SBT Brasil reestreia frio e sem o tão falado jornalismo opinativo

maio 30, 2011


Um “cardápio” de pautas frias. Um telejornal paginado de forma equivocada e, como disse o amigo @cenaaberta, com cheiro de mofo. Quiseram inovar, mas o tiro saiu pela culatra. O que se viu foi uma cópia mal feita do Jornal Hoje, da Rede Globo, famoso por priorizar amenidades ao invés do factual. Essas e outras gafes foram observadas na reestréia do #SBTBrasil, às 19h30, sob o comando dos jornalistas Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade.


Se a idéia era fazer um jornalismo mais próximo do telespectador e mais opinativo, a promessa não foi cumprida. Ficou muito a desejar....o jornal ficou devendo e muito para a era Ana Paula Padrão e Carlos Nascimento. Mesmo com tantas frivolidades, houve gente que gostou. Graças a Deus....isso mostra o quanto o mundo é plural. De acordo com dados ainda não consolidados pelo Ibope, o #SBTBrasil conquistou pico de 8,8 pontos e uma média de 6 pontos. Por ora, a mesma audiência da gestão anterior de Carlos Nascimento e Karyn Bravo.

É besteira avaliar o jornal apenas como bom ou ruim, afinal gosto é gosto e ninguém se discute. A intenção deste post não é essa, mas sim apontar, do ponto de vista editorial, o que precisa ser melhorado e alguns itens que precisam ser priorizados numa estréia de um telejornal. Desde já, reafirmo a minha admiração pessoal por Rachel Sheherazade e pela carreira consolidada no rádio de Joseval Peixoto. O que está em questão aqui é a avaliação editorial do telejornal, e não uma opinião (pessoal) movida pelo senso comum. Vamos aos fatos:

  • O #SBTBrasil foi todo paginado de forma equivocada: colocaram as amenidades no início, o factual no meio e terminaram com mais amenidades. Faltou uma boa reportagem investigativa que levantasse a bola para que Rachel Sheherazade tecesse os seus famosos comentários, sempre muito lúcidos e que a fizeram famosa em todo Brasil. Não houve nada disso, o que é uma pena! Que fique bem claro: Sheherazade é um grande talento do telejornalismo do SBT. Talvez, o único acerto da nova roupagem do telejornal.

  • O #SBTBrasil, na noite de estréia, não mostrou a que veio. Para se ter uma idéia, o 1º bloco foi todo de "matéria de gaveta" - aquelas reportagens que podem ser usadas a qualquer dia para tampar buraco. O noticiário, ao invés de abrir com uma grande reportagem factual, optou por exibir uma matéria, logo no início, sobre tipos de chefe e, em seguida, outra de comportamento sobre as novidades da comida de rua em Nova York, onde os ambulantes utilizam as redes sociais para chamar a atenção dos fregueses. Foram VTs jogados fora....deu a impressão de que não aconteceu nada de relevante no Brasil e no mundo. Cadê a informação e opinião tão prometida?

  • Um detalhe que me chamou atenção: no dia em que criador do Chaves entra no Twitter e provoca um grande alvoroço nas redes sociais e nos portais de notícia, o principal telejornal do SBT não dá nem uma notinha...e olha que o Chaves é a principal audiência do SBT desde que me entendo por gente. A impressão é que o mundo parou....e jornalismo do SBT só pôde usar as pautas que estavam na gaveta!

  • Daí você me pergunta: as matérias do #SBTBrasil são ruins? Não. São ótimas! Mas estavam no lugar errado na hora errada. São matérias para colocar no último bloco, para terminar o jornal para cima e dar uma notícia mais amena para o público que acompanhou o factual do dia. Ver Rachel Sheherazade fazendo um editorial sobre internet, logo depois de passar uma matéria sobre uma família que vive conectada o dia inteiro nas redes foi triste. Triste não pelas idéias em si, mas por sabermos da capacidade da jornalista que precisa ser melhor aproveitada.

  • O público quer vê-la falando sobre outras coisas mais quentes como, por exemplo, a articulação política do PT na primeira crise do governo Dilma (Caso Palocci), fazendo um histórico de outros escândalos que o ministro já esteve envolvido. Isso renderia uma boa reportagem e um editorial, não? Confesso que até agora não entendi essa decisão de fazer um jornal frio, mas enfim....ainda dá tempo da equipe do #SBTBrasil rever as suas prioridades editoriais. Fica a dica para equipe de produção assistir o filme Uma Manhã Gloriosa e ver que um telejornal, para acontecer de verdade, precisa mostrar um diferencial. Senão vai ser mais um na multidão...

  • Antes da estréia do #SBTBrasil escrevi no Twitter e no Facebook a minha felicidade de ver alguém saindo de uma TV local para a bancada do principal telejornal de uma emissora, em rede nacional. Só quem já trabalhou numa emissora menor sabe o quanto é gratificante ver um colega em ascensão profissional. Porém, o que eu temia aconteceu: infelizmente, o SBT não tem “DNA jornalístico”. A emissora de Silvio Santos promove mudanças equivocadas que não trazem novidades, muito pelo contrário, acentuam problemas que já existem desde a gestão anterior do outro diretor de jornalismo. Reitero: Rachel Sheherazade é uma moça de talento, carismática e uma âncora segura. Mas é muita responsabilidade depositar nas costas dela a missão de se fazer um telejornal acontecer e que dê audiência. Telejornalismo é equipe, e não uma pessoa só. Quando será que o SBT vai acordar?




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Também não acreditei quando vi o início do SBT Brasil com uma matéria sobre tipos de chefe e comida de rua em NY. Esperava muito mais desse estreia....acho que o único acerto do Silvio Santos no jornalismo foi na época da Ana Paula Padrão em que o SBT Brasil era um noticiário com linguagem editorial.

    ResponderExcluir
  2. Eu esperava mais da estreia do SBT Brasil. Como a moça ficou conhecida na internet por conta de uma opinião crítica e bem pontuada, acreditei que o jornal pegaria pesado nos temas e não promover um festival de frivolidades...se já não tenho paciência pro Jornal Hoje, imagina pro SBT Brasil light...kkkkk. Boa análise a sua!

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade, tenho medo do jornalismo do SBT. Não sinto segurança em trabalhar lá....se der a loka no Silvio Santos ele demite todo mundo e recomeça do zero o jornal. Tomara que a Rachel Sheherazade não tenha trocado seis por meia dúzia e se decepcione....tenho grande admiração pelo trabalho dela.

    ResponderExcluir
  4. Fala, Wander.

    Muito boa a análise, viu?

    Eu ainda não acompanhei por inteiro o "novo" SBT Brasil, mas tive a oportunidade de ver no YouTube alguns VT's.

    Também fiquei com essa mesma impressão: buscaram apostar no entretenimento, amenidades, em detrimento do factual.

    Posso estar enganado, mas o público desse horário, por volta das 19h, não é aquele mesmo que acompanha o Jornal Hoje e os programas da tarde. É bem ousado - para não falar outra coisa - essa estratégia.

    Sobre a comparação com o JH, acho que a intenção, na verdade, era outra. O novo diretor de jornalismo do SBT é o Alberto Villas, que veio do Fantástico. Vê lá se tem algum produto que busca mesclar jornalismo + entretenimento com tal intensidade e, na minha opinião, com sucesso, como o Show da Vida?

    Novamente, entra a questão da estratégia. O próprio formato, passando pela duração, horário e dia que vai ao ar, permite ao Fantástico manter a fórmula que se repete há tantos anos. Nem vamos entrar no mérito que a "revista semanal" da Globo está com audiência bem inferior àquela do início da década, mas o programa ainda proporciona agradáveis surpresas e inovações.

    No mais, é aguardar para ver, né? Pelo que li na internet, a audiência patinou nesta semana que passou...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Catta Prêta! Bom ler um comentário seu aqui no blog, meu amigo. Não tinha pensado nesse lado do Fantástico....tem tudo a ver. Mas, infelizmente o tiro saiu pela culatra....o SBT Brasil piorou e não são os apresentadores que farão o jornal melhorar, mas sim a equipe e a própria emissora. Só quero ver no que vai dar....abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ei Wander! Parabéns pelo post...a sua análise nos permite ver o jornal de outra forma. Estava aqui pensando com os meus botões: não seria melhor o SBT deixar o SBT Brasil do jeito que estava e criar um jornal nacional na hora do almoço ou uma revista eletrônica semanal ao invés de fazer isso com o principal noticiário da emissora? Coisas de Silvio Santos e de gente que não deve entender nada de telejornalismo....uma pena. Beijos

    ResponderExcluir