Café nas Eleições 2010 – Marina Silva surpreende, mas não vai para o segundo turno

outubro 04, 2010




O burburinho começou no Twitter, ganhou outras redes sociais e foi para as ruas. As pesquisas falavam uma coisa, mas o eleitor estava em outra. A #ondaverde chegou no coração do eleitorado, principalmente, entre os mais jovens. E, para o espanto dos mais céticos, surpreendeu. Com 100% das seções apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por volta de 14h40 desta segunda-feira (04/10), Dilma Roussef (PT) obteve 46,91% dos votos, contra 32,61% de José Serra (PSDB). Marina Silva, candidata do PV, obteve 19,33% dos votos e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) 0,87%.

Infelizmente, Marina não foi para o segundo turno. Mas ela pode se sentir vitoriosa. Vitória por conseguir sair de uma pauta pessoal que é a ecologia e abraçar uma muito maior em prol da sociedade e do desenvolvimento sustentável. Brigou por cada voto e soube ajustar a campanha perante as críticas iniciais que recebia. A ex-ministra do meio ambiente obteve um recorde de votos em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Brasília (DF).

Hoje, Marina é força política admirada pelos jovens, intelectuais e pela esquerda que não se vê mais representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Marina ganhou pontos com os eleitores e é um forte nome para 2014, assim como o senador eleito Aécio Neves (PSDB).

Há uma semana da eleição, a campanha de Marina ganhou um fôlego impressionante. No Twitter, a então candidata sempre que possível respondia os internautas. Ela criou diálogo ao longo da corrida eleitoral. Na contramão, os indecisos, o voto nulo ou voto em branco ganhavam voz. Será que vale a pena votar no #menospior? Creio que a grande jogada da Marina foi ter convencido os eleitores indecisos cansados do olhar barrista tucano e do neo-PT que busca uma identidade pós-Lula.

O segundo turno entre Dilma (PT) e Serra (PSDB) virou coadjuvante. Claro, não que seja menos importante. Afinal, o futuro presidenciável sairá deste pleito no dia 31 de outubro. É tanta torcida fanática polarizada que cansa. Tucanos e petistas chegam a ser xiitas na disputa eleitoral. Pelo jogo da permanência vale tudo: jogar no ralo anos de história de esquerda; impor um candidato goela abaixo do eleitores; tentar mudar o vice de última hora; destruir a TV Cultura por fazer um jornalismo mais crítico ao governo estadual e, o pior de tudo, não atacar o adversário, mostrando uma falsa continuidade.

O Partido Verde é a “nova menina dos olhos” da política brasileira, cujo apoio será fundamental para o próximo pleito. Em quem será que os eleitores da Marina vão votar? Será que a capa em branco da revista @Veja terá outro significado informativo no segundo turno? Só o tempo dirá...

Arrisco a dizer que nessas eleições, o brasileiro está aprendendo a votar. É tanto que em alguns Estados os governadores foram eleitos no primeiro turno. Seja pelo roll de propostas, presença do padrinho político na campanha ou pelo carisma. Pode-se dizer que foi pelo conjunto da obra. Será preciso mais do que meia dúzia de palavras bonitas para convencer o eleitorado.

Se vira nos 30 candidatos...rs...e foi com esse jogo de cintura que o humorista Tiririca foi eleito. Alguns falam em voto de protesto. Mas arrisco em ir mais além. O voto no Tiririca é pelo carisma do artista, e não necessariamente pelo político que ele possa ser. Agora só vamos saber se Tiririca vai cumprir o que prometeu – de aprender o que um deputado federal faz, nos próximos anos. Ele pode surpreender. Quem sabe? Afinal, a #ondaverde surpreendeu.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Olá,Wander!
    Texto impecável!
    Existe um clichê que diz: 'aí sim fomos surpreendidos!"
    A onda verde nos fez refletir e adiar o pleito e mudar a cosnciência política.
    É o grande ganho!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Wander, é uma pena que a Marina ficou fora do 2º turno. Mas acho que valeu e concordo com você que estamos aprendendo a votar. Triste é ver que ficaram para o 2º turno dois candidatos que em nada se diferenciam. Belo artigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também acho que Marina surpreendeu muito nessa eleição e fiquei contente em vê-la participando de um web-chat enquanto fazia campanha pelo país. Foi um dado bem interessante. Não é a toa que força dela tem um papel fundamental para definir o rumo do segundo turno.
    Acabo de ver algumas do Jornal Nacional e vi que possivelmente o Tiririca corre o risco de nem começar seu mandato visto que ele provavelmente não tenha sido alfabetizado, segundo diz uma denúncia feita recentemente. Enfim, de qualquer modo, acho que essa eleição foi muito significativa e trouxe várias lições sobre como ainda é possível uma mudança política no país, haja visto a grande variedade de partidos que conseguiram eleger seus candidatos a governo pelo país.

    ResponderExcluir
  4. Os números de Marina me surpreenderam positivamente, me deu a esperança de que a humanidade ainda tem jeito. De um lado protestaram usando o Tiririca, do outro deram um voto de confiança para alguém que de fato merece. Ninguém chegou em Marina a toa, ela tem o dom da palavra, e inteligente e não fala o que mandam. Tem personalidade, mulher admirável.

    ResponderExcluir
  5. Wander, também fui "possuído" pela "onda verde", confesso que gostaria e muito que a Marina tivesse ido para o segundo turno. E acredito que se isso houvesse acontecido, ela ganharia. Mas...

    Agora é esperar a resposta do apoio que ela fornecerá, mas prefiro que ela fique inerte, não pendendo pra lado algum.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Votei em Marina, porque creio que ela pode ser uma 3ª via para o Brasil. Nosso país não pode ser bipartidarista com PT-PSDB disputando a hegemonia nacional. Marina pode ser uma opção para quebrar esse marasmo. Abraços.

    ResponderExcluir