#CaféMusical: Adele é a mais nova queridinha do mundo pop

junho 21, 2011


Uma aveludada voz potente que lembra muito as cantoras do soul music norte-americano. Estamos falando da cantora inglesa Adele, de 23 anos, que está no topo das paradas dos Estados Unidos e Reino Unido com o álbum 21. Nascida em 05 de maio de 1988, em Tottenham, West Norwood (sul de Londres), na Inglaterra, o nome completo dela é Adele Laurie Blue Adkins. A cantora é pós-graduada pela Universidade Britânica de Arte e Tecnologia – mesma escola onde estudaram Kate Nash, Jessie J e Amy Winehouse. Os maiores sucessos de Adele são: Hometown Glory (2007), Chasing Pavements (2008), Rolling In The Deep (2011) e Someone Like You (2011).


Conheci @adele esse ano. Ou melhor, conheci Rolling in the deep dos vários covers que existem no YouTube. É uma música-hino, linda, forte e que fala de um amor perdido, como a maioria das canções de Adele. Aliás, a própria cantora, em entrevista à revista OUT! disse ter medo de que o próximo álbum dela seja “feliz”, já que estes dois são essencialmente tristes. Outro ponto que causou bastante repercussão desta entrevista, foi ela afirmar que não se considerar uma cantora. “Eu sempre digo que eu sou uma mulher que canta, em vez de uma cantora. ‘Cantora’ é uma palavra muito grande pra mim. Minha interpretação de uma ‘cantora’ é Etta James, Carole King e Aretha Franklin”, conta Adele.

Aliás, se você der uma de jurado do #TheVoice, e ouvir apenas a música de Adele, e não visualizar a pessoa, logo faz a associação àquelas cantoras do soul norte-americano de antigamente. E, ao virar-se, vê Adele: uma moça branca, ruiva, gordinha e linda! Com toda certeza, terá uma surpresa agradável ao perceber que há uma geração de cantoras inglesas como ela e Amy Whinehouse, resgatando o melhor da música negra das antigas. Isso é muito bom!

No entanto, apesar de ser fã de Adele, creio ainda que ela precise de um bom produtor musical que nos faça sentir a Adele de verdade, sem que haja associações mentais. Posso parecer duro demais, mais ainda não senti um estilo único por parte dela, apenas resgate musical. Mas Adele tem talento o suficiente para nos surpreender. Acredito que muita coisa boa virá por parte desta artista! Veja os clipes:





Cantora desde os quatro anos de idade, Adele lançou o primeiro álbum em 2006, chamado 19. A crítica inglesa o rotulou como um trabalho “triste e melancólico”. Foi com 19 que Adele ganhou quatro vezes o disco de platina no Reino Unido. De acordo com o site Adele Brasil, “no mesmo ano, ela ganhou o BRIT Awards (critics choice) e o título Number One (número 1) do relatório anual da BBC. Em 2009, ganhou dois Grammys Awards como Artista Revelação e Melhor Performance pop feminina. Após apresentação no programa "Saturday Night Live" no final de 2008, sua carreira ganhou destaque nos Estados Unidos”.

Mas, foi em janeiro de 2011 que a carreira mundial de Adele começa a ganhar novos contornos. Foi nessa época que a cantora inglesa lançou o aclamado álbum 21, vendendo mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. 21 alcançou o primeiro lugar na Billboard 200, vendendo mais de 300 mil cópias nos Estados Unidos e permaneceu sobre 16 semanas consecutivas como o álbum mais vendido do Reino Unido, superando a cantora Madonna que permaneceu por nove semanas.

Um detalhe impressionante: Adele é a primeira artista em vida, depois do Beatles, a permanecer por mais de quatro semanas nas paradas musicais do Reino Unido, fato que não ocorria desde 1964. Na biografia publicada em seu site oficial, Adele diz o seguinte: "Eu realmente gosto de poesia, mas detesto ler livros. Não sou muito fã de ler poesias, mas eu amo escrevê-las. É possível ver poesias surpreendentes em cantores como Jill Scott e Karen, são poetas adequados ao nosso tempo.

A cantora ainda completa, explicando como nasceu a inspiração para o seu primeiro CD. "Meu álbum de estréia é sobre o amor entre 18 e 19. Uma das músicas, Daydreamer é sobre esse garoto que eu estava amando. Ele era bi e eu não conseguia lidar com isso. Todas as coisas que eu queria do meu namorado, ele nunca ia ser. Estava realmente com ciúmes... então, eu não poderia lutar com as meninas e meninos. É um álbum muito triste, com canções sobre ser enganada e não em conseguir o que quer".

Já o álbum 21, Adele conta que compôs todas as canções em homenagem ao ex-namorado. “Ele era minha alma gêmea. Tínhamos tudo – em todos os sentidos éramos perfeitos. Amávamos as mesmas coisas e odiávamos as mesmas coisas. Ele me fez uma adulta e me mostrou o caminho pelo qual estou andando. Já faz uma semana que ele vem me ligando [pedindo dinheiro e crédito nas músicas do álbum] e ele está falando sério. Finalmente, eu disse: ‘olha, você fez da minha vida um inferno e eu vivi [tudo aquilo], então eu mereço [a autoria das composições]”, disse Adele.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. Adoro a voz da Adele!!! As músicas são lindas...confesso que conheci a música dela algum tempo, mas não sabia da história da artista e as suas declarações polêmicas...rs. Parabéns pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  2. É uma das vozes mais lindas do mundo, tô apaixonado

    ResponderExcluir
  3. Amooooo a voz da Adele! Já escutei o CD dela umas 20 vezes sem parar....são músicas para quem está apaixonado ou perdeu um grande amor....adoro a voz dela! Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
  4. adooooooooooro a Adele , a voz dela é linda demais e as letras, nossa que apaixonantes *-*

    Bjim, bjim

    http://cantinhodeumagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É simplesmente delirante e encantador ouvir essa mulher cantar.

    ResponderExcluir
  6. william cacique duarte19 de dez. de 2011, 12:31:00

    ela e muito linda a voz dela e sem nossao vou casar com ela.ela e maravilhosa estou apaixonado o adele na minha casa em pedro leopoldo.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a curtir suas musicas este ano uma excelente potencia na voz e um carisma incrível em suas apresentações...to ouvindo neste momento eu prefiro particularmente "Someone like You" valeu...fuiiiii

    ResponderExcluir
  8. oi...as musicas dela sao emocionantes. marcantes...mas p quem está sofrendo, nao e uma boa escolha p ouvir, certo? rsrs

    ResponderExcluir
  9. adele canta muito bem

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo belismo trabalho, Só em velo Já estou sentindo o sabor do Café,

    ResponderExcluir
  11. Te amo, Adele! Sou sua fã. Vc é muito linda mesmo. Sua voz, nem vou falar...pq sua voz é muito linda. Escuto suas músicas todos dias. Sei cantar todas em inglês. by:Nadia

    ResponderExcluir