaturadas....fico revoltado de ver como essa emissora maqueia os fatos e omite as coisas que acontecem no nosso país. Essa é a Copa do Mundo da Corrupção, inclusive nos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  4. A Copa será um fracasso. Temos vários problemas estruturais, mas parece que para a Globo somos um país de 1º mundo. Ricardo Teixeira é um mafioso que deveria estar preso, mas goza de prestígio de autoridades e da Globo. Ainda bem que Dilma optou por Pelé e deu um gelo em RT. Quanto as manifestações, elas só irão aumentar. Abraços.

    ResponderExcluir