Glee – série inova ao resgatar a auto-estima por meio da música

junho 16, 2011



Dar voz aos menos populares e promover, literalmente, o “canto dos excluídos”. Por meio de um grupo musical que mistura elementos teatrais, um coral de alunos rejeitados consegue resgatar a auto-estima e lapidar o próprio talento. Essa é a proposta da série Glee, da FOX, considerada um fenômeno mundial, graças aos fãs que repercutem os episódios à exaustão nas redes sociais. 


Sucesso entre a garota, Glee se mostra uma série jovem e antenada com as tendências. No entanto, pode ser considerada “politicamente incorreta” ao retratar de forma coerente o mundo adolescente, mesclando com o que há de mais impactante na cultura pop contemporânea. No Brasil, o site Glee Brasil é especializado em trazer notícias em primeira mão do seriado. Com o sucesso da série, Glee se desdobrou e virou reality show, saiba mais.

No ar na TV norte-americana desde setembro de 2009, Glee encerrou, no mês de junho, a sua 2ª temporada como um verdadeiro sucesso de público e de crítica. Nos Estados Unidos, o episódio final da série, atingiu 11,8 milhões de telespectadores, considerada a melhor audiência desde março, quando a série atingiu o recorde, com 13,3 milhões, em um episódio especial. Aclamada pela crítica e pelo público, Glee coleciona prêmios ao redor do mundo e as canções exibidas nos episódios, alcançam as primeiras posições da Billboard e a lista das músicas mais executadas pelo iTunes.

Criado pelo roteirista e produtor de cinema Ryan Murphy – que também já escreveu Nip/Tuck (Estética) e Popular (Popularidade), exibidas pelo SBT, Glee foi pensada, inicialmente, como filme, mas só depois do sucesso do episódio-piloto na TV, é que a série foi ganhando mais e mais episódios, até se consolidar a caminho da terceira temporada, que estreia em setembro deste ano. 


Murphy chegou a declarar na imprensa que, no decorrer das temporadas, quando os personagens se formarem no ensino médio, outros novos serão adicionados à trama – o que faz de Glee um forte candidato a se tornar uma espécie de “Malhação” às avessas na TV americana. Ouça abaixo o medley cantado pelo grupo na primeira regional:






A série

Glee conta a história do Coral New Directions (Glee Club): um grupo musical formado por alunos não muito populares, que por meio da música conseguem resgatar a auto-estima e fortalecer verdadeiros laços de amizade. Para reerguer o coral da Escola Secundária William McKinley em Lima, Ohio, professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison), tem a dura missão de mostrar aos alunos o poder transformador da música na vida desses alunos.

Conheci Glee por acaso, na internet, ao me deparar com uma resenha elogiando o fato de uma série infanto-juvenil resgatar músicas antigas e torná-las pop novamente. Apesar de não ser um grande fã de musicais, Glee desconstruiu para mim esse preconceito pessoal ao mostrar que as músicas, quando bem postas no roteiro, conseguem dialogar muito bem com a história. Sem contar que muitas performances do Glee Club batem de mil à zero nas versões originais de muitos artistas. É uma releitura gostosa e que permite aos interessados em música, visitar artistas que marcaram, de alguma forma, a cultura pop.


No Brasil, Glee se tornou uma série popular principalmente entre os internautas que disponibilizam os episódios (com legenda) com uma diferença de poucos dias – ou até mesmo horas, em relação à TV norte-americana. Em alguns sites, é possível assistir o episódio em tempo real com o canal dos Estados Unidos e ainda participar de um chat entre os internautas. 
Há cerca de um ano, a Rede Globo comprou os direitos de transmissão de Glee para a TV aberta. Recentemente, a emissora carioca começou a divulgar a data de 02 de julho, dentro da programação da TV Globinho, para começar a exibição da primeira temporada da série já dublada. Por conter temas “mais adultos”, provavelmente, por conta da classificação indicativa, o público da TV aberta verá uma série completamente “picotada”. Para ler resenhas interessantes sobre as temporadas de Glee , clique aqui






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Muito legal a sua resenha. Ainda não assisti a série pensando que era bobinha, mas agora comecei a ver com outros olhos. Me interessou!!! Parabéns pela resenha. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Adoro Glee! É uma das minhas séries favoritas. Nossa, fiquei muito feliz de ver um post aqui no blog sobre a série....tinha coisa que eu nem sabia sobre a serie....rs.....parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Devolvendo o comentário sobre o meu post no Cena Aberta!

    Bom, falar que Glee é um sucesso se tornou redundante. Mas, a segunda temporada teve diversas derrapadas de continuidade se equiparada com a primeira. O último episodio (2x22) New York foi duramente criticado pelos internautas brasileiro. Entretanto, não ofuscou a popularidade da série.

    Agora, a exibição da Globo tem deixado muito desejar. Seja pela lentidão em transmitir a série, após Record e Sbt entrarem na disputa pela compra dos direitos e pela dublagem que já é alvo de protesto dos fãs. Mas, o texto está excelente e parabéns pelo trabalho desenvolvido no blog!

    Se quiser conferir

    www.cronicapopular.blogspot

    @CrisPossamai

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu blog,ja estou lhe seguindo e lhe convido pra segui o meu blog e compartilharmos juntos a informçao! abraços!

    ResponderExcluir