Café nas Eleições 2010 – Debate da Record e as discussões políticas

setembro 27, 2010




Na noite desse domingo (27/09), os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram do Debate Eleitoral da Rede Record, mediado pelo jornalista Celso Freitas. Apesar de conquistar o 4º lugar na audiência – com nove pontos de média, o debate da Record foi melhor no Ibope que o da Band e da RedeTV!, que conseguiram apenas três pontos. Confira abaixo algumas impressões:

Sem Confronto

Apesar de Dilma e Serra evitarem o confronto direto no Debate da Record, o presidenciável Plínio roubou a cena. Não que ele seja o novo favorito nas intenções de voto. Não é isso. O candidato do PSOL aponta o dedo na ferida e provoca os adversários, mesmo que essas provocações não sejam embasadas. Plínio nos faz refletir e ver quem é quem nessa polarização eleitoral. Ao fim, chegamos a conclusão: o eleitor está a pé.

Mais Padrão

No Twitter, não se falava em outra coisa. O público gostou da presença e da segurança de Ana Paula Padrão no Debate da Record. Muitos internautas sugeriram a jornalista para apresentar o debate no lugar de Celso Freitas, num possível segundo turno. Em algumas horas, Celso se mostrava um pouco engessado e desconfortável no papel de mediador. Um momento impagável foi quando Plínio deixou o âncora do Jornal da Record totalmente sem graça por um erro do tempo da produção. “Apagou o negócio lá! Foi a imprensa! Aplausos aí gente!”, disse Plínio.


» Assista na íntegra do Debate da Record:




Último confronto

O dia 30 de setembro - data que põe fim à veiculação da propaganda eleitoral na TV e no rádio, foi escolhido pela Rede Globo para a realização do último debate eleitoral, sob a mediação do jornalista @realwbonner. Em 2006, o debate realizado pela emissora, no primeiro turno, conseguiu 39 pontos de audiência, segundo o Ibope. Esse último confronto entre os presidenciáveis antes das urnas, historicamente, pode ser decisivo para que o eleitor possa avaliar em qual candidato irá depositar o seu voto. Vale a pena conferir!


Consciência política
Aproveitando a deixa dessa última semana de campanha eleitoral, o @cafecnoticias pede para que você se una a campanha: “Diga não ao menos pior”. Isso mesmo! Se você não sentiu segurança nas propostas de determinado candidato, vote nulo ou vote em branco, mas “não vote no menos pior”. Você contrataria um funcionária “menos pior”? Na hora de votar, lembre-se que você está contratando um funcionário para os próximos quatro anos. Pesquise, vote e pense. O futuro do país está em suas mãos! #diganãoaomenospior

Causa e efeito
Que o horário eleitoral – em sua maior parte, já virou motivo de chacota por conta de alguns candidatos, todo mundo já sabe. Mas um candidato tem chamado atenção pelo humor infantil, mas que não tem nada de inocente. Estamos falando de Tiririca, humorista conhecido pelo público que, segundo o Ibope, vai ser eleito com mais de 900 mil votos. Pode ser um voto de protesto, mas é preciso ficar atento: pode ficar pior do que já está. Veja a charge do Maurício Ricardo e reflita:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Assisti ao debate inteiro e achei ele bem chato, sem muita ação. Tirando as piadas do Plínio e uma ou outra questão mais delicado ele foi engessado. Debate é para os candidatos apresentarem e discutirem propostas e não para seguir regras de marqueteiros. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esta eleição até parece uma farsa, um joguinho de caras e bocas como se tudo já estivesse decidido e as ações devessem ser apenas simbólicas... não lembro de ter visto um processo eleitoral tão triste, desanimado, sem coração, sem luta, sem desejo como este de 2010. Está mesmo deprimente!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que estão fazendo muitos debates e os assuntoas acabam sendo repetitivos....
    Realmente Plinio é o showman dos debates...é um cara divertido mas que tem a candidatura colocada por puro idealismo.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei do debate. Porém, achei levemente tendencioso (Pró Dilma) no que diz respeito houve às perguntas formuladas aos candidatos. O melhor debate até agora, para mim, foi o do UOL, com a participação direta dos internautas, não teve salamaleque e nem beijinho. O pessoal perguntou om seriedade e expôs um monte de saias justas de candidatos despreparados para perguntas "não ensaiadas". Foi ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante e oportuna a sua proposta do ``Diga não ao menos pior``. Em tempo, temos que aproveitar esse meio de comunicação tão importante e capaz de falar para um número cada vez maior de pessoas para conscientizar e fazer refletir sobre questões como essas que são tão importantes para a vida e história do país.
    Sobre o ``Titica``, rs, realmente acho que o voto nele possa ser uma espécie de manifesto mas é uma faca de dois gumes e pode ser pior do que um tiro no pé.

    ResponderExcluir