byMK – A rede social para quem gosta de moda

dezembro 27, 2010



Um espaço na internet onde as pessoas que curtem moda podem criar os mais diversos looks e compartilhar informações com outros internautas. Essa é a proposta da rede social brasileira byMK, criada pelos profissionais especializados em tecnologia Flávio Pripas e Renato Steinberg. Com um pouco mais de um ano de vida, o site já conta com 500 mil visitantes únicos por mês. De abril de 2009 a maio de 2010, os usuários cadastrados no byMK passaram de 2,1 mil para 150 mil. Diariamente, cerca de 350 novos cadastros são realizados na rede social.

O @byMK tem cadastro gratuito. Após o registro, o usuário da rede tem a possibilidade de criar looks com imagens de roupas, sapatos e acessórios disponibilizados no site, numa espécie de consultoria de moda virtual. “Podemos fazer uma analogia com o Orkut ou Facebook, só que da moda. Os usuários se cadastram e criam comunidades de interesses em comum. Eles interagem, trocam experiências, montam seus looks e tornam seus projetos disponíveis na rede. Essa experiência tem sido fundamental para os interessados nesse universo”, comentam os sócios Flávio Pripas e Renato Steinberg, do byMK.

Apaixonada pelo mundo da moda, a consultora empresarial em marketing e blogueira de moda, Ivânia Coelho Aziz, 25 anos, natural da cidade de Belo Horizonte (MG), conta que descobriu o byMK através de uma amiga que é vitrinista e stylist. Desde então, ela freqüenta o espaço para ficar por dentro de novidades. "Vivo e respiro tendências! Desde pequena descobri uma paixão desenfreada por Moda. O byMK, além de ser uma ótima opção para encontrar amigos com a mesma paixão que eu: a moda, é também um local de interação de marcas e lojas que frequento. No byMK posso exercitar meu lado 'stylist' e auxiliar as amigas quanto ao o que vestir em diversas situações e onde comprar. Além do mais, é lá que me inspiro para criar ótimos materiais sobre moda, estilo e tendência para postar no meu blog".

Ivânia revela ainda que a dinâmica do site é muito interessante e que ela construiu amizades por meio do contato diário que o site proporciona. “Você conhece e se relaciona com pessoas de todos os lugares e constrói amizades. Muitas até que extrapolam o lado virtual, assim como aconteceu comigo e algumas amigas conhecidas no byMK. A dinâmica sempre se inicia quando alguém coloca uma avaliação ou comentário no 'look' postado por você. Então você retribui o elogio e a amizade nasce aí. Você começa a 'seguir' diariamente uma pessoa porque descobriu afinidades e fica ansiosa para ver, dia após dia, os 'looks' que ela vai postar e os comentários que fará nas suas criações. É uma relação muito gostosa e sadia", avalia a blogueira de moda.

Proposta

No byMK é possível ainda incluir novas peças para montagem de looks, adicionar marcas favoritas e criar uma rede de amigos a partir dos interesses em moda. As criações dos usuários na montagem de looks que agradam aos mais variados gostos e estilos podem ser publicadas e avaliadas pela comunidade. Mas como surgiu essa ideia? O empresário paulistano Flávio Pripas, 33 anos, formado em Ciências da Computação com MBA em Administração de Empresas, conta que em meados de 2008, a esposa dele e a esposa do sócio Renato Steinberg queriam abrir uma loja de roupa (a M - Marcela - e a K - Karen). E, a partir da paixão delas por moda, nasceu o byMK.

“Tanto eu quanto o Renato gerenciávamos tecnologia e havia um tempo que não colocávamos a mão na massa. Falamos para elas que iríamos desenvolver alguma coisa na Internet porque sairia mais barato. Como não queríamos investir em geração de conteúdo, o desafio foi criar um site onde o conteúdo fosse criado pelo próprio usuário - até este momento, não sabíamos que estávamos criando uma rede social. No final de 2008, começo de 2009, todo mundo começou a falar de redes sociais e percebemos que havíamos criado uma de moda e que ela tinha potencial de fazer diferença para essa indústria”, comenta Flávio.

Hoje, o @byMK conta com 300 mil page views diários e 96% de seu público pertence ao sexo feminino. A rede social emprega cinco pessoas e, de acordo com Flavio Pripas, o site é bastante lucrativo. Já estampou campanhas de várias marcas, tais como C&A, Unilever, H.Stern, Carmen Steffens, Coquelux, Phebo, entre outras. Com o objetivo de trazer uma nova forma de fazer marketing no país, a rede social conta ainda com uma série opções por meio da plataforma de publicidade online.

"A publicidade se dá de várias formas. Uma delas é a marca poder colocar seus produtos em destaque para criação de looks ou patrocinar um concurso cultural, por exemplo. Mas, o mais interessante, é que o byMK é utilizado inclusive como ferramenta de pesquisa por estudantes e profissionais de moda, já que temos um catálogo de mais de 1.100.000 peças de roupa de todo o mundo. Em breve, vamos lançar alguns jogos de moda para incentivar ainda mais a troca de idéias entre as pessoas”, explica Flávio.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Uma proposta bem criativa, principalmente em uma área que não acaba: a moda. Deve ter sido muito lucrativo para quem teve e desenvolveu a idéia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Querido Wander,

    Que em 2011 estejamos mais uma vez unidos pelo porder das palavras que nos impulsionam a sonhar e dão o espaço necessário para desabochar o que há de melhor em nós...
    Um lindo e especial ano novo!
    Jr.

    ResponderExcluir
  3. Quem não gosta de moda ?
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Wander!

    Em primeiro lugar, um 2011 com muito sucesso e sorte para você!

    Achei muito bem escrita a matéria sobre o byMK que eu tanto adoro.

    Adorei ter citado a minha pessoa em sua matéria.

    Visite meu blog quando quiser, será muito bem vindo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Maria Amélia Junqueira18 de dez. de 2011, 11:30:00

    Oi Wander! Gostei da proposta do byMK. Não conhecia o site, mas achei ele super válido para quem gosta de moda e quer ficar antenado com as tendências. Parabéns pela postagem. Beijos

    ResponderExcluir