#AFazenda4: Rede Record quer causar com novos participantes e aposta em HD

julho 18, 2011


Reunir um grupo de celebridades para realizar tarefas diárias no campo pode dar certo? Nem sempre. Entre os erros e acertos de lidar com as plantas e animais, há muita confusão, intrigas e uma acirrada disputa para levar o prêmio final de R$ 2 milhões. Essa é a proposta de A Fazenda, da Rede Record, apresentado pelo jornalista Britto Jr. e que estréia a quarta temporada nesta terça-feira (19/07), às 23h.

Apesar de ser um dos programas de maior audiência, faturamento e repercussão da Record, #AFazenda4 volta ao ar brigando por pontos de audiência com a “novela das 11 da noite” da Globo, #OAstro, que estreou uma semana antes muito bem no Ibope. Quem será que vai levar a melhor?

Para não fazer feio este ano, os bispos resolveram investir ainda mais no reality rural, exibido também ao vivo pelo @portalR7, direto de Itu, no interior de São Paulo. Ao todo, serão 44 câmeras de alta definição (HD - Hight Definition), o que exigiu da Record um investimento de cerca de US$ 5 milhões – o que credencia @fazendarecord a ser o primeiro reality show de confinamento do país a utilizar tecnologia HD.

Além disso, a sede da fazenda está mais colorida e foi completamente redecorada por conta do novo potencial de captação dessas câmeras. Outra novidade, já no mundo animal, é a entrada de duas lhamas, bicho típico da região da Cordilheira dos Andes, famoso por cuspir nas pessoas. Este ano o programa começa em julho, um pouco mais cedo em relação às edições dos anos anteriores, por conta da exibição dos Jogos Pan Americanos em outubro, pela Record.

Para divulgar a nova temporada de A Fazenda, a Record prepara uma ação de marketing bastante inusitada. Nesta terça-feira (19/07), em vários pontos de São Paulo, um grupo de oito cowboys e cowgirls realizaram uma performance coreografada ao estilo country durante o intervalo dos semáforos, com o intuito de divulgar a estreia do reality rural nas ruas da capital paulista. 


Além disso, no dia 19 de julho do jornal Destak, que possui tiragem de 150 mil exemplares e 650 mil leitores/dia, trará uma sobrecapa especial anunciando o primeiro dia de exibição do programa. As 150 entregadoras espalhadas por toda a cidade também estarão uniformizadas como cowgirls. Uma curiosidade é que antes do programa entrar no ar para valer, um grupo de figurantes é convidado para testar as dependências da Casa, as provas e dinâmicas do jogo de #AFazenda4. Eles precisam testar tudo o que os peões de verdade vão passar dentro da casa, inclusive os cuidados com os bichos. Assista a reportagem, abaixo:

Segundo o diretor geral de A Fazenda, Rodrigo Carelli, em entrevista ao jornalista @mauriciostycer, o reality show reestréia com 15 participantes e a volta de um ex-confinado, que pode ser (ou não) definido pelo público. Entre os colunistas de TV, comenta-se o possível retorno de Theo Becker, Sérgio Mallandro ou Monique Evans.


Carelli conta ainda que esta edição dará mais prioridade para a repercussão e interatividade gerada pelas redes sociais. “Faremos algumas enquetes em nosso site e, com base nos resultados, poderemos mudar, por exemplo, a ordem dos participantes em uma prova. (...) Para essa Fazenda 4 nós colocamos algumas personalidades que vão causar bastante...e eu acho que esta é a palavra de ordem de um bom reality show”, explica o diretor. Para ver a entrevista completa, clique aqui.

Já o apresentador de A Fazenda, Britto Jr., em entrevista ao jornalista Fernando Oliveira, da Coluna Na TV, do Portal @iG, disse que o programa conseguiu construir uma identidade própria, diferente do “Big Brother Brasil”, por exemplo. "A concorrência tem o programa dela há anos, não acho saudável comparar. E não uso como referência o trabalho dos outros. Tenho a impressão de que as pessoas já entenderam como é A Fazenda, que tem muitas diferenças entre um reality e outro. Quanto a mim, tenho outra personalidade de apresentação, um estilo completamente diferente. Mas não estimulo a comparação". Para ver a entrevista completa, clique aqui.

Ainda, nesta quarta temporada de A Fazenda, a produção tem mantido sigilo sobre como serão as provas e se haverá mesmo divisão de equipes, como ocorreu na edição anterior. O que se sabe, por enquanto, é que o Desafio Semanal permanece e que, provavelmente, a votação para formar a Roça da Semana (onde há a indicação de três participantes para eliminação) ocorra no domingo, a Prova do Fazendeiro (líder da semana) na terça-feira e a eliminação na quinta-feira, mas os dias ainda não foram confirmados pela produção. A Casa da Roça, outra novidade da edição passada, também será mantida.

Participantes

Diferente do ano passado, onde os nomes dos participantes já tinham sido descobertos pela imprensa meses antes da estreia, esse ano a Record conseguiu deixar os jornalistas com a pulga da atrás da orelha no fechamento final de alguns nomes que foram cortados de última hora ou que passaram para o time de reservas – caso haja desistência de algum participante. Fato interessante que pretende movimentar bem esta edição, é a volta de um ex-peão, o que deve deixar os ânimos bastante exaltados.
Participantes da quarta edição de A Fazenda, da Rede Record.

Entre a troca de cadeiras de participantes, há quem diga também que Joana Machado pode ser trocada pela funkeira Heloísa Faissol e passar para o time reserva, mas a informação não foi confirmada. Outra que foi sondada pela Record para participar de #AFazenda4 foi a travesti Luisa Marilac, que virou celebridade na internet após gravar um vídeo em sua cobertura, na Espanha, em que ela aparece de biquíni na piscina tomando seus "bons drink". Segundo informações de bastidores, tanto Luisa, quanto o coreógrafo Zé Reinaldo, da Escola de Samba Grande Rio, teriam sido sondados para entrar no reality, mas teriam sido vetados pela cúpula da emissora da Barra Funda que preferiu não colocar participantes assumidamente gays nesta edição.

Por ora, os nomes divulgados são: ex-peão (a definir), Ana Markun (atriz trabalhou em Os Mutantes e no Show do Tom), Cumpadre Washington (ex-vocalista do É o Tchan), Dinei (ex-jogador de futebol), Duda Yankovich (atleta e boxeadora), François Teles (modelo internacional), Gui Pádua (paraquedista, ex-Legendários e ex-namorado de Janaína Jacobina que participou da #AFazenda3), Joana Machado (personal trainer e ex-namorada do jogador de futebol Adriano), João Kléber (humorista e apresentador), Marlon (da dupla Marlon & Maicon), Raquel Pacheco (também conhecida como a ex-garota de programa Bruna Surfistinha), Renata Banhara (ex-namorada do cantor Frank Aguiar), Taciane Ribeiro (modelo internacional), Thiago Gagliasso (ator e irmão do também ator Bruno Gagliasso) e Valesca Popozuda (funkeira).



Fotos: Antonio Chahestian/Record.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Esse ano achei bem fraquinha a divulgação de A Fazenda. Se não fosse pelo seu post, eu nem iria ficar sabendo que o pgm estrearia amanhã. Gente, o nível dos participantes caiu muito esse ano...acho que eu só conheço dali o João Kleber e a Bruna Surfistinha....kkkk...será que vai ser tão bom quanto a edição anterior? Tomara...rs. Querido, parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa reportagem sobre A Fazenda 4, Wander. Muita coisa que vc escreveu sobre o reality eu fiquei sabendo agora....pelo carômetro dos participantes eu que cho que o bicho vai pegar...hehehe...rs.

    ResponderExcluir
  3. Post bem completo, cara. Parabéns! Eu estou na expectativa....curto pra caramba reality show e gosto mais da proposta de A Fazenda. Se a quarta temporada for tão boa quanto a anterior, tenho certeza que será um sucesso. Abraço

    ResponderExcluir