14ª Mostra de Cinema e Férias em Tiradentes

janeiro 31, 2011




Um lugar onde arte, história e cultura conseguem se unir para trazer uma das melhores Mostras sobre o cinema brasileiro. De 21 a 29 de janeiro, na cidade mineira de Tiradentes, acontece a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, sob a realização da Universo Produção. Com a cidade lotada de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, resolvi aproveitar alguns dias das minhas férias (os três últimos dias do evento) e ir rumo à cidade para conferir de perto o que há de melhor no cinema contemporâneo, sem deixar de lado os passeios históricos que são obrigatórios para quem quer entender um pouco melhor a história do próprio país. Tiradentes é uma delícia! No próximo post, vou falar mais a respeito desse passeio.

Nesta edição, a Mostra de Cinema prestou homenagens ao ator pernambucano Irandhir Santos por sua intensa e variada carreira no cinema contemporâneo e ao cineasta carioca Paulo Cézar Saraceni pela persistência na ousadia ao longo dos anos. O festival também mexe com a economia local. Além das 138 pessoas na equipe de trabalho, foram contratadas mais de 200 empresas para a realização do evento e credenciadas 26 pousadas e 11 restaurantes da cidade.

Ainda, o evento tem como tema o cinema político brasileiro que foi o foco das discussões e exibições durante os nove dias de atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Para o evento foram instalados três espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 2.000 espectadores); e o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares) e do Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares), que funciona no Centro Cultural Yves Alves, sede do evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o programa Cinema sem Fronteiras 2011 apresentando a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Promovida pela Universo Produção, em edições anuais, o evento soma-se às outras realizações que a empresa promove em Minas Gerais, de forma diferenciada e complementar: a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto - que difunde o audiovisual como patrimônio, em junho, e a Mostra CineBH que contextualiza o mercado audiovisual, em outubro, em BH.

De acordo com informações dos organizadores, passaram pela cidade 38 mil turistas, sendo que 30.700 pessoas estiveram presentes nos três espaços de exibição levantados na cidade, ao longo das 49 sessões oferecidas gratuitamente pela Mostra. Além do público presente nas sessões, a Mostra Tiradentes certificou 322 alunos nas 12 oficinas gratuitas oferecidas entes ano. Também receberam mais de 100 profissionais no seminário Diálogos do Audiovisual, que promoveu 12 debates Encontro com a Crítica, Diretor e Público e cinco debates temáticos. Ao todo, foram mais de 700 convidados entre realizadores, pesquisadores, críticos, produtores e imprensa.

O Festival

Pelo quarto ano consecutivo, o Júri Jovem e o Júri da Crítica escolheram cada um seu Melhor Filme entre os longas apresentadas dentro da Mostra Aurora – seção dedicada a diretores em início de filmografia. Pela primeira vez, os curtas-metragens da Mostra Foco também foram avaliados por esse mesmo Júri da Crítica e o tradicional Júri Popular contemplou os preferidos do público entre os longas e curtas-metragens exibidos dentro da programação.

Concorriam ao Prêmio Aurora cinco documentários e duas ficções: "Enchente", de Julio Pecly e Paulo Silva (RJ); "Riscado", de Gustavo Pizzi (RJ); "Remições do Rio Negro", de Erlan Souza e Fernanda Bizarria (AM); "Sertão Progresso", de Cristian Cancino (SP); "Os Residentes", de Tiago Mata Machado (MG); "Santos Dumont – Pré-Cineasta?", de Carlos Adriano (SP); e "Vigias", de Marcelo Lordello (PE).

Entre os 19 títulos de nove estados diferentes que compunham a Mostra Foco, criada na última edição para abrigar os curtas mais representativos do ano e que nesta edição passou a ser avaliada pelo mesmo Júri da Crítica que acompanhou os longas da Mostra Aurora, foi eleito como Melhor Curta "Vó Maria", de Tomás Von der Osten, do Paraná, que teve sua primeira exibição pública aqui em Tiradentes.

Como Melhor Filme, foi eleito pelos cinco membro do Júri da Crítica o longa mineiro Os Residentes, de Tiago Mata Machado. Os Residentes também foi eleito pelo Júri Jovem como Melhor Filme da Mostra Aurora. Os vencedores da Mostra Aurora e Foco recebem, além do Troféu Barroco, prêmios em serviços e material para realização de sua próxima produção de empresas parceiras do evento, como Quanta, Labocine, CTAv, Cinema e Kodak.

Os vencedores do Júri Popular foram escolhidos a partir da votação do público após as sessões da Mostra. Entre os curtas-metragens, o vencedor do Troféu Barroco do Júri Popular foi "Traz Outro Amigo Também", ficção gaúcha de Frederico Cabral, agraciado assim com o prêmio Aquisição Canal Brasil, que contempla o valor de R$ 15 mil e a exibição do filme na grade de programação. Entre os longas, foi escolhido pelo público da Mostra de Tiradentes como Melhor Longa o documentário "Solidão e Fé", de Tatiana Lohmann.

Abaixo, confira os premiados da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

Júri da Crítica

Prêmio Aurora de Melhor Filme – Os Residentes, de Tiago Mata Machado (MG)
Prêmio Aurora de Melhor Curta – Vó Maria, de Tomás Von der Osten (PR)

Júri Jovem

Prêmio Aurora de Melhor Filme – Os Residentes, de Tiago Mata Machado (MG)

Júri Popular

Melhor Curta – Traz Outro Amigo Também, de Frederico Cabral (RS)
Melhor Longa – Solidão e Fé, de Tatiana Lohmann (SP)
Prêmio Aquisição Canal Brasil - Traz Outro Amigo Também, de Frederico Cabral (RS)



Fotos:
Wander Veroni




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Puts, muito bacana a ideia desse evento. Fiquei morrendo de vontade de conhecer....parabéns a prefeitura da cidade por fazer esse tipo de festival que contribui para alavancar o turismo da cidade.

    ResponderExcluir