TiTiTi – Remake alfineta com humor o mundo da moda

julho 19, 2010




Confusões e aventuras que vão render muito pano pra manga no mundo da moda. Estreia nesta segunda-feira (19/07), o remake da telenovela TiTiTi, às 19h, na Rede Globo. A trama escrita originalmente por Cassiano Gabus Mendes e foi exibida com grande sucesso em 1985. A história da novela foi levemente inspirada em Denner e Clodovil, dois grandes nomes da alta-costura brasileira, na época, que viviam brigando por reconhecimento.

Agora, na versão atual, a jornalista e dramaturga portuguesa Maria Adelaide Amaral, radicada no Brasil há mais de 40 anos e autora de minisséries de sucesso como Dalva e Heliberto, A Muralha, A Casa das Sete Mulheres, Queridos Amigos, entre outros, tem a missão de reescrever a história com elementos contemporâneos, cujo os primeiros capítulos foram gravados em Belo Horizonte (MG).

No entanto, para versão 2010, foi feito um mashup de outras tramas e personagens de Cassiano Gabus Mendes com o intuito de dar um novo colorido à nova novela, como a mistura de alguns elementos de Plumas e Paetês (1980); a entrada do detetive atrapalhado Mário Fofoca, de Elas por Elas (1982), de Luis Gustavo, e a volta de Kiki Blanche, de Maria Zilda, em Locomotivas (1977), como cliente de Leclair.

TiTiTi chega à telinha com a difícil missão de recuperar o telespectador que se afastou do horário das 19h depois do fiasco de Tempos Modernos. Investindo no humor, o folhetim vai contar a história da rivalidade dos estilistas e inimigos de infância Jacques Leclair e Victor Valentim, interpretados Alexandre Borges e Murilo Benício. Só pelas primeiras cenas, a trama já promete um mix de humor, emoção e romance. Veja abaixo cenas exclusivas do primeiro capítulo da novela:




Transmídia


Atualmente, a Rede Globo já começa a navegar por outros caminhos e experimentando a produção de conteúdo transmídia. Trata-se de um novo conceito multimídia – muito comum nas séries americanas e nos filmes holywoodianos, onde um produto audiovisual possui desdobramentos em várias plataformas, como internet, celular, livros, rádio, blogs, jogos, DVD, quadrinhos e conteúdo em mídia impressa.

Para o lançamento de TiTiTi, no site da novela o internauta tem acesso a vários materiais exclusivos que já o ajudam a entrar no universo da trama. Também foram criados alguns ambientes que vão além da novela, como o Salão TiTiTi, onde o internauta pode mudar o seu visual, de uma forma bastante animada, a partir de uma foto ou web cam.

Já no aplicativo Capa Moda Brasil, o internauta pode ter um dia de celebridade e colocar a própria foto na capa da Revista Moda Brasil, uma publicação fictícia que será palco de muitas tramas em TiTiTi. Para isso, basta selecione uma foto tirada pela webcam ou do próprio computador e, pronto: você vai se tornar a mais nova celebridade do momento!

Além disso, foram criados o site da Revista Moda Brasil, o blog do personagem Adriano Novaes – jornalista especializado em tudo que acontece no mundo fashion; além do site do protagonista Jacques Leclair, onde é exibido o portifólio do estilista. Sem contar no convite feito ao internauta para seguir o Twitter oficial da novela e outros espaços na rede.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Super bacana essa interatividade no site oficial da novela, gostei. Vou dá uma espiadinha depois.

    Com relação a novela, eu não sou uma telespectadora assídua, por isso não tenho muito o que comentar com relação ao novo folhetin da globo e tambem com o anterior ao mesmo.

    Dia 15/07 passado, o elenco e a produção dessa nova novela esteve aqui em Natal para uma pré-estreia, onde teve a presença de alguns atores e um desfile de moda em um shopping local. Nem sabia que a novela tinha como tema a Moda ( nesse quisito, sou muito desenformada mesmo).

    Abraços,

    P.S: Ficou muito legal você na capa da revista.

    ResponderExcluir
  2. Tô morrendo de curiosidade por conta dessa novela, acho que é um grande acontecimento, todo mundo cheio de expectativas. Achei um barato sua foto na capa da revista rsrsrs o lado "ruim" é que agora o site das novelas são iguais, né?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Só não tomo café, mas notícias sempre são bem vindas.
    =P

    ResponderExcluir
  4. cara quando assistir a primeira novela foi muito
    legal.
    vamos ver se eesa melhor que a primeira.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou eu de novo. Acabei de comentar na matéria sobre o jornalismo e deixei lá um link pra conferir um semelhante ponto de vista no meu blog (que por sinal você já comentou).
    Mas eu passo aqui novamente porque nossos assuntos estão se relacionando, "batendo", então deixo outro link pra vc: [link]http://juizesdomundo.blogspot.com/2010/07/novelas-da-globo.html[/link]

    ResponderExcluir
  6. parece que vai ser ate boa essa novela!!
    abrass
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti qdo passou pela 1º vez e gostei muito...eram gargalhadas certas.
    Espero que o remake moderno fique tão bom quanto .

    ResponderExcluir
  8. Eu acho interessante uma novela brasileira se expandir em outras mídias,mesmo eu não sendo um fã de novelas

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito fã de novela, mas já ouvi falar bastante sobre esse ramake.
    Gostei bastante do blog, e estava lendos os posts anteriores, e achei interessante uma parte q vc diz algo mais ou menos assim ' seria bom se tudo oq é aprendido na faculdade durante 4 anos, não fosse apenas teoria.'

    E vc já é jornalista,e eu estou estudando pra isso! rsrs

    Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Em 1985, Ti ti ti apresentou uma novela com um elenco relativamente reduzido, cenas longas (mas longe de serem cenas arrastadas).
    Desta vez, com internet, celular, redes sociais, tolerância ao homossexualismo (Osmar era irmão de Renato em Plumas. Nesta novela ele tem um caso com o cabelereiro), e elementos de outras novelas (o núcleo de BH pertence a Plumas e Paetês) e até mudanças na árvore genealógica de alguns personagens (Em Plumas, Renato, pai do filho de Marcela, era irmão de Edgar e filho de Bruna. Para a namorada, ele se apresentou como Paulo).
    Não se trata puramente de um remake, pelo jeito, mas um outro olhar sobre um inconstável sucesso que, a ver pelo primeiro capítulo, sobreviveu ao tempo e ainda pode ser surpreendente.
    Só não gostei, sinceramente, da modernização da abertura. Modernização porque até ela é igual à abertura anterior. Só que o aspecto artesanal da anterior era muito mais gostoso de se ver.
    Em tempo. A música de abertura de 1985 foi cantada pela banda Metrô, a partir de música de Rita Lee. Eu não tenho certeza, mas esta versão deve ter sido gravada pela sua autora.

    ResponderExcluir
  11. Oi Euzer!

    Adorei seu comentário e todas as informações que você trouxe sobre TiTiTi. São detalhes que fazem toda a diferença para quem quer ficar bem informado sobre o lado histórico da obra. Concordo contigo e acredito também que a versão atual de TiTiTi será mais que um remake, mas sim uma nova leitura a partir de novos olhares.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo fala que a tititi original foi excelente, me falam com muito carinho dessa novela, até pq é de um tempo que não haviam tantas opções de canal,como agora.
    Não curto muito novela das 7, mas diante de tantos elogios e uma equipe tão boa, acostumada até a horario nobre. Vou arranjar uma brechinha pra assistir.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir