Bastidores da notícia - Dilma anuncia Rede Cegonha em BH

março 29, 2011




Certa vez, ainda quando estava na faculdade de jornalismo, ouvi de um renomado jornalista a expressão: “Onde um presidente chega, o dinheiro chega também”. Na manhã desta segunda-feira (28/03), me lembrei desta frase. Hoje, já como jornalista profissional, pela primeira vez, fui cobrir a visita de um presidente da república em Belo Horizonte. Presidente, não. PRE-SI-DEN-TA, sim senhor. Primeira mulher presiden-TA do Brasil. UH-Ruuuu!!!

A presidenta Dilma Rousseff veio à capital mineira lançar o Rede Cegonha. Trata-se de um programa que pretende ampliar e melhorar as condições para que as mulheres possam engravidar e cuidar de seus bebês com atendimento adequado, seguro e humanizado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui para ler na íntegra a matéria que produzi para o Portal Minas Saúde, do Canal Minas Saúde.


Adoro fazer reportagem na rua, apesar de chegar em casa todo "quebrado"...rs. Me fascina muito a ideia de ser repórter de hard news um dia, seja para impresso e/ou internet. Quem sabe ainda chego lá! Atualmente, sou repórter e redator especializado em saúde. Ah, só a título de curiosidade: o transito de BH parou com a chegada de Dilma. Há relatos de pessoas que ficaram horas presas em engarrafamentos. Eu mesmo ganhei um “chá de cadeira” imenso, sentado por mais de uma hora e meia no ônibus que rastejava, mas não andava. Com muito custo cheguei ao Palácio das Artes para o lançamento do programa Rede Cegonha. Ainda bem que deu tempo!

Já no evento, fiquei várias horas em pé andando de um lado para o outro. Não gosto de ficar sentado porque você sempre perde um lance importante. Andando de um lado para o outro e conversando com as pessoas, a gente sempre descobre algo interessante, faz contatos e fideliza uma fonte, afinal não se sabe do dia de amanhã. Já algum tempo também sou fotógrafo e tiro as fotos das minhas matérias. Nos eventos, geralmente, transito entre os repórteres e fotógrafos. Ainda não tenho uma câmera fotográfica profissional, mas com a que tenho faço boas imagens. Literalmente, me viro nos 30.


O bom de eventos grandes como esse é que tenho a oportunidade de rever amigos e colegas de profissão que não vejo há muito tempo. Por conta da correria só cumprimentei alguns que eu gostaria de ter pegado de papo pelo menos uns dez minutos para matar a saudade. Mas foi tudo tão rápido que não deu tempo, infelizmente. Já outros consegui ver pessoalmente e trocar uma ideia, como foi o caso do querido amigo Rodrigo Freitas que está saindo do jornal O Tempo para ir para rádio Band News FM. É a última semana do Rodrigo na reportagem política no jornal. A partir de abril, vamos voltar a ouvi-lo no rádio, veículo do qual ele se destacou na imprensa mineira e que ele ama de paixão.

Mas, voltando ao assunto, a presidenta Dilma me surpreendeu. Ela é muito simpática e gentil. Estava de bom humor. Um dos seguranças dela me contou que Dilma é muito simples e que gosta de decidir as coisas na hora, sem rodeios. Ele fez esse comentário depois que perguntei se a presidenta iria falar com os jornalistas. Infelizmente, ela não falou com a imprensa no final do lançamento da Rede Cegonha. Nem ela, nem o governador. Uma pena!


Mas, mesmo assim, posso afirmar que já tenho outra imagem da nossa presidenta. Prova disso foi a forma carinhosa que a platéia a recebeu. Manifestações de carinho e uma faixa especial feita por alunos do Estadual Central saudando-a. Achei isso bonito! Já do outro lado, Anastasia chegou a ser vaiado por algumas pessoas mais exaltadas.

Uma colega da imprensa comentou comigo: “Isso que é democracia! Tem governos no mundo que se as pessoas se manifestassem desse jeito seriam presas ou mortas. A ditadura no Brasil foi assim!”. Concordei com ela e ainda continuei a prosa comentando a diversidade de políticos de partidos diferentes (e teoricamente rivais) que estavam juntos no palco para o lançamento do programa Rede Cegonha. Sim, o Brasil está mudando. Ou melhor, já mudou e muito. Só precisa melhorar mais um bocado para ficar ideal. Sou otimista, fazer o que...rs.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Interessante a sua colocação sobre a impressão que vc tinha da presidenta Dilma. Vida de jornalista deve ser uma correiria só...é uma profissão que admiro muito. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa indignado é o que o Jornal Estado(Estrago) de Minas, orgão oficial do governo Anestesia, e porta voz do playboy Aócio Never não deu uma linha sequer sobre a visita da presidenta Dilma para lançamento da Rede Cegonha em Belo Horizonte. Nem o site do jornal. É um absurdo! Como é nojento essa imprensa brasileira!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marivan! Obrigado pelo comentário. No entanto, tenho que discordar com você. O Estado de Minas - e o site, deram a notícia da visita da Dilma. Inclusive eu vi a reportagem deles no evento. Claro, cada jornal tem o seu posicionamento diante da notícia, mas isso não significa que eles não tocaram no assunto. Um exemplo é o link abaixo: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/03/28/interna_politica,218136/em-bh-dilma-elogia-anastasia-e-convoca-prefeitos-para-combater-a-miseria.shtml

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Wander.

    Que bacana o post. Tem muito tempo que não comento aqui, mas sempre estou 'tomando' meu Café, haha.

    Então, loucura essa visita da Dilma, né? Fiquei acompanhando de longe a correria na redação ontem por conta disso. Fiquei é impressionado com as imagens do trânsito ali na Praça da Estação!

    Bom, com trânsito ou sem, confio na presidenta Dilma e no trabalho que ela vem fazendo. A Rede Cegonha foi uma promessa de campanha e com certeza é uma iniciativa bem-vinda. Até agora, ela me surpreendeu positivamente, com pequenas mudanças necessárias ao país, principalmente na apologia explícita à educação e sua importância para as pessoas, além de um novo tom na política externa.

    Concordo com você que temos MUITA coisa para mudar neste país, mas o tato de uma mulher na presidência talvez dê celeridade às mudanças, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir