#CaféRapidinhas: Kajuru, Tele Santana, novelas, Roberto Carlos e sacolas de plástico

abril 19, 2011




Fazia tempo que não escrevia essa seção aqui do blog. É sempre bom dar uma zapeada por algumas notícias curtas saboreando um delicioso café, não é mesmo? Então, entre e fique à vontade. Abaixo, confira alguns tipos de café e fique bem-informado:

Café Quente: O jornalista Jorge Kajuru não é uma unanimidade: há quem goste, há quem odeie. Eu estou no grupo dos que adoram. Gosto de ver o que ele fala, apesar de nem sempre concordar com ele. Creio que, ao lado de Clodovil, Kajuru é um dos comunicadores mais sinceros que a TV aberta já teve e, por isso, pagou um preço muito alto: coleciona amigos e desafetos. Nesta terça-feira (19/04), o UOL trouxe uma das melhores entrevistas que já li com Jorge Kajuru. Me surpreendi em vê fotos dele tão magro, mas fiquei contente de saber que ele está feliz e cuidando da saúde. Kajuru sempre terá meu aplauso e carinho como comunicador! Para ler a entrevista completa, clique aqui.


Café Frio: Ainda no mundo da TV, não se fala em outra coisa: a atual novela das sete da Globo vai passar por mudanças, devido a baixa audiência e a repercussão negativa de alguns personagens e núcleos da história, como a robô Naomi, da atriz Flávia Alessandra. Não assisto Morde e Assopra porque a história não me tocou. É algo subjetivo e pessoal, mas não porque a novela seja mal escrita. Tenho saudade da época em que Walcyr era titular da faixa das seis e fazia novelas de época e com muito, mas muito humor. Bons tempos!

Café com Leite: Ainda falando em novelas das sete, particularmente, estou gostando muito do rumo que a autora Margareth Boury deu ao remake de Rebelde, sucesso da Televisa, exibido no Brasil pelo SBT. Os seis protagonistas possuem histórias fortes e funcionam bem juntos....tem uma química interessante. A única coisa que não gosto da novela é a atual trilha sonora e a edição final dos capítulos que tem um excesso de cortes rápidos e dividir a tela em vários quadros, principalmente quando entra os stock shots (imagens de externa de paisagens quando vai mudar de cena/assunto na novela). O que era para soar moderno, fica com o ar cafona.


Café Estranho: O SBT parece que não quer ser levado a sério. Após um bom no tempo ostracismo, o SBT Brasil começou a dar bons resultados na audiência. Não contente, a direção resolve jogar tudo para o alto e mudar tudo. Sai Carlos Nascimento e entra um novo noticiário. Entre os críticos de TV, a informação é que a jornalista Rachel Sheherazade - aquela que ficou famosa na internet após criticar o Carnaval nordestino e recém-contratada do SBT, vai assumir o novo telejornal. Não é à toa que entre os jornalistas há um medo de ir trabalhar no SBT....a insegurança dos projetos jornalísticos é sempre muito grande. Um ponto que precisa ser repensado pelo dono da emissora que nunca deu investimento necessário para esse setor criar uma identidade mais credível. Vamos ver no que vai dar....

Café em Homenagem: Telê Santana da Silva é a personificação do estilo de jogo que pregava: o futebol-arte. O técnico, que completaria 80 anos de idade em junho desse ano, é a figura central do documentário Telê Santana: Meio Século de Futebol Arte, dirigido pelas jornalistas Ana Carla Portela e Danielle Rosa. Elas entrevistaram personagens que presenciaram os acontecimentos mais importantes da vida de Telê, como os jogadores Zico, Sócrates (da seleção de 1982), entre outras personalidades do mundo esportivo. O DVD tem previsão de lançamento para o dia 12 de maio.


Café Chocolátra: A Páscoa já está chegando, vai ser no próximo domingo (24/04). E nas mídias sociais os internautas não falam de outra coisa: chocolate. Baseado nisso, entre os dias 5 e 10 de abril, a MITI Inteligência capturou mais de 7.200 interações em mídias sociais sobre 16 marcas de chocolates. Cacau Show foi a mais citada, com 35,8% dos posts, principalmente por conta das promoções que realiza no Twitter. A Ferrero ficou em segundo lugar, sendo mencionada em 22,9% das citações capturadas. Em seguida, as marcas mais mencionadas foram Nestlé (12,2%), Garoto (8,2%) e Kopenhagen (7,0%). Foram monitorados ainda Icab, Arcor, Brasil Cacau, Guylian, Herald, Hersheys, Lacta, Lindt, Lugano, Neugebauer e Valrhona. Interações sobre essas empresas não passaram de 3,5%. Na mídia on-line, a três marcas que lideram as menções em notícias são Garoto, Cacau Show e Nestlé. Foram 366 notícias no mesmo período, principalmente sobre o levantamento de preços feito pelo Procon. Entre as citações na imprensa, a Lacta ficou no quarto lugar, com mais repercussão do que nas mídias sociais.

Café no Trombone: Após reunião realizada com o secretário municipal de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte, Josué Valadão, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-Minas) conseguiu adiar por 120 dias a fiscalização punitiva da medida que estabelece o uso das sacolas recicladas e das sacolas biodegradáveis que não fazem menção à norma técnica da ABNT (a medida atinge apenas essas duas sacolas) em substituição ao uso das sacolas plásticas, que teria início nessa segunda-feira (18). Enquanto isso, o consumidor da capital mineira está sendo obrigado a pagar até R$ 0,25 por sacola (de plástico) em vários estabelecimentos da cidade. Uma coisa é incentivar o consumo consciente de ecobags, outra completamente diferente é aproveitar a "pauta ecológica" para lucrar nas costas das pessoas. Ou seja, por ora, o público paga a conta da mudança!

Café Criativo: E para finalizar essa rodada de cafés, o jornal Estado de Minas teve uma ideia bastante criativa para homenagear os 70 anos do cantor Roberto Carlos. Na capa, foi colocado vários trechos de músicas do Rei como retranca das matérias, além de dar destaque para uma charge bastante bem humorada. Sem dúvida alguma, é uma das capas de jornais mais criativas do ano e que, com toda certeza, vai colher muitos prêmios. Desde já, parabenizo toda equipe envolvida. Nota mil!!!





*Atualizado às 15h, do dia 20 de abril.









Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Legal vc voltar com essa seção do blog....é uma coisa que como leitor estava sentindo falta. Não tinha visto a entrevista do Kajuru....muito legal você recomendá-la aos leitores....vou querer ver esse documentário do Telê Santana....o cara é (ou foi) um ícone do futebol pra muita gente.

    ResponderExcluir