Ponto de Vista - 45 anos da Globo e a Teoria da Conspiração

abril 26, 2010


Por Wander Veroni*



Assim como acontece nas partidas de futebol, fazer um gol aos 45 minutos do segundo tempo é um grande feito. Provoca euforia na torcida e mostra que o time esteve lá, batalhando até o último segundo pela vitória. Na nossa vida, em tese, também não deveria ser diferente, bem como no mundo empresarial. Fazemos o melhor para querer acertar, sempre.

Mas, para variar sempre tem um espírito de porco. Aquele que fica querendo cutucar onça com vara curta, no sentido de desestabilizar, e não para acrescentar algo de positivo. Curiosamente, essa semana, um dia depois de ter começado a ser exibido o vídeo comemorativo dos 45 anos da Rede Globo, por meio do Twitter, o coordenador da campanha de Dilma Rousseff na internet, Marcelo Branco, criticou a peça, acusando-a de ter, supostamente, uma mensagem subliminar em favor do candidato tucano.

Foi bem ali, nos 45 do segundo tempo, nos 45 anos da Globo que os 45 do Serra virou motivo de mensagem subliminar de um marqueteiro. Estranho, né? Ou melhor: teoria da conspiração. Partindo desse pressuposto, o Clube dos 13 sempre foi Petista e os 50 anos de Brasília fez uma propaganda nacional para o P-Sol. É demais para a minha cabeça, viu...bom senso tem limite.

Ciente da proporção que as coisas ganham nas redes sociais a Rede Globo suspendeu o VT e pensa em fazer outra campanha. Vestiu a carapuça? Não. De fato, se você ver o vídeo, não dá para fazer alusão a Campanha do José Serra. É muita forçação de barra...e cá para nós, esse #mimimi pré-eleitoral já mostra o que vem por aí, afinal o “futuro já começou”!

Bom, independente disso, a “Vênus Platinada” merece os nossos parabéns. É referência em linguagem em mídia eletrônica, tanto na parte de entretenimento, como no jornalismo, além de ter excelência na sua teledramaturgia. Teve erros? Muitos, por sinal. Porém está ali, firme e forte na liderança e lutando pelo seu padrão de qualidade que alguns concorrentes importaram sem sucesso.

Quem nunca se pegou programando algo para depois da novela, antes do jogo de futebol ou esperando a cobertura do Jornal Nacional perante um assunto de comoção em todo o país, que atire a primeira pedra? O Plim-Plim nos prova que TV é hábito e precisa estar enraizada na rotina do telespectador, afinal a Toda-Poderosa tem um pouco mais de quatro décadas de sucesso para ostentar. Isso não é para qualquer um, definitivamente.


_______________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação do projeto Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar, no blog do Cena Aberta, uma concha de retalhos dos principais pontos de cada artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni. E, no site, o texto individual de cada autor.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Graaande Wander, como sempre, sempre postando matérias interessantes,polêmicas ou reflexivas. E esta e mais uma delas.

    Na minha opinião, já não adianta mais estranhar e nem se indignar, porque estamos num ano eleitoral e este tipo de erro ou má fé (o do exagero de acusar o adversário de fazer propaganda por meios indevidos)é comum aos dois lados. Aliás, a todos os lados porque os partidos se acusam entre si do mesmo crime que, no fundo, é comum a todos eles. Daí, os exageros.

    Se Lula inaugura uma obra e leva a Dilma junto, vem a acusação; se a Globo ou outra emissora elogia um candidato, ainda que justamente, vem a acusação adversária e por aí vai. Se as emissoras de TV, rádio ou a mídia impressa forem se policiar quanto a isso, estarão proibidas de falar em eleição e aí mesmo é que o povo fica desinformado. Entendo que, desde que não sejam mentiras difamatórias, eles podem falar o que quiserem. Nós é que temos saber de interpretar e filtrar.

    Mudando de assunto, uma pequena crítica (de amigo): Gosto de todas as suas matérias e desde que o conheci só uma eu não aprovei e até nem entendi: aquela que você elogiou o BBB-10 (Big Bosta Brasil-10). Cara, como pode?!!! Eu não acredito que vc goste daquilo e que acredite que seja jornalismo ou que acrescente alguma coisa de útil. Se puder, meu amigo, explique. Você bebeu no dia em que escreveu aquilo?

    No meu blog, O Debata, Desvende e Divulgue!, postamos uma matéria (tem menos de um mês) com base na opinião do Luiz Fernando Veríssimo e que é totalmente o oposto da sua, que elogia o forma do programa e as altas audiências que ele consegue.

    Caso tenha tempo e lhe ineresse, procue lê-la é muitoesclarecedora e mostra porque progrmas do tipo BBB só servem para alavancar audiência e ganhar patrocínios e mais nada.

    Bação e desculpe o desabafo. Amigos devem falar a verdade e não apenas bajular.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivo!

