Homenagem aos 112 anos de Charlie Chaplin

abril 16, 2011

"Ei! Sorria...mas não se esconda atrás desse sorriso. Mostre aquilo que você é, sem medo. Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu. Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa". (Charlie Chaplin: 1889-1977)



Quem faz pesquisas na internet já deve ter notado. Desde sexta-feira (15/04), há um doodle em homenagem ao 112º aniversário do ator Charlie Chaplin, feito pela empresa Google na página inicial do seu site de buscas. A ideia foi recriar toda a magia do cinema mudo que consagrou Chaplin. Este é o segundo doodle em formato de vídeo criado pelo Google. O primeiro foi lançado em outubro de 2010 para comemorar o aniversário de John Lennon, uma animação com a música “Imagine”. Assista, abaixo, o curta-metragem em homenagem à Charlie Chaplin:




No Brasil, Charlie Chaplin também é conhecido como Carlitos, um dos seus personagens mais conhecidos entre os amantes da sétima arte. Nascido em Walworth, Londres, em 16 de abril de 1889, Chaplin faleceu em 25 de dezembro de 1977, tendo dedicado mais de 70 anos da sua vida ao mundo do entretenimento. Ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista, músico e financiador dos próprio filmes, Charlie Chaplin foi pioneiro do cinema mudo ao juntar mímica e comédia pastelão. Clique aqui para ler a biografia dele.

Impossível enumerar a importância desse artista ao cinema pelo trabalho que ele produziu durante toda vida e, ao mesmo tempo, ser lembrado como um homem passifista que fazia questão de se posicionar diante do caos humanitário promovido pelo nazismo e a 2ª Guerra Mundial.

Uma de suas frases mais famosas, repercute esse triste episódio da história da humanidade: "Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis". Ainda, neste mesmo contexto, Chaplin disse: "A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza".



No blog oficial do Google, a empresa explica que "Charlie Chaplin não era apenas a maior estrela da época do cinema mudo. Ele também escreveu, dirigiu e produziu mais de 80 filmes com uma carreira que atravessou décadas e incluiu obras-primas como The Kid, The Gold Rush e Tempos Modernos”.

Ainda, no post, o Google conta que “o simples curta-metragem mudo é estrelado inteiramente pela equipe Doodle (cujo companheiro doodler desportista Dutton Mike faz uso do famoso chapéu bigode e delineador)”. O curta-metragem em homagem à Charlie Chaplin foi filmado em Niles, na Califórnia (EUA), onde também foi rodado vários clássicos de Chaplin, incluindo o filme “The Tramp" (O Vagabundo).






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Linda essa homenagem que o Google fez ao Charlie Chaplin. O vídeo é um curta maravilhoso que não fica nada a dever dos filmes feitos com esse personagens do Chaplin. Parabéns pelo post....para variar o seu blog arrasa no conteúdo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caraca...muito foda esse vídeo do Google em homenagem ao Chaplin. O cara é a história pura do cinema mundial e merece sempre o nosso aplauso.

    ResponderExcluir
  3. Nesses tempos onde temos tantos falsos artistas e tão pouca arte. É sempre bom lembrar verdadeiros Artistas e Arte de verdade.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Chaplin nunca deveria ser esquecido ele transmitia muita alegria enquanto era vivo.

    ResponderExcluir
  5. Talvez este tenha sido o maior comediante de todos os tempos. Um gênio que nos anos 20 a 40 revolucionou o cinema. Abraços.

    ResponderExcluir