Ponto de Vista – Silvio Santos completa 80 anos

dezembro 11, 2010




Neste domingo (12/12), o empresário e comunicador Senor Abravanel - mais conhecido como Silvio Santos, completa 80 anos de vida. Da origem humilde como camelô a dono de um império de empresas, Silvio - ao lado de outras importantes figuras, se confunde com a própria história da TV brasileira.

Ao fecharmos os olhos, não há como fugir da imagem carismática de um homem que inventou bordões e sabe como ninguém animar um auditório. Arredio as entrevista e com uma vida bastante reservada, pouco se sabe de Silvio Santos pela boca do próprio. Dono de uma personalidade única e, às vezes, polêmica em algumas declarações, Silvio tem uma história de vida que renderia um filme, de tão interessante!

É nítido ver muito de Silvio Santos no SBT – emissora de TV da qual o comunicador sente orgulho e já declarou ser o seu maior prazer. Particularmente, SBT e Silvio Santos fazem parte da minha infância. Durante um bom tempo, era muito comum na emissora ver programas voltados para crianças e muitos desenhos animados. E no domingo, era obrigatório ver o “Topa Tudo Por Dinheiro” com as gincanas animadas e as pegadinhas do Ivo Holanda.

Outro marco de Silvio – na minha visão de telespectador, foi o lançamento da “Casa dos Artistas”, reality show livremente inspirado no Big Brother, que obrigou a Globo a lançar o formato que havia adquirido da Endemol, antes do tempo previsto.

O sucesso da “Casa dos Artistas” se deve, em grande parte, ao talento de Silvio Santos, na condução do reality e do elenco de participantes que entrou para a história da TV aberta brasileira. Silvio criava regras de última hora com o intuito de deixar o jogo sempre movimentado. Foi o primeiro reality show a incomodar o “Fantástico” na Globo e a novela das nove – na época era “O Clone”. No entanto, as outras edições da “Casa” não foram tão bem de audiência quanto a primeira e o processo com a Endemol obrigou o SBT a retirar o formato do ar.

Atualmente, SBT e as demais empresas do Grupo Silvio Santos foram dadas como garantia a um empréstimo para saldar uma dívida do Banco Panamericano. Aos 80 anos, Silvio tem um dos seus maiores desafios: reerguer o império que construiu e, entre outras coisas, dar condições ao SBT de voltar a brigar pela vice-liderança de audiência com dignidade, antes que seja tarde demais para esboçar uma reação. E alguém duvida que se ele quiser Silvio não consegue mudar o jogo? Eu não. O homem é o empreendedorismo em pessoa... Se houver interesse e força de vontade por parte dele, vamos todos ver Silvio Santos dar a volta por cima e em grande estilo. O cara entende do riscado! No mais, parabéns, Senor Abravanel!



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Parabéns para o Silvio Santos e a vc pelo belo artigo. No meu ponto de vista ele é e sempre será melhor apresentador da televisão brasileira. Valeu, a paz.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou um grande fã do Silvio Santos. Um homem sério, honesto e brincalhão. Ele é praticamente um ícone da televisão brasileira.
    Parabéns pra ele!

    ResponderExcluir
  3. O silvio santos é um marco popular deste país, se fosse canditado a algum cargo eletivo, ganharia, pois é honesto e veio de baixo, as pessoas se identificam com ele e na tv é até redundancia falar, ele é o melhor de todos, um master cmunicador, homem das massas, que deus o abenço e que ele viva 100 anos, e eu não duvido.

    ResponderExcluir