6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji

maio 12, 2011



Um evento onde jornalistas e comunicadores de várias partes do Brasil e do mundo se reúnem para trocar experiências, seminários e palestras sobre os mais diversos temas. Essa é a proposta do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que acontece de 30 de junho a 2 de julho no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, nº 275), em São Paulo. O tema do Congresso desse ano é jornalismo online e os desafios para a reportagem investigativa na plataforma digital. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

As inscrições são limitadas e estão abertas desde a segunda quinzena de março, no site da Abraji. Aproximadamente, 90 palestrantes do Brasil e do exterior participarão de mais de 60 mesas, painéis e oficinas de treinamento.  Entre as oficinas e palestras, haverá também o curso de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), cobertura de política e administração pública, crime organizado e corrupção e fundamentos do jornalismo também serão temas das mais de 50 mesas e 12 cursos programados para os três dias de Congresso. Entre os palestrantes, há também especialistas e autoridades, como o promotor Rodrigo de Grandis; o economista e fundador do Contas Abertas, Gil Castello Branco, e o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.


Os participantes do Congresso da Abraji terão a oportunidade de ver de perto grandes nomes da imprensa internacional, como Aron Pilhofer, do jornal norte-americano “The New York Times”, que fará um relato sobre o que há de mais recente em trabalho com bancos de dados na internet; Angela Pimenta,  editora sênior da revista Exame em Brasília e representante do Brasil no Comitê Internacional da Online News Association (ONA); Kristinn Hrafnsson, número 2 do WikiLeaks; além do do vencedor do prêmio ESSO 2010 Thiago Herdy.  Juca Kfouri e Jens Sejer Andersen darão enfoque ao acompanhamento de eventos esportivos, como a preparação à cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

O congresso de 2011 homenageará o jornalista e professor Rosental Calmon Alves, que é fundador e atual diretor do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, e um dos mais respeitados teóricos do jornalismo no mundo. A cerimônia de encerramento contará com a presença de  Rosental, além de Andrew Jennings (Panorama-BBC), Aron Pilhofer (New York Times), Gabriel Michi (Fopea/Argentina), David Donald (The Center for Public Integrity/EUA), para discutir o futuro do jornalismo investigativo.

O jornalista carioca Rosental Calmon Alves, 59 anos, será homenageado 
este ano no Congresso da Abraji. Foto: Grupo RBS/Divulgação.


Durante a cerimônia solene, o homenageado fará uma conferência sobre o estado do jornalismo mundial e os desafios ainda a serem enfrentados nesta era de convergência de mídias. Ainda, no último dia do congresso, Andrew Jennings, PVC, José Cruz e Mauro Cezar Pereira tratarão de outros aspectos da cobertura esportiva, além de debates de grandes coberturas como a da ocupação do Complexo do Alemão.




Fonte: Abraji





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. O Congresso da Abraji é uma oportunidade única para jornalistas e estudantes poderem debater e saber as últimas do mercado. Moro em Mato Grosso e, se Deus quiser, irei esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Acho esse Congresso da Abraji uma grande oportunidade de aprendizado e troca profissional. Se Deus quiser, vou conseguir esse ano. Pena que a inscrição seja tão cara.

    ResponderExcluir