Ponto de Vista – Cordel Encantado e Amor e Revolução tem história, mas a diferença é gritante

abril 18, 2011



Há muito tempo não se via duas novelas fazerem tanto burburinho antes de ser lançada no ar e, principalmente, na semana de estréia. Apesar de Cordel Encantado, da Rede Globo, e Amor e Revolução, do SBT, não serem concorrentes diretas no mesmo horário, as duas novelas, praticamente, estrearam no mesmo período. 

Ambas as tramas apresentam uma história muito peculiar e, consequentemente, conquistaram a atenção do público, cada uma a sua maneira. Cordel Encantado é um mistura de conto de fadas europeu com o sertão nordestino brasileiro. Já Amor e Revolução pretende recriar historicamente os anos de chumbo da ditadura militar brasileira em meio a uma história de amor entre uma estudante revolucionária e um militar.

Entre o público e a crítica especializada há um consenso: as duas novelas tem história, porém a diferença da qualidade de texto e acabamento final dos capítulos é gritante. Cordel Encantado traz um texto mais seguro e dinâmico, tão natural que o telespectador embarca no conto de fadas onde o rei de Seráfia procura a filha desaparecida no sertão nordestino. 

Amor e Revolução – que tinha tudo para ser um tremendo sucesso, se vê perdida num texto completamente didático onde o autor insiste em colocar uma descrição exagerada na fala dos personagens, sem contar nas inúmeras “aulas de história”, sem necessidade, pois o próprio pano de fundo dos acontecimentos por si só já explicariam a temática.



Pena que Tiago Santiago não acordou para as críticas em relação ao seu texto, desde os tempos do remake de A Escrava Isaura, na Record. O autor, agora no SBT, ainda persiste em acreditar que esse excesso de didatismo é estilo, quando na verdade é uma grande falha de roteiro, deixando atores e direção reféns de uma história mal contada. Falta humildade por parte dele de reconhecer a necessidade de um supervisor de texto experiente para salvar os diálogos de Amor e Revolução, pois a novela tem mais uns oito meses pela frente e pode melhorar.

Ainda, em meio a todo esse problema estrutural, Amor e Revolução se vê em meio a uma polêmica. A Associação Beneficente dos Militares Inativos e Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer) fez um abaixo assinado requisitando à Procuradoria Regional da República que retire a trama do ar. O motivo alegado é que a novela estaria afrontando a dignidade das Forças Armadas.  

O documento também acusa o governo federal de ter firmado um acordo com o SBT para o apoio da instauração da Comissão Nacional da Verdade, que pretende esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos durante a ditadura. Ou seja, polêmica é que não falta para a novela acontecer....só falta melhorar os diálogos que a trama arranca de vez!

Já a Cordel Encantado é o mais novo oásis dos noveleiros de plantão. Apesar da audiência ainda estar estacionada na casa dos 24 pontos de média, o folhetim possui um texto seguro, ágil e que preserva o dinamismo da história, sem enrolação, mas com muita emoção e aventura. 



A idéia de filmar em 24 quadros nos traz a sensação de ver um filme ou minissérie às 18h, o que por si só já é um diferencial bastante interessante e que combina diretamente com a proposta da história. Difícil encontrar um defeito, quando a novela toda é de se aplaudir de pé – pelo menos nessa primeira semana.

Para minha surpresa, ninguém ali do elenco de Cordel está deixando a desejar. Ninguém. Direção bem afinada e uma história que passa verdade, apesar das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid já terem admitido que a proposta de Cordel Encantado é a fantasia, e não a reconstrução histórica. 

Pena que os telespectadores ainda não descobriram a beleza dessa nova novela das seis da Globo. A qualidade desse roteiro é tão grande que nos deixa orgulhosos de ver algo tão bem feito na TV aberta num horário que sempre foi carente de boas opções. Sim, as novelas ainda não morreram. Nem vão morrer, graças a Deus. O público gosta de uma trama bem feita! Resta agora, por parte dos nossos roteiristas, criatividade para criar boas histórias e – principalmente, bons diálogos. O controle remoto agradece a variedade!




___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Concordo com você, Wander. As duas novelas tem história, mas a diferença para Cordel Encantado é mostruosa....é até sacanagem comparar com Amor e Revolução...kkkk....o texto do Tiago Santiago é sofrível, para não dizer outra coisa...rs

    ResponderExcluir
  2. Cordel encatado realmente impressiona pela qualidade. Amor e Revolução era uma novela que pela história (me interesso muito pelo tema), deveria ser mesmo uma grande produção. Mas, nao gostei do que vi, pelos motivos que vc já disse. Mas pelo menos, estão gravando a novela aos poucos, diferente das outras que só iam ao ar depois de prontas. Isso possibilita futuras melhoras, inclusive no texto.

    Vamos ver no que vai dar essas duas produções.

    O que acho irônico é o SBT falando sobre ditadura militar sob essa ótica critica, sendo que o Silvio era "amiguissimo' do governo da época, especialmente o Figueiredo (pra quem assistiu os primeiros Shows de Calouros, tinha até uma musiquinha que cantava "O Figueiredo, é coisa nossa..."). Mas, o mundo dá voltas, não é mesmo?

    Abçs!!!

    Danilo Moreira

    ResponderExcluir