Café Literário - Livro retrata a vida do fundador do site Wikileaks

maio 13, 2011



Desnudar a diplomacia internacional e mostrar o verdadeiro jogo de poder entre as nações. Foi assim que nasceu em 2007, o site Wikileaks, do jornalista australiano Julian Assange. Clique aqui para saber mais sobre o @wikileaks. Mas, como será a vida do inimigo público nº 1 dos governos hipócritas? A Editora Prumo traz aos leitores brasileiros o livro “Julian Assange: O guerreiro da verdade”, escrito pelas jornalistas Valerie Guichaoua e Sophie Radermecker, com 312 páginas e por R$ 39,90.


Trata-se da primeira biografia do fundador de um dos sites mais polêmicos dos últimos tempos. A obra aborda desde a infância em uma ilha paradisíaca na Austrália ao polêmico processo criminal por crime sexual do qual é réu na Suécia. Além disso, o livro esmiúça toda a estrutura e o trabalho do Wikileaks e esclarece o perigoso caminho da obtenção à divulgação das informações exclusivas. Abaixo, veja o vídeo onde as autoras falam como surgiu a ideia do livro:



Livre de qualquer preconceito para que os leitores possam entender a fundo a vida de Assange, as autoras viajaram dos Estados Unidos para a Austrália, Islândia, Suécia e Inglaterra colhendo material e entrevistando pessoas próximas que fizeram ou fazem parte da vida do jornalista criador do Wikileaks.

Ao conversar com familiares, amigos e inimigos, Valérie e Sophie trouxeram novas e reveladoras informações a respeito do homem que é visto por alguns como o “guerreiro da verdade” e da transparência governamental e, por outros, como uma ameaça à segurança nacional. As autoras deixam o leitor decidir se é possível conceder a Julian Assange a posição de herói ou vilão.


Valerie e Sophie esmiúçam detalhes da vida de Assange, as experiências de uma infância conturbada ao mistério que envolve a vida dele. Filho de um pai ausente, uma mãe artista e ativista, um padrasto que preferia considerá-lo como adulto. Julian Assange teve incessantes mudanças de casa, uma união que fracassou ao fim de dois anos em uma peleja judicial que durou mais de cinco anos, além de um filho perdido e depois reencontrado, e as mudanças repentinas de direção, os acordos pessoais com novos aliados, suas reações problemáticas e a tendência a querer controlar tudo.

No livro, o leitor encontrará informações que levaram Assange a escolher determinados parceiros de imprensa para vazamento dos documentos extra-oficiais, a evolução do site e os bastidores dos casos mais polêmicos, sem contar nas controvérsias que existia nos bastidores do Wikileaks, como por exemplo o fato de que os próprios parceiros, que tiveram muita dificuldade para compreender algumas decisões de Assange. Daniel Domscheit-Berg, seu ex-sócio no Wikileaks, declarou ao deixar a organização: “Havia gargalos demais no projeto...existe demasiada concentração de poder em uma só organização, responsabilidades demais”.

Sobre as autoras


Valerie Guichaoua vive em Los Angeles (EUA) e encontrou no jornalismo sua vocação. O conhecido estilo literário dela confere uma cadência envolvente à biografia de Julian Assange, cativando o leitor do começo ao fim. Já Sophie Radermecker, que também vive em Los Angeles, possui técnicas apuradas de jornalismo investigativo que ajudaram a construir um perfil autêntico e aprofundado de Julian Assange.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Oi Wander! Me interessei pelo livro logo quando vi o título no seu blog. Acho o trabalho do Wikileaks pioneiro, transformador, além de mostrar que impresso e internet podem caminhar juntos como complemento. Vou ler esse livro! Parabéns pelo resenha. Bjs

    ResponderExcluir