Café Convidado - Os 15 minutos de fama também chegaram na internet

junho 15, 2011



Na seção Café Convidado de hoje, a jornalista Elizangela Grigoletti vai falar sobre as web-celebridades. Pessoas que ganham os seus 15 minutos ou mais de fama, após publicarem um vídeo ou se envolverem em polêmicas nas redes sociais. O termo conhecido como "celebridade instantânea" refere-se a uma pessoa anônima que ganha notoriedade de maneira repentina, por conta de algum escândalo, aparição em programa televisivo ou algum fato de grande cobertura na mídia e, principalmente, replicado à exaustão na internet. 

O fenômeno em questão foi profetizado por uma frase do artista plástico Andy Warhol que, na década de 1960, começou a pintar produtos norte-americanos populares, como latas da sopa Campbell's, garrafas de Coca-Cola e artistas famosos como Marilyn Monroe. Disse ele: "Um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama". Ao que parece, essa frase nunca foi tão verdadeira! Acompanhe o artigo abaixo:


Redes sociais a serviço dos 
15 minutos (ou mais) de fama


Por Elizangela Grigoletti*


Três dias, 350 mil visualizações. Uma semana, um milhão e meio de acessos. Duas semanas, e quase 5 milhões de views. Esses são os números do clipe “Oração”, de A Banda Mais Bonita da Cidade, que teve uma repercussão impressionante nas redes sociais nas últimas semanas, e levaram o então desconhecido grupo curitibano aos principais veículos de comunicação do Brasil – entre eles, o Fantástico, O Globo, Folha de São Paulo – e do mundo, já que a música foi assunto de blog do The Washington Post e do jornal italiano Spettacolli.

Outro dado importante é que em apenas uma semana, a banda já tinha sido citada mais de 10 mil vezes na internet, segundo busca no Google, e sua página no Facebook pulou de 500 para 25 mil fãs. Três semanas depois, são mais de 40 mil fãs, shows marcados em todo o Brasil e propostas de gravadoras recusadas pelo grupo, que decidiu gravar seu primeiro CD de forma colaborativa, pelo site Catarse. A banda curitibana que ganhou o mundo é mais uma prova do poder de disseminação das redes sociais e da facilidade de qualquer pessoa se tornar celebridade na web, de forma rápida e avassaladora.

A instantaneidade com que algumas pessoas fazem sucesso é espantosa, algumas desaparecem da mídia na mesma velocidade com que apareceram, porém outras permanecem, como é o caso da ex-estudante de Turismo Geisy Arruda, que foi vaiada por colegas de faculdade por usar um vestido curto. A situação trouxe fama não apenas na web, já que depois do incidente ela passou a fazer aparições em diferentes mídias. É o cumprimento do que Andy Warhol disse certa vez, ao afirmar que um dia todos teriam seus 15 minutos de fama. Não apenas em vídeos ou musicais, mas de qualquer outro contexto exposto na web, inclusive de trivialidades – tudo pode se transformar, em poucos instantes, no novo hit da internet.

A grande conexão da web é justamente possibilitar essa busca por outros caminhos e diferentes pontos de vista, ou ainda, mostrar velhos hábitos por novos prismas, principalmente o de positividade, que apresenta a beleza da vida, mesmo em seu cotidiano de maior simplicidade. Essa despretensão com que se compartilha o que cada um encontra de mais tocante nas redes e considera válido de ser dividido, seja um espetáculo famoso ou simplesmente um desconhecido fazendo algo bacana, é a mágica e o segredo dos canais sociais.

Fenômenos que nasceram nas redes como PC Siqueira ou Felipe Neto, continuam vivos na web e agora, também em outras mídias, graças à repercussão e fãs conquistados no ambiente online, agregando a cada dia novos vídeos, mais views e, consequentemente, milhares de comentários dentro e fora das redes. É um ciclo contínuo de notabilidade que gira na mesma velocidade da internet, integrando ao universo real todo o contingente virtual.

Ainda que muitos defendam que a fama é geralmente momentânea, é importante lembrar que a internet possui um espólio gigantesco de arquivos que podem durar enquanto a rede existir, o que pode representar um perigo, pois muitos dos vídeos famosos, também são de crianças. Pais que compartilham momentos especiais e engraçados de seus filhos, que repercutem de uma forma inesperada. É o caso da menina Isabela, de dois anos,  uma celebridade instantânea da web, com diversos vídeos postados no canal do YouTube, concentrando no mais popular deles, “não feche a porta”, quase 10 milhões de acessos.

Muitas pessoas se perguntam: como isso acontece? Por quê? O que leva um fato a se tornar mais popular do que outro nas redes? Essa resposta, muitos gostariam de ter, mas um fator é certo: para cair nas “graças” das redes é preciso inovar, encantar e, ao que tudo indica, não ter esse “q” de pretensão.



_______________________________

*Perfil: Elizangela Grigoletti é jornalista e trabalha como gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado. 







  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café!OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Não tenho paciência para essas web-celebridades sem conteúdo na internet....ficar famoso por conta de um vídeo engraçado ou mico é constrangedor...as pessoas deveriam ficar famosas pelo seu trabalho e/ou aquilo que acrescentam de útil à sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu vejo disso tudo: a internet é uma alternativa interessante para pessoas que tem talento poderem conquistar o seu público e, dessa forma, poder ter uma projeção maior do seu trabalho. Veja o caso do Felipe Neto, do PC Siqueira, A Banda Mais Bonita da Cidade, etc....todos eles são crias da internet. Por terem conteúdo e público a mídia tradicional acabou se rendendo a eles. Para mim, a internet é o veículo de comunicação mais democrático que existe....se você quer vê, clica...se não quer ver, nem precisa acessar...você mesmo escolher o que quer ver. Tem coisa melhor? Viva a revolução 2.0.

    ResponderExcluir
  3. Wander, confesso que há tempos não lia o seu ótimo blog. Gosto muito da idéia da seção Café Convidado. Além de renovar os ares do blog, mantém o interesse dos leitores em assuntos já discutidos amplamente na mídia. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. A internet é algo fascinante. Há 10 anos, meus textos manuscritos mal saiam da porta do meu quarto. Hoje, tendo dois blogs, pessoas de qualquer parte do mundo tem acesso.

    O bacana é que qualquer pessoa pode mostrar o seu talento sem depender das mídias tradicionais ou de gravadoras e outros elementos que de certa forma podem criar mais dificuldades do que ajudar.

    Porém, com certeza, tem o outro lado. Como canta Marcelo D2 "Celebridade é artista, artista que não faz arte, lava a mão como Pilatos achando que já fez sua parte". Devido a essa possibilidade de qualquer um ter seus 15 min de fama, qualquer pessoa que não tem nada na cabeça posta qualquer besteira, e essas justamente são as que tem milhares de acessos.

    Mas, devemos louvar essa possibilidade de qualquer um poder expor a sua criatividade, pois assim podemos dizer que temos uma comunicação mais democrática, ainda que tenha esss poréns. Como já foi dito acima, quem acessa tem a opção de ver ou não.

    Parabéns pelo post!!!

    Abçs!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/
    Ponto Retrô - Programa Livre - SBT

    ResponderExcluir