Café Olímpico 2010 - Trabalhadores brasileiros participam dos Jogos Mundiais da Estônia

julho 05, 2010




Durante uma semana, trabalhadores da indústria de várias partes do mundo se transformam em atletas. Do dia 1º a 8 de julho, o Brasil participa dos Jogos Mundiais da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), em Tallin, na Estônia, integrado como a delegação do Serviço Social da Indústria (SESI). Os jogos, que são uma espécie de Olimpíadas dos trabalhadores, é disputados por 22 países e possui 12 modalidades. O Brasil participa do mundial desde 1995, na Bélgica.

A delegação brasileira foi selecionada pelas melhores marcas obtidas nos Jogos Nacionais do SESI, em abril deste ano, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Neste ano, o Brasil participa em atletismo, futebol, futsal, natação, tênis, voleibol, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; e não vai ter representantes no judô, basquete, luta olímpica e petanque – disputa similar ao jogo de bocha.

Com uma equipe de 153 trabalhadores-atletas, representando 74 empresas, o nosso país terá a maior delegação da história em competições internacionais. A maior comitiva é do país anfitrião, com mais de 220 inscritos, seguido pela Finlândia, Áustria e França. A metalúrgica Frum, de Extrema, em Minas Gerais, cederá o maior número de trabalhadores, com o desafio de defender o futebol brasileiro.

Para chegarem aos Jogos Nacionais, mais de dois milhões de industriários participaram de disputas municipais. “Estes atletas disseminam nas empresas valores do esporte, como disciplina, liderança e trabalho em equipe, o que repercute positivamente na competitividade da indústria”, afirma o gerente de Esportes do SESI, Rui Campos.

Cerca de quatro mil pessoas acompanharam a cerimônia de abertura na capital estoniana, no Kalevi Stadium, sede da associação esportiva de trabalhadores, que nestes dias de verão tem dias longos. As disputas começaram um dia antes da cerimônia de abertura e os resultados já são favoráveis para o Brasil em muitas modalidades. Para acompanhar os jogos em tempo real, basta acessar o site da delegação brasileira ou segui-los no Twitter.

Sede


O Serviço Social da Indústria (SESI) vai propor que o Brasil sedie, em 2013, os Jogos Mundiais do Trabalhador, realizados pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT). A ideia é que o evento esportivo seja realizado no Rio de Janeiro. A candidatura deverá ser anunciada durante o mundial e será formalizada na assembléia geral da CSIT, em Agrigento, na Itália, em outubro.

O gerente de esportes do SESI, Rui Campos, alinha como principal fator favorável à candidatura brasileira e à escolha do Rio a realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, que reunirá seis mil participantes de 100 países; das Olimpíadas, em 2016, e da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, pois todos esses eventos esportivos acontecerão na "Cidade Maravilhosa".



Colaborou: Julia Ribeiro.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. è bom que os trabalhadores brasileiros sejam valorizados,mesmo que seja lá na europa oriental

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE WANDER! ADOREI TEU BLOG, É LINDO... QUE INTERESSANTE O POST ACIMA, NÃO SABIA Q EXISTIA ESSE TIPO DE COMPETIÇÃO! TODA SORTE AOS ATLETAS BRASILEIROS... ESTAREI SEMPRE POR AQUI. BJOS! MÔNIKA.

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    Nunca podia imaginar que houvesse esse tipo de olímpiadas! Uma grande iniciativa do SESI, em incentivar o esporte nessa escala, e aos organizadores do evento de forma geral. Sensacional! Pena que a grande mídia não mostre isso, porque com certeza seria mais um incentivo!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir