Saúde e Meio Ambiente – Integração que garante mais qualidade de vida

junho 05, 2011


Reciclar o lixo e respeitar a natureza. Essas são algumas atitudes importantes que garantem um ecossistema equilibrado e, consequentemente, um espaço melhor para viver de forma saudável. Com o intuito de conscientizar a população sobre essas ações, no dia 05 de junho, é comemorado, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 durante um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tratava de assuntos ambientais ao redor do planeta.

No início deste mês, o Banco Mundial divulgou uma pesquisa que aponta que pelo menos 1 bilhão de pessoas vivem em áreas consideradas de risco, como favelas, encostas de morros, lixões ou em locais suscetíveis a inundações em todo o mundo. Outro dado preocupante, já elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), feito em 2007, aponta que o Brasil está entre os cinco maiores emissores do mundo de gás carbônico e metano na atmosfera. Entretanto, o mesmo Instituto trabalha com a indicação de que o desmatamento na Amazônia, no período 2009/2010, será o menor da série histórica, iniciada em 1977 - superando inclusive o resultado recorde verificado no período anterior (2008/2009).

Mas, será que o desequilíbrio ambiental interfere na saúde da população? De acordo com o médico clínico geral Dr. Breno Figueiredo Gomes, 34 anos, que trabalha no Hospital Felício Rocho e na Clínica Atentia de Atenção Médica, em Belo Horizonte, a poluição no meio urbano é um grande problema da nossa sociedade. “O meio ambiente em que vivemos faz parte, diretamente, da nossa saúde. Um ambiente limpo, sem muita poluição, em que as pessoas se respeitam é fundamental para a preservação de uma boa saúde. O saneamento básico é um dos principais responsáveis pelo aumento da média de vida da população mundial. Inúmeras doenças são transmitidas pela falta de saneamento básico (esgoto, água encanada etc...), dentre elas, as mais comuns são as infecções intestinais levando a diarréia”, diz.

Já a engenheira ambiental e professora-doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG, Camila Costa de Amorim, 30 anos, acredita que os principais impactos que a poluição e a degradação do meio ambiente causam à saúde estão relacionados à perda da qualidade do ar, ocasionando doenças respiratórias. “Existem dados da Organização Mundial de Saúde, que apontam perda de milhões de dólares nos cofres públicos e dois milhões de mortes prematuras no mundo por ano, devido à poluição atmosférica nas grandes cidades. Outros impactos referem-se ao lançamento de resíduos perigosos no meio ambiente, sintetizados pelo homem, e que ainda não tem-se o efetivo controle e monitoramento desses compostos, como é o caso de policíclicos aromáticos, organoclorados, dioxinas e furanos, disruptores endócrinos,etc.”

Ainda, segundo a engenheira ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente funciona, em parte, como um apelo para lembrar a importância do meio ambiente no cotidiano e que as pessoas já estão mais atentas a este assunto. “A conscientização, de modo geral, já melhorou bastante. Quando se compara, por exemplo, crianças e jovens da atualidade percebe-se uma conscientização muito maior do que há dez anos. E isso foi conseguido através da Educação. Não existe sociedade conscientizada sem investimento em Educação. Entretanto, ainda há muito o que fazer. Não basta campanhas de conscientização de separação de resíduos sólidos, por exemplo, se o poder público não investir na coleta e destinação adequada desses resíduos”, explica Camila Costa de Amorim.

Educação ambiental

De 06 a 10 de junho, o Governo de Minas, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), promove a Semana do Meio Ambiente 2011. Neste ano o tema escolhido é “O Meio Ambiente na Escola”, tendo como objetivo estimular a preservação ambiental, por meio da educação como ferramenta prioritária para o desenvolvimento sustentável. 

Neste período ocorrerão diversas atividades voltadas para públicos de todas as idades. No dia 06 será realizada a abertura da Semana com o Seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: Por que Investir em Meio Ambiente”. O evento será aberto às 09h, no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Clique aqui para saber a programação completa.





Observação: Apesar deste texto ser de minha autoria, ele foi publicado originalmente no Portal Minas Saúde, do Canal Minas Saúde.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Matéria muito interessante, parabéns! O alerta em relacionar saúde e mio ambiente é sempre muito válido. O homem precisa rever os seus conceitos em relação à natureza.

    ResponderExcluir
  2. O que a engenheira ambienta falou é muito interessante. Nos grandes centros a qualidade do ar vai de mal a pior...e isso gera várias doenças que poderiam ser evitadas. Parabéns pelo blog e por promover esse tipo de conscientização.

    ResponderExcluir
  3. Tenho as minhas dúvidas se as pessoas estão mais conscientes em relação ao meio ambiente. Claro, hoje se fala mais de preservação, reciclagem, mas na prática ainda vemos gente jogando lixo nas ruas e nos córregos, o que é muito triste. Educação é tudo!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que vivemos em tempos em que a sustentabilidade está na moda. Infelizmente nao deveria ser moda, mas um hábito. Só resta a quem está na luta trabalhar para que se torne realmente um hábito.

    Abçs!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Reportagem - A Trilha das Artes

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wander!

    Infelizmente a população não esta iterada da importância que é a preservação do meio ambiente(natureza).

    As crianças já nascem com problemas respiratórios devido a alta poluição das grandes cidades. Se não houver um basta, não teremos onde morar, não teremos como respirar, etc.A concientização da população é importantíssimo para esta causa justa.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa materia ,muito boa...

    ResponderExcluir