Café Musical: Tyler Ward – Quando o cover supera o original

abril 28, 2010


Uma das coisas que mais gosto de fazer para passar o tempo é procurar vídeos na internet para assistir. Seja séries, filmes, programas de TV e, principalmente, videoclips musicais. Não por acaso, ao abrir o Youtube me deparo com um vídeo do cantor Tyler Ward na página inicial, fazendo cover da música “Baby”, de Justin Bieber. Calma, não sou fã de Bieber – que é sucesso entre os adolescentes de todo mundo. Mas, por ver na descrição do vídeo a palavra “acoustic” resolvi clicar e assistir.

Para a minha surpresa, o cover superou o original. Virou outro som, literalmente. Sabe aquela música romântica voz e violão? É justamente isso que me impressionou. Falta o mercado fonográfico (gringo) comercial investir mais nisso. Veja o vídeo abaixo e tire as suas próprias conclusões:



Uma voz afinada, personalidade musical nos cover e empreendedorismo. Esses foram motivos suficientes que me fizeram entrar no Google e pesquisar um pouco mais sobre esse artista norte-americano com um quê de Emmerson Nogueira. Mas você deve estar pesando: porque o Café com Notícias está abrindo espaço para falar de um artista que ninguém conhece? Porque não valorizar um artista local?

Bom, antes de mais nada, gosto de música. E música boa não deve ter barreirismos. Me encanta ver no YouTube pessoas sérias querendo divulgar o seu trabalho de forma honesta e empreendendora. E, além do mais, creio que Tyler pode servir de exemplo – pelo empreendedorismo e força de vontade, para artistas ou profissionais que lutam diariamente por reconhecimento profissional e usam a internet ao seu favor. Ouça a versão acústica da música “Airplanes”:




Mas, antes de você julgá-lo, dê uma chance e conheça a história de @TylerWardMusic, natural do Colorado, nos Estados Unidos, retirada da biografia escrita no Facebook do cantor:


Paixão é o que impulsiona Tyler Ward a cantar, produzir e fazer música. No entanto, a música nem sempre foi o foco dele. Incentivado por seu pai, ainda muito jovem, Tyler seguiu a carreira de atleta, no futebol americano. Desde então, ele dedicou bastante tempo de sua vida a marcar touchdowns" e ganhar jogos de futebol em vez de perseguir o seu sonho musical.

Depois de completar o ensino médio, Tyler foi aceito na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, onde também continuou jogando futebol. Tyler nunca conseguiu se ajustar ao estilo de vida militar: "eu sorria demais, achava graça de tudo", diz. Foi por causa de seu sorriso excessivo e expressão criativa demasiada que Tyler sempre se encontrava esfregando banheiros e pisos de limpeza nos fins de semana, como castigo.

Apesar da experiência intensiva de limpeza, Tyler não deixou a peteca cair. Ele conseguiu transferência para a Universidade do Colorado do Norte e mais uma vez acabou jogando futebol. Depois de toda essa experiência que não ia de encontro aos seus sonhos, ele decidiu deixar o esporte e seguiu, finalmente, a sua paixão por escrever músicas e cantar.

O sonho de Tyler de se tornar um artista de sucesso nacional aconteceu quando ele começou a tocar como músico contratado de artistas consagrados do pop music norte-americano, tais como The Fray, The Jonas Brothers, Gavin DeGraw, Ugustana e Ryan Cabrera. "Depois do primeiro grande show com The Fray, decidi que queria fazer música para o resto da minha vida", diz Tyler.

Tocando em shows para milhares de pessoas, foi o suficiente para alimentar em Tyler a sua criatividade. Foi assim que ele resolver a escrever e gravar demos [e vídeos] de vários artistas [em versões acústicas na internet] que têm atraído a atenção do público e de toda indústria musical.

Agora, você pode encontrar Tyler cantando, gravando e executando música por todo o estado do Colorado (EUA). Tyler se tornou um conhecido artista local que está fortemente prosseguindo e se apresentando ao vivo. "Eu amo cantar e é de longe o melhor trabalho que eu já tive", diz. O jovem artista credita a mãe pelo seu talento musical – a pianista Susan Ward, onde pode estudar desde pequeno música clássica. Tyler diz: "Minha mãe é a minha rocha".
(Observação: este texto é uma tradução adaptada da versão original).



Com mais de dois milhões de visualizações dos seus covers no YouTube, Tyler se prepara para lançar seu primeiro álbum no próximo verão. Para isso, ele tem convocado os fãs para criar a capa do CD, cuja as imagens estão publicadas no Facebook e uma será a escolhida.

Tyler é um artista local do Colorado que, de forma independente, está fazendo sucesso em todo o mundo, graças a sua força de vontade e talento musical. Pesquisando na internet, achei alguns sites norte-americanos que o criticam por fazer sucesso em cima do cover de artistas do momento, mas que, independente disso, reconhecem o talento do garoto. Outra coisa que me chamou atenção em Tyler foi ele convidar amigos cantores e lança-los no seu canal no YouTube. Veja abaixo o vídeo dele com a também cantora Julia Sheer:




Você ainda tem dúvida que logo, logo esse jovem artista não vai estourar em todo o planeta? Eu não tenho dúvidas...pois ele já comercializa algumas músicas no iTunes e é um dos vários exemplos de artistas que conseguiram fazer sucesso graças ao trabalho com as mídias sociais. No vídeo abaixo, Tyler colocou toda família Ward para tocar uma versão acústica de um grande sucesso do hip hop e o resultado, mais uma vez ficou sensacional. Veja o vídeo:




E para terminar, Tyler e seus amigos com o cover de "We are the world", relançado no início do ano para ajudar as vítimas do terremoto do Haiti:










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

29 comentários

  1. Gostei do video,talentos merecem uma oportunidade,sabe-se que ser artista não é fácil conseguir um espaço é preciso bastante trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima! Obrigado pelo comentário. Foi justamente nisso que pensei: o moço é talentoso e tem tudo para ser um grande sucesso e está usando bem as redes sociais para divulgar o seu trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom mesmo....vou escutar!
    Grande abraço meu amigo!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Cara, to escutando aqui a Baby, dele.. realmente o cover humilha o original, eu tava escutando vários covers ultimamente, na melhor versão acoustic claro... e sabe? são ótimos.. até posso te indicar alguns como o cover de "dont stop the music", de "hey ya" e até de "poker face" sério, são de artistas diferentes, cada um deles... mas são MUITO bons e meu preferido é, definitivamente, dont stop the music :) e o guri se sai bem, vou procurar mais.. to pensando em abrir uma coluninha no Degaragem pra falar só sobre covers :P

    ResponderExcluir
  5. Fico impressionado ao escutar cantores como o Tyler que tem pouca visibilidade de mídia e que tem o dom do canto.
    Espero que Tyler seja sucesso rapidamente para abrilhantar os palcos brasileiros em breve

    ResponderExcluir
  6. ele canta muito, não? :D
    logo ele vai ser sucesso.

    ResponderExcluir
  7. humm parece bom esse cantor ae!nunca ouvi flar ahuuahuhaa
    mas como adoro musica, ficou a dica!:)

    ResponderExcluir
  8. Existem casos e casos,alguns assassinam as canções originais mas já me deparei,na area do rock clássico,que é a minha praia com ótimas versões que superam as originais.Parabens pelo excelente post Wander!Abrç!

    ResponderExcluir
  9. Caraca!!!!! Eu nunca tinha ouvido falar do Tyler Ward, mas a versão ficou realmente paw!! Já revi varias vezes! Tô conferindo os outros videos aqui!
    Valew pela indicação ai!
    Belo blog!
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. não são tão raras as vezes que o cover supera o original.as vezes é só questão de opnião.Eu nunca ouvi esse justin bieber que é tão cometado por aí.
    Eu tambem acho que ninguem deve basear sua carreira tentando imitar e superar o outro

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, notei muita experiencia e dedicação no seu texto , ele estaá completo, logo entendi o porque , você é graduado em TV e radio, manda bem pra caramba, e seu post me lembrou de um video q eu vio nanet de um couver do Pato Fu, não lembro o nome da mina mas era a musica ¿Porque se va?, era acustico tambem, e eu adorei, dai passado uns tempos baixei a musica porque tinha gostado mesmo, só que LÓGICO só achei a versão original, de d certa forma me decepcionou, Não que fosse ruim, mas o acustico couver era mais gostoso de se ouvir.

    ResponderExcluir
  12. O problema é que no mercado musical, assim como na TV, existe muita gente "fabricada". Pede pra esse povo cantar ao vivo pra ver o que rola! A Maria Cecília mesmo, da dupla sertaneja, quando foi cantar no Faustão mostrou que não é aquela Coca Cola toda...mas o povo no Brasil prefere talento ou uma boa modinha?

    ResponderExcluir
  13. Hello, I am a friend of Tyler Ward. Tyler is unable to read the language this article is written in. Tyler says this article looks awesome but he wishes he knew what it said lol :-).

    Ca someone please translate this article to English and post a link to the translated article?

    ResponderExcluir
  14. muito bom Wander!!!

