Café Literário – Livro conta história de superação de ex-atleta e sorteio para os leitores

março 28, 2011



O que fazer quando o destino nos coloca diante de um novo caminho? A resposta está no livro “Igual mas diferente”, escrito pelo empresário e bacharel em turismo, Saulo Teixeira Dasmaceno, 41 anos, nascido no Rio de Janeiro, mas que mora em Belo Horizonte desde os três anos de idade. Em tom de diário de bordo – mas sem ter a premissa de ser auto-biográfico, o livro conta de uma forma intimista toda mudança que Saulo passou depois de sofrer um acidente e se tornar tetraplégico.

Aos 18 anos, Saulo praticava triatlon e tinha uma vida típica de qualquer adolescente da sua idade: namorava, estudava e se dedicava ao esporte. De uma hora para a outra, enquanto treinava, pedalando de bicicleta na estrada, ele foi atropelado por um caminhão na BR-040. A partir daí, Saulo teve uma nova e dura realidade pela frente: aprender a viver com as limitações físicas que o acidente lhe causou.

No livro, Saulo relata que ficou um ano deitado na cama, dependendo das pessoas. Só após acompanhamento médico e fisioterapêutico, que Saulo conseguiu recuperar os movimentos e a se relacionar sociamente com o mundo externo. Graças ao amor e o companheirismo da família, amigos e Sandra – na época namorada de Saulo e hoje esposa dele, é que o ex-atleta não desanimou e conseguiu encontrar apoio para seguir em frente sem desanimar.

Foi assim que Saulo formou-se em turismo, casou-se e montou a própria agência de turismo. No entanto, a conclusão do livro foi feita em etapas. Em 1990, quando começou a utilizar o adaptador para segurar a caneta, iniciou os textos. Depois disso, ficou três anos parado e, então, colocou outras memórias no papel.

Somente em 2007, Saulo decidiu publicar o livro e começou a se dedicar integralmente ao projeto. Para isso, contou com o auxílio da amiga Mara Dinis que fez a organização e revisão da obra. “No livro, mostro que levo uma vida feliz e normal, mesmo tendo algumas limitações. Na época do acidente, a medicina não era como hoje, e mesmo assim, estou ótimo. Recuperei movimentos dos dois braços, que me possibilitam escrever, atender ao telefone, usar o computador”, explica Saulo.

O mais bacana do livro “Igual mais diferente” é que em nenhum momento Saulo entrou em depressão ou se achou incapaz. Ele foi à luta para encontrar uma melhor maneira de viver igual, mas diferente. O livro é uma lição de vida e de entusiasmo para não deixarmos os problemas se tornarem maior que a nossa vida. Aliás, os problemas são apenas estímulos para encontrarmos os novos caminhos para a felicidade. Ao terminarmos a leitura, parece que ganhamos mais um novo amigo, pois nos tornamos cúmplices da trajetória de Saulo. Vale a pena conferir!

Presente: Saulo autografa o livro especialmente para mim.

Promoção


Ficou interessado no livro “Igual mas diferente”? O @cafecnoticias vai sortear um exemplar para o leitor que comentar neste post. Para participar, basta seguir as regras abaixo. O resultado será divulgado aqui na seção de comentários na sexta-feira (15/04), na parte da manhã, na folha de comentários. Os participantes terão de hoje (28/03) até a meia-noite de quinta-feira (14/04) para se inscrever. Participe! 


Observação: o sorteio do livro foi adiado para dar mais chance para outros leitores participarem!


Regras:


1) Escreva no comentário deste post: "EU QUERO GANHAR O LIVRO IGUAL MAS DIFERENTE". O seu comentário já é um pré-ingresso para a participação da promoção, pois será um sorteio.

2) Ainda, na parte de comentários, não esqueça de deixar o nome, sobrenome, idade, email, cidade/estado onde mora. Caso o participante não queira deixar esses dados expostos na parte de comentários, pode enviá-los para o email: wander.veroni@gmail.com . Mas, em todo caso, ele deve publicar pelo menos nome e sobrenome para evitar de ter dois participantes com o mesmo nome.

3) OPCIONAL: para ajudar a replicar a promoção pelas redes sociais, publique no Twitter, Facebook ou Orkut, a seguinte frase:


O @cafecnoticias está sorteando o livro “Igual mas diferente”. Participe: http://bit.ly/fv4GCF

4) O vencedor da promoção tem até dois dias úteis para reclamar o prêmio senão haverá outro sorteio. Boa sorte!

5) A entrega do livro será via Correio e o ganhador deverá enviar o endereço completo com CEP em até dois dias úteis.

6) Quem não seguir todas as regras do sorteio será desclassificado.

7) Boa sorte!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Que interessante a proposta desse livro. Fiquei com curiosidade para ler. Acho super importante pessoas que passam por esse drama contar a sua experiência e, dessa forma, ajudar quem também está na mesma situação.

    "EU QUERO GANHAR O LIVRO IGUAL MAS DIFERENTE"
    Vou mandar meus dados por email, ok.

    Torce por mim!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander,
    Adorei o post e agradeço a força e apoio que o Café com Notícias está me dando!
    Boa sorte aos participantes!
    Abraços
    Saulo

    ResponderExcluir
  3. "EU QUERO GANHAR O LIVRO IGUAL MAS DIFERENTE".

    Caso eu ganhe, sabe onde me procurar.

    '@richardplacido

    ResponderExcluir
  4. Olá! O ganhador do sorteio da promoção do livro "Igual mas diferente" foi @richardplacido. Parabéns! Você tem até dois dias úteis para enviar o seu endereço para que o livro seja entregue via Correio. Desde já, agradeço a todos pela participação. Abraço :)

    ResponderExcluir