BH ganha painel que conta a história da cidade

junho 30, 2010




Um verdadeiro presente para os amantes das artes visuais e da história da capital mineira. Nesta quinta-feira (01/06), a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) entrega oficialmente à cidade um painel feito pela artista plástica brasileira, Yara Tupynambá. Nas dimensões de 12 m x 2 m, o painel será disposto nas paredes do plenário Amynthas de Barros, na sede do legislativo municipal. Clique aqui para ver o painel em alta resolução.

Intitulado de “Belo Horizonte: do século XVIII ao século XXI”, o mural aborda a história de BH, desde a chegada do bandeirante João Leite Ortiz, em 1701, focalizando a antiga fazenda do Leitão, hoje Museu Abílio Barreto. No mural são mostradas também as construções da velha matriz da Igreja da Boa Viagem, a primeira rua do arraial e a presença dos primeiros imigrantes na cidade. Em continuidade, aparece o retrato histórico da Comissão Construtora da Capital.

Posteriormente, é focalizado o trabalho operário da construção de BH e a organização das famílias, através dos tradicionais retratos familiares. Em seguida, é mostrada a luta das mulheres pela igualdade e as lutas sociais pela democracia. No final, focaliza-se a Câmara, através da imagem de um vereador discursando e a cidade construída e em paz.

Na verdade, este é um novo painel de Yara Tupynambá, pois a antiga sede da Câmara contava com uma grande tela de autoria da artista plástica, chamada “Guerra e Paz”, que ornamentava o fundo do plenário da então Casa do Legislativo. O antigo quadro foi danificado, irrecuperavelmente, quando houve a mudança de endereço da CMBH para a avenida dos Andradas, em 1988.

“O painel valorizará o prédio da Câmara e ficará como parte da memória da cidade para os cidadãos. Esperamos que este painel, assim como outros da artista, seja tombado como patrimônio artístico e cultural. A inauguração do painel sobre a história de Belo Horizonte resgata um importante patrimônio da cidade perdido na época da transferência da sede da Câmara”, explica a presidente da Câmara Municipal de BH Luzia Ferreira (PPS).

Renomada em todo o país, Yara Tupynambá possui sete painéis em Belo Horizonte tombados como patrimônio artístico e cultural da cidade, desde o final de 2009. Outros painéis da artista plástica podem ser encontrados na Casa dos Jornalistas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outros importantes espaços da cidade e do Estado.

Em tempo

O Café com Notícias agradece a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (CMBH) pelo convite para participar de um Café da Manhã com Jornalistas, que cobrem a área cultural da cidade, para a inauguração do painel. Na cerimônia oficial, será exibido um documentário sobre a elaboração e produção da obra, bem como informações sobre a programação anual de exposições da Galeria Guimarães Rosa da Câmara.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Excelente trabalho da Câmara Municipal de Belo Horizonte que além de divulgar as Artes Plásticas coloca à diposição do público a História do Município.

    ResponderExcluir
  2. muito legal...
    adorei o blog, tem muito conteudo interessante

    ResponderExcluir
  3. O resgate da história de um povo, no caso, os mineiros de BH, é talvez o maior tesouro que as pessoas podem cultuar.

    ResponderExcluir