    Obrigado pelo comentário! Acho super bacana quando tenho esse tipo de retorno, pq podemos debater as coisas...e entender o que o outro pensa.

    Nesse caso do aniversário da Globo, o tiro do marqueteiro petista saiu pela culatra...rs...ainda bem que ninguém comprou essa ideia e o criticaram por levantá-la.

    Bom, sobre o BBB: gosto do programa, principalmente pelo fato dele ser multimídia, despertar paixões acalouradas no público e, principalmente, por termos a chance de analisar - nem que seja pelo circo eletrônico, o comportamento humano.

    Bato na tecla de que as pessoas precisam para com essa besteira de crucificar quem assisti o reality show e achar que o público do programa é formado por pessoas menos esclarecidas. Isso é besteira, ou no mínimo, preconceito. TV fala para um público amplo, ainda mais quando falamos em TV aberta.

    Gosto do BBB pq é um programa muito bem produzido, tanto na parte de edição, quanto na questão de divulgação, planejamento, roteiro, etc. Poderia inumerar várias qualidades, principalmente a desta edição. Tem erros, vários. Ninguém é perfeito. Mas é uma produção muito atenta e sabe "pescar" a reação do público e trabalhar isso de forma positiva para a atração.

    Para quem trabalha com TV, essa mídia, depois de algum tempo, deixa de ter a visão apenas como entrenimento ou informação. Particularmente, vejo TV para analisar, pesquisar formatos e meios, e pq não criticar.

    Faço isso comtudo que vejo na TV, não só o BBB, mas qualquer outro programa. Prefiro assistir com os olhos de quem quer aprender, mas sem deixar de lado a postura crítica e analítica, quando necessário.

    Espero que tenha lhe respondido.


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala, Wander!

    Toda essa história do VT dos 45 anos da Globo se relacionar com o PSDB e a campanha de José Serra não passa do mais completo delírio.
    Tudo, vejo eu, medo claro da base governista do que José Serra será capaz nesta campanha. Sem apologia a nenhum dos candidatos, tenho certeza que a eleição deste ano não será favas contadas como pensam muitos petistas, pelo contrário.
    A tendência é que seja uma disputa bastante acirrada, e quem errar menos neste percurso é que poderá se sagrar presidente.
    Agora, pobre de nós que não podemos falar nada neste ano, como "O Brasil pode mais". Bom, se vermos que no próprio lançamento da candidatura de Aloizio Mercadante ao governo paulista ele usou o até agora mote tucano... Complicado, né?
    E é claro, é válido questionar outra coisa: se aquela bela campanha da Globo é propaganda, o que será aquilo que o presidente Lula vinha fazendo com a então ministra Dilma Rousseff? Mas não, não, na cabeça dos reacionários, foi tudo um complô. Nos idos de 1965, Roberto Marinho e companhia bela combinaram com o então MDB, que de uma de suas ramificações saíria o PSDB, que claro, já saberia que ia usar o número 45, e escolheram José Serra para em 2010, se candidatar à presidência. Tão óbvio, né? Como ninguém percebeu que isto iria acontecer?
    E olha, já aviso: em 2015, quando a Globo completar 50 anos, vai ocorrer uma guinada na sua política interna, eles apoiarão a extrema-esquerda e o PSOL será defendido, subliminarmente, claro, na campanha de meio século de vida. Ai, ai...
    A campanha eleitoral nem ganhou as ruas, mas podemos ter certeza que nunca antes na história deste país, veremos uma tão boa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Catta Prêta!

    Que bom ver um comentário seu aqui no Café, viu. Seu comentário é uma aula de história: EXCELENTE!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. A Globo se posiciona

    Difícil saber se o que mais enoja no episódio da vinheta da Rede Globo é a cara-de-pau da emissora ou o cinismo de seus defensores. Fosse numa TV estatal venezuelana, nossos “democratas” estariam indignados.
    Não há margem para dúvidas acerca das intenções da peça: repete-se o mote da campanha de José Serra e a tipologia do “45” é quase idêntica à utilizada pelo PSDB. Uma passada pelo documentário “Muito além do Cidadão Kane” (1993), de Simon Hartog, derruba qualquer possibilidade de coincidência inocente. Nada muito distante, aliás, do “padrão Ali Kamel” de subjornalismo.
    Não sei se a emissora retirou a campanha do ar por causa da repercussão negativa. Tudo parece planejado demais. As inserções durante o Fantástico foram suficientes para medir o comportamento da audiência e estabelecer uma linha de identificação subliminar que continuará servindo à campanha de Serra.

    ResponderExcluir
  6. Ser o primeiro é ser vitrine, um alvo certo.

    Será mesmo que a Globo esperou ansiosamente anos e anos para comemorar os 45 anos com mensagem subliminar para o PSDB ?
    Será que qdo a globo comemorou os 40 anos alguem lá dentro disse assim " não vejo a hora de chegar logo nos 45 anos e assim podermos dar uma forcinha para o tucano zangado mór José Serra para presidente " ?????

