Ponto de Vista – A importância do novo jornalismo na TV

maio 20, 2010



No senso comum, as pessoas têm uma visão muito glamurosa do jornalismo. Talvez, seja pela visibilidade que a profissão oferece para alguns profissionais. Eu disse, ALGUNS. Alguns mesmos. Do outro lado da bancada, existe um trabalho de produção árduo e que, geralmente, paga muito mal e não é tão valorizado quanto quem coloca a cara na frente das câmeras e/ou a voz no microfone.

O trabalho de produção é uma porta de entrada para muitos profissionais se lançarem no mercado – e uma escola importante, sem sombra de dúvidas. Produzir, apurar, redigir e editar exige um esforço criativo gigantesco e uma luta contra o tempo para encontrar boas histórias.


Na contramão do glamour, um programa que começou como quadro no Fantástico ganhou o seu espaço semanal no horário nobre do Plim-Plim, o Profissão Repórter. Nele, o veterano Caco Barcellos comanda um grupo de jornalistas iniciantes para a produção de programas especiais, a partir do olhar diferenciado de uma pauta central.

Nem precisa dizer que o programa é obrigatório para estudantes e profissionais da área. Elogiar o Profissão Repórter é tão rotineiro que não é nem “puxação de saco”: virou constatação. Já para o público, ele é tão ou mais importante, por ser um meio que mostra ao telespectador os bastidores da notícia, a ética e a criatividade que o repórter precisa ter para trazer à notícia a novidade e a informação bem apurada.

No lugar do glamour, entra o trabalho. Coisa que precisa ser reforçada no Jornalismo. Em um momento que se discute – infelizmente, a exigência do diploma (ou não) do jornalismo, o Profissão é uma prova viva que o jornalismo não é só técnica, mas também conhecimento científico e prática.


Outra grata surpresa das produções que estrearam nesta nova temporada da TV aberta foi o A Liga, da Band. Apesar do programa trabalhar com a linguagem de documentário – e não ser considerado, do ponto de vista técnico, como jornalístico, a atração disseca a informação e coloca os apresentadores para viverem a pauta de forma muito viceral, ao lado dos personagens.

O A Liga ainda mal começou a primeira temporada, mas já podemos ver que a Band acertou a mão ao comprar o formato e ao colocá-lo, de forma inteligente, no horário que antecede o Profissão Repórter, na Globo. Para quem gosta desse gás do novo do jornalismo, a noite de terça-feira – pelo menos na TV aberta, é uma “salvação” que se transformou em palco consolidado para a informação. Viva o novo jornalismo na TV!

___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação do projeto Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar, no blog do Cena Aberta
, uma concha de retalhos dos principais pontos de cada artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni. E, no site, o texto individual de cada autor.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Olá,Querido!
    Admiro muito o profissionalismo e a credibilidade de Caco e os novos jornalistas do Profissão repórter.
    Isto sim é mostrar a cara do jornalismo de qualidade.
    Quanto aos outros,irei conhecer a liga e sua coluna.
    Bjs agradecidos!

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida o profissão é um dos melhores jornalisticos da atualidade!
    nem dá pra dizer q é feito por iniciantes, se comparar ao SBT Reporter q teoricamente é feitos por profissionais, dá de 10 a 0, mas a questão é q a globo sabe fazer e ainta tem o competente Caco Barcellos e não o Cezar Filho!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Wander,

    Norteia no imaginário das pessoas que a profissão de jornalista é uma rotina realmente cheia de glamour. Alguns professores na época de faculdade diziam "quem tentou mas, não conseguiu ser famoso...vira jornalista".
    Bem abordado seu texto porém, gostaria de fazer uma ressalva. O mercado além, de pagar mal e exigir do profissional um horário e carga de trabalho meio desgastante...ainda é restrito no que se refere, à abertura de novas oportunidades (espaço para atuação).
    A Rede Globo acertou em cheio na fusão Caco Barcellos e "Profissão Repórter". O Programa é inovador e o jornalista desafiador e extremamente competente!
    Sou fã de ambos! Adoroooo!
    Beijos,
    Fernanda
    pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A Liga não assisti, mas Profissão Reporter tem sido otimo acompanhar. Não sei se copia algo externo, mas vale a pena, acho de muito bom nível.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu blog, Muita informação de qualidade, para se informar e descontrair, parabéns, Voltarei e vou indicar tbm.
    http://twittenews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O Profissão Repórter é muito bom mesmo e o Caco Barcellos é um Jornalista com J maísculo. Ainda não tive tempo para ver A Liga, mas estou curioso. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o "Profissão Repórter", mas acho uma pena que não tenha um horário melhor de exibição (eu durmo tarde, mas tem quem precise dormir cedo, né?).
    Não conhecia o programa "A Liga"! Vou ver se assisto ;)
    Seu blog é interessante! Apesar de ter largado a faculdade (Jornalismo), continuo me interessando pelo mundo da comunicação :) Aliás, só larguei mesmo por problemas técnicos ($$)... rsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir