#Crônica: Um Natal que muda tudo

dezembro 24, 2010




Da janela do apartamento, Stella olha o centro da cidade. Carros passando de um lado para o outro. Pessoas apressadas comprando os últimos preparativos para a grande noite. Para ela, a época de Natal é o período do ano mais difícil: há alguns anos Stella perdeu os pais. Os irmãos e familiares mais íntimos estão em outra cidade. Stella está sozinha. Ela não tem dinheiro para viajar e encontrar com eles. E, mesmo que tivesse, talvez não fosse. Aos amigos, ela mentiu: disse que ia passar as festas com a família. Desculpa furada de alguém que sente pena de si mesma.

Desde que os pais morreram o Natal perdeu o sentido. O que era uma data para reunir a família teve o efeito ao contrário: cada um para o seu lado. As brigas entre o irmão mais velho que não aceita o jeito largado da irmã mais nova desencadearam uma série de outras brigas. Histórias antigas de uma família que se ama, mas que o tempo não cicatrizou as feridas.

Stella acende o cigarro e abre uma garrafa de vinho. Com um sorriso ensaiado nos lábios, ela se lembra do tempo em que o Natal era o acontecimento do ano da família. O pai ganhava uma Cesta de Natal caprichada da firma. A mãe passava o dia na cozinha preparando as comidas da ceia. No quintal, filhos, primos e amigos que não se viam há muito tempo brincavam para celebrar um dia de festa.

No Natal da casa de Stella não havia troca de presentes, mas havia uma ceia farta e uma bela árvore de natal – feita com pinheiro de verdade, decorada de lindas bolinhas e enfeitas natalinos que passaram de geração em geração. Particularmente, Stella nunca se importou com presentes. Gostava mesmo de ver a família reunida, em volta da mesa, contando casos e escutando a música da Simone.

Então, é Natal. Entre uma taça de vinho e uma lágrima de saudade, a campainha toca. SURPRESA!!! Os irmãos e sobrinhos de Stella resolveram fazer uma festa de Natal no apartamento dela. A emoção de ver todos juntos novamente foi o melhor presente da vida dela. Realmente, o Natal pode mudar tudo. Tudo para melhor!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Pode sim, compadre! E, veja só, não é que a luz tão forte dessa estrela de Natal conseguiu reunir a família toda em torno dela? Danada essa garota.

    Bjs e Feliz Natal de novo!


    PS: Já chegou o pcte? rs

    ResponderExcluir
  2. Bela crônica, Wander, parabéns! Me identifiquei pois depois de ter perdido meu nonno não vejo mais sentido em celebrar, mas respeito e incentivo quem o faz, exceto essa compulsão por presentes que foge totalmente do verdadeiro sentido da data, né.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Linda crônica Wander! Estava com saudade de passar por aqui!!

    Coincidentemente, escrevi algo falando sobre isso: os natais onde as familias, com suas desavenças, passam separadas. Isso é tão triste!

    Qdo puder, da uma passada la no Ponto Três!!!

    Abçs, e um feliz Natal (atrasadoo!!rsrs)

    ResponderExcluir