Ministério da Saúde lança nova campanha nacional de combate a Dengue

novembro 12, 2010




Resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010, mostra que o número de mortes provocadas pela dengue no Brasil aumentou 89,7%. Para reverter esse quadro, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue para reforçar o alerta que vem sendo feito desde setembro, quando foi lançada a ferramenta Risco Dengue.

Trata-se de um sistema que reforça o caráter intersetorial do controle da doenças e permite aos gestores locais de Saúde intensificar e antecipar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco. Para o verão de 2011, o Risco Dengue aponta dez estados brasileiros com risco muito alto de epidemia: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

Considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo - principalmente em países de clima tropical, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flavirida e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha 2010/2011 desenvolvida pela Agência Agnelo Pacheco tem como objetivo sensibilizar a sociedade mostrando peças gigantes de dominó, com rostos de pessoas estampados.

Uma peça cai sobre a outra, enquanto o locutor fala dos números alarmantes da doença que derruba os brasileiros. Um apresentador interrompe o efeito dominó e afirma que podemos evitar a dengue, mobilizando a população. “É uma comunicação olho no olho. Percebemos que falar com todo mundo pode significar não falar com ninguém. Por isso escolhemos utilizar o ‘você’, para mostrar as conseqüências das atitudes de cada cidadão”, afirma Gui Pacheco, diretor da Agnelo Brasília e diretor de criação da campanha.

Os filmes de prevenção trabalham na linha de depoimentos. As peças gráficas valorizam bem o selo-conceito da campanha, que tem um enxoval completo de peças de mídia e não mídia, além de peças dirigidas a segmentos específicos e a uma vasta rede de parceiros. Abaixo, confira o vídeo da campanha:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Gostei dessa nova campanha do Min. da Saúde sobre a dengue. Acho que a população precisa ligar mais sobre a dengue e chamar a responsabilidade para si, afinal todos nós estamos vulneráveis a pegar se não tomarmos as medidas necessárias, como limpar o quintal e não deixar água acumulada.

    ResponderExcluir
  2. A dengue é uma coisa seria e de se preocupar muito...vamos lutar contra esse mosquito que MATA...

    Parabens pelo post.

    ResponderExcluir