    Faça-me o favor né ????

    A globo merece os parabéns pois é sem dúvida exemplo de programação e qualidade ( alguns desvios no meio do caminho )...todo programa novo é super-ultra criticado mas é Ibope alto na certa com faturamento absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Isso só prova como a visão autoritária desse pessoal é perigosa para o país. Imagine se o PNDH estivesse em vigor e algo assim acontecesse. A Globo ou quem noticiasse o fato seriam pesadamente punidos por "violarem os direitos humanos". Pura desculpa para impor a visão toda poderosa do estado sobre o cidadão. Coisa de gente pequena e rasteira.

    ResponderExcluir
  8. @Guilherme Scalzilli: Respeito a sua opinião, apesar de não concordar com ela. A única coisa que sei é que o PT deu um tiro de pé ao levantar essa lebre. Só para constar, não apoio nenhum candidato, ok. Obrigado pelo comentário! Abraço.

    @30 e poucos anos: Querendo ou não, a Globo é referência, como vc bem pontuou. Tem erros, sim. Como qualquer um. Mas estão lá lutando para fazer o melhor e oferecer o melhor...coisa que não vemos nas concorrentes, o que é uma pena. Obrigado pelo comentário, Erich. Gosto das suas participações, cara. Abraço

    Arthurius Maximus: É meu amigo...tem gente que acha que tudo é armado, combinado, que querem influenciar e o escambal...rs...esquecem que o público pensa, opina e que não somos robôs. Obrigado pelo comentário, Arthurius. Muito bom ver vc aqui no Café. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Wander:

    Li seu comentário e entendi (menos mal) que você vê a coisa toda do BBB como um "aprendizado", já que é um jornalista e precisa atualizar-se. Mas ainda assim acho, perdoe-me, que exagerou um pouco nos comentários elogiosos. A história que envolve o BBB é um jogo de interesses de trama bem complexa.

    Se puder, leia esta matéria que acabei de postar há 5 minutos no nosso diHITT: "BBB para políticos? Que história é essa?!!!" (http://www.dihitt.com.br/barra/bbb-para-politicos-que-historia-e-essa). É bem elucidativa e pega desde os artigos "A vergonha", "O Outro" e este meu, tentando fechar o caso.

    Não porque fui eu quem escrevi, mas acho que é um artigo bastante esclarecedor (e curioso), que também vale como aprendizado mídia x internet x direitos autorais x marketing.

    Ficaria feliz em receber seus comentários lá no blog (ou no diHITT, se preferir).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Compadre querido,

    Primeiro, parabéns pela tua participação no projeto Cena Aberta, vc vai criar conteúdo de brilho, como sempre.

    E parabéns também por este texto tão criativo e que amarrou todos os pontos com muito talento. Eu também acho muita nóia começar a ver pelo em ovo, mas o PT anda meio desesperado. A Dilma não tem o carisma que eles precisam e todos sabemos como o PT se comporta quando fica acuado.

    Pois é, o futuro já começou, mas ainda vem a Copa para embaçar a mente do cidadão. Eles terão pouco tempo para se virar nos 30, né?

    Beijocas carinhosas pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Nesse mundo cerdo de informações por todos os lados, todos nós já nos programamos para podermos assistir, ouvir alguma coisa.
    É o mesmo que perguntar quem nunca pediu silêncio na hora do jornal!
    O fato é que mensagem sublliminar é um tanto quanto demais!
    A globo tem seus candidatos e sempre foi assim!
    Mas creio que Roberto Marinho não pensou que com 45 anos de emissora ele fosse apoiar o Serra. Se pensou, pena ele não estar mais aqui p ver que poderia ter dado certo seu planejamento inicial!
    A Globo foi um divisor de aguas da tv, sempre inovando e buscando o melhor (para ela, claro).
    Não curto tv, mas temos que admitir que ela mantem um status a tempos e isso deve ser reconhecido!
    Isso, na minha opinião, não passou de uma bela jogada da equipe da Dilma para coloca-la, mais uma vez, em destaque na midia!

    ResponderExcluir
  12. Sempre achei algumas teorias conspiratórias, como as de mensagem subliminar, interessantes e em alguns casos até com um certo sentido mas, em outros, pura viagem na maionese como parece ser o caso que você fala no post. Isso não isenta a Globo de outrora ter feito algo nesse sentido no passado não tão distante mostrando um claro exemplo de que a midia no Brasil não é totalmente isenta e imparcial.

    Mas, criticas e conspirações a parte, também não posso deixar de registrar que essa emissora e toda sua estrutura teve um crescimento histórico e significativo para os meios de comunicação no país, isso sem falar na produção cinematográfica da Globo Filmes. No caso de televisão, tornou-se uma marca tão forte quanto a de outros produtos, da mesma forma que muitos dizem comprar Bombril ao invés de esponja de aço.

    ResponderExcluir