Ponto de Vista – Escrito nas Estrelas resgata o telespectador das 18h

setembro 25, 2010




Missão cumprida. Essa é a impressão que o telespectador fica, ao ver todos esses meses de exibição de Escrito nas Estrelas. Um trabalho primoroso, com um texto sensível, elenco afinado e uma direção caprichada. Claro, a trama teve alguns pontos negativos, como a barriga de algumas partes da história. Mas, no final, o saldo é mais positivo do que negativo. A trama resgatou o telespectador das 18h que voltou a sentir prazer em acompanhar uma novela nesta faixa de horário.

No ano do centenário de vida do médium Chico Xavier, a Rede Globo resolveu apostar novamente em um folhetim com a temática espírita. Escrito nas Estrelas chegou ao fim no dia 24 de setembro. A novela abordou, de forma humana e reflexiva, a importância do perdão e o amor além da vida terrena. O último capítulo da novela registrou recorde de audiência, segundo do Ibope da Grande São Paulo. A trama espírita de Elizabeth Jhin marcou média de 33 pontos com pico de 40. O recorde anterior foi registrado em julho, quando a trama havia marcado 32 pontos no Ibope.

Escrito nas Estrelas pegou um horário complicado, onde as novelas que a antecederam não foram bem no quesito audiência, muito menos em repercussão. Além disso, Elizabeth Jhin tinha a missão de contar uma história contemporânea - no melhor estilo Cinderela moderna, onde a temática espírita fosse apenas um pano de fundo para falar sobre questões mais amplas como o perdão, amor e laços familiares. Em declaração à imprensa, a autora prometeu uma trilogia de novelas espíritas, o que promete ser um novo filão de folhetins para o horário que, durante um tempo, se especializou em novelas de época e remakes.

No início da novela, o público torcia pelo amor além da vida de Daniel e Viviane. Mas, na verdade, o filho do médico foi um elo importante para que uma história de amor através dos tempos pudesse ser revivida. A grande mensagem da novela, se pararmos para pensar, estava concentrada no médico Ricardo Aguilar, interpretado por Humberto Martins, pois todas as personagens principais estavam ligadas a ele pelo perdão. Ricardo tinha muito forte na história à missão de ter que aprender a perdoar as pessoas em que ele tanto amou durante a vida. Além disso, a trama trouxe para o debate o tema “espírita”, mostrando que a vida é infinita e que nos somos o reflexo dos nossos atos e o quanto elas interferem na nossa vida.

Um destaque de Escrito nas Estrelas foi para atuação da atriz Nathália Dill – nova heroína dos folhetins das seis, que encontrou o tom da personagem Viviane/Vitória de uma maneira que passava bastante sinceridade. Uma salva de palmas especial vai para a atriz Suzana Faini – que interpretou a governanta Antônia, roubando a cena pela emoção e verdade da sua interpretação. Outro ponto alto da trama foram os vilões. Eles eram atrapalhados e, em meio às armações e intrigas que nunca davam certo, seguraram com competência algumas das cenas mais hilárias da novela. Gilmar, Sofia e Beatriz pareciam vilões de desenhos animados, daqueles que nos fazem rir pela ignorância de achar que o mundo está aos pés deles – e, na mais pura verdade, nunca esteve.

No final da novela, Sofia e Beatriz encontraram outro milionário para “sugar”. Gilmar que havia fugido para uma ilha no Caribe acabou sendo engolido por um tubarão e, provavelmente, ninguém sentirá a falta dele – desfecho, por sinal, inusitado. Ricardo perdoou Viviane e o melhor amigo Vicente. O casal que já havia tido uma história de amor em Toledo, na Espanha, pôde, finalmente, viver felizes para sempre. Ah, e Daniel, após aceitar a missão de unir novamente Valetina e Pedro Cassiano, reencarnará como filho dos de Ricardo e Viviane. Foi um final emocionante e cheio de mensagens espirituais importantes. A novela vai fazer falta! Com certeza, vale a pena ver de novo.

» Assista, na íntegra, o capítulo final de Escrito nas Estrelas:




» Assista abaixo um clipe de “Escrito nas Estrelas” feito pelo internauta @drico14:





___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Wander,

    Acho ótimo quando temos novelas, filmes ou até mesmo livros, que retrata a vida pós morte, é incrível!!

    Abs,

    Nuzzi.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de novela espirita, mas não fiquei fascinado por Escrito nas Estrelas. Entretanto, não se pode negar que a audiência dela foi boa,a média geral de 26,4 pontos. Mas também é bom lembrar que foi com Paraíso que a audiência das 18h entrou novamente nos eixos, com média geral de 26,2 pontos. Cama de GAto fechou com 24.4.
    Mas foi muito boa essa análise.

    joão Melo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Wander,

    Que bom que a Globo está começando a entender que as novelas devem ter uma temática mais diferenciada. Eu detesto a mesmice dos fohetins que mostram histórias parecidas com personagens diferentes.
    Adorei o seu texto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olha por causa do tempo assisti muito pouco essa novela, mas mesmo eu que nao sei tão bem da história e nem dos personagens, senti que ela era realmente diferente das outras. E de muito bom gosto.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir