Café nas Eleições 2010 – Debate da RedeTV! e Folha abre espaço para polêmicas

outubro 18, 2010


Apesar desse segundo turno para a disputa presidencial está marcado pelo tom agressivo entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), o debate promovido pela RedeTV! e Folha de São Paulo serviu para que, finalmente, os candidatos pudessem tocar em assuntos polêmicos dessa fase da campanha. Além disso, o formato do debate da emissora foi mais ágil e as perguntas das jornalistas Renata Lo Prete - editora do Painel da Folha, e Patrícia Zorzan - da Rede TV!, foram o grande destaque da noite, quando elas tocaram em assuntos delicados, como corrupção.

Com mediação de Kennedy Alencar – jornalista da Folha de São Paulo e apresentador do programa “É Notícia”, da RedeTV!, o @debateRedeTV abriu espaço para que os presidenciáveis pudessem falar sobre o tráfico de influência na Casa Civil na gestão petista – que derrubou Erenice Guerra; o aborto que virou pano de fundo para o debate sobre Estado Laico na última semana, e a acusação de que o ex-diretor de engenharia da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Paulo Vieira de Souza - mais conhecido como Paulo Preto, teria desviado R$ 4 milhões supostamente destinados ao Caixa 2 da campanha de Serra.

» Clique aqui e assista ao debate RedeTV! / Folha na íntegra.

Outro ponto chave que foi discutido foi a alcunha de “privatista” que a candidata de Lula deu ao presidenciável Tucano, uma vez que o partido dele historicamente prefere privatizar empresas públicas. Dilma acusou Serra – na época que era governador de São Paulo, de tentar impedir que a Petrobras comprasse a empresa Gás Brasiliano, dando preferência a uma concorrente japonesa: "Prefere-se uma empresa japonesa, privada, e falam que gostam da Petrobras". “A candidata na TV mente o tempo inteiro sobre a Petrobras", rebateu Serra. No segundo bloco, Dilma insistiu no tema, sugerindo que Serra poderia privatizar até mesmo o pré-sal.

Apesar da RedeTV! ter ocupado o quarto lugar, o debate conseguiu uma audiência melhor do que a Band, com média de quatro pontos e pico de sete, segundo dados consolidados do Ibope na Grande São Paulo. De acordo com a Folha, a maior audiência registrada foi no terceiro bloco, quando as jornalistas da Folha e da RedeTV! fizeram perguntas aos presidenciáveis. Já no site da Folha, houve mais de 750 mil acessos (pageviews) durante toda a transmissão ao vivo.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Gostei do debate da RedeTV! e Folha, apesar de achar que infelizmente os presidenciáveis usaram o espaço mais para o disse-me-disse, do que para falar de proposta de governo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do debate da Rede TV, conseguiu superar o da Globo, exatamente porque no da Globo não existiu debate.

    Vamos ver como a poderosa vai fazer para não ser sonolenta também no segundo turno rs

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente achei o formato do debate chato. Não entendo porque as emissoras não incluem perguntas de internautas ou telespectadores, ao vivo, nesses debates. O debate realizado no UOL (não sei se você viu) foi sensacional e deixou ambos os candidatos em saias justas variadas por causa das perguntas "fora do script" dos intrnautas.

    ResponderExcluir