    Eu gosto dessa coisa de que a gente pode achar um cara bom, tocando sua música, e simplesmente escutar. A internet trouxe isso, com uma impressionante capacidade de nos tornar mais simples e exigentes ao mesmo tempo.

    E que bom que tu compartilha com a gente boas dicasà vezes.

    beijo!

    ResponderExcluir
  15. Hello Aries! Please send me your email address which forwards the translated article, ok. My email: wander.veroni@gmail.com

    Hug

    ResponderExcluir
  16. Hello readers of Americans, Canadians, Australians, English or another language!

    The text written in my blog is in "Portuguese". To read, use the "Google Translator" and put in the "Portuguese" to "English". No mystery...it is very easy!

    Hug

    ResponderExcluir
  17. É meu caro amigo Wander, parece que estamos descobrindo uma nova e súper interessante faceta do Café Com Cotícias, além de continuar escrevendo com a classe de sempre, agora descobre talentos. Gostei da versatilidade. Grande abraço de seu amigo Alexandre, e não se esqueça de dar um polinho no Res Cogitans!
    http://alexandreluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Caraaaca, o Wander manda muito bem. Nunca mais eu ouço a versão do Bieber kkkkkk
    Abraço, parabéns pelo sucesso aí.
    Acesse também www.blogdosxavecos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, compadre, ele já tá pronto mesmo, como a gente comentou. Adorei o vídeo da família toda, a mãe é muito lindona!

    Uma descoberta e tanto, compadre, parabéns! Continue fuçando e trazendo essas coisas maravilhosas para a gente! rs

    Se eu conseguir entrar em contato com ele, vou falar que vc que me indicou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. olá, Wander. legal você escrevendo sobre música, mas convenhamos.. superar a original de baby qualquer um consegue. hehe

    abraço

    ResponderExcluir
  21. Fui pesquisar se tinha algo sobre ele postado no Brasil e adorei seu post sobre o Tyler!
    Encontrei o canal dele sem querer no youtube e me apaixonei, ele é muito talentoso e ajuda a lançar outros jovens com o mesmo talento!
    Achei ele incrivel!

    vamos torcer para ele ter sucesso porque ELE SIM merece!!

    ResponderExcluir
  22. Mt boa materia... Parabens

    ResponderExcluir
  23. Eu vi os vídeos dele e pesquisei no Google e achei algo nesse site (café c/ Notícias) sobre ele.
    Tyler é mto bom no que faz e faz melhor q váaaarios artistas q têm reconhecimento mundial. Fãs seguem artistas (principalmente no Brasil) pq são bonitos e 'cantam bem' e tal, mas, na verdade, não têm talento algum. As pessoas precisam saber o q é música de verdade. Esse rapaz sabe fazer música, cantar e tocar.

    ResponderExcluir
  24. Eu aaaaaaaamo os videos dele! To viciada nas músicas dele. Ouço todo dia!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, você não tem idéia da minha felicidade ao ver que o Tyler tá ganhando terreno aqui no Brasil!! Eu acompanho ele no youtube desde os seus primeiros vídeos e a partir daí torço sempre por ele e seus amigos, em especial a Julia e o Eppic, que são cantores incríveis também. Nunca desejei tanto ir à um país só pra assistir um show como eu desejo agora. Seria um sonho realizado ver essa equipe tão bem estruturada em cima de um palco agitando a galera. Parabéns à eles pela música de qualidade e à você, Wander, por expor o trabalho deles de forma tão positiva.

    ResponderExcluir
  26. AHHH SEMPRE FALO SOBRE ELE E A JULIA NO MEU BLOG, SÃO REALMENTE MUITO TALENTOSOS, MAIS ATÉ QUE O JUSTIN E VÁRIOS OUTROS ARTISTAS QUE ELES FAZEM COVERS

    ResponderExcluir
  27. Eu definitivamente amo o Tyler e a Julia...

    ResponderExcluir
  28. Eu já ouço o Tyler a cantar à muito tempo!! um dia fui ao youtube e por acaso ouvi-o a cantar, adorei logo a voz dele.. desde então, sempre que vou ao youtube, vou ver se ele colocou outro video!! Adoro quando ele canta com a Julia Sheer!! É só boa música!

    ResponderExcluir
  29. Não faz ideia do quão feliz eu fico em saber que Tyler está ficando conhecido aqui no Brasil. Sou completamente apaixonada por ele, por seus vídeos, sua voz, seu sorriso... Ele é maravilhoso no que faz, é extremamente talentoso e divertido. Eu faria qualquer coisa pra cantar com ele algum dia, não me canso de ouvi-lo e o faço todos os dias. Obrigada por divulgar um artista tão completo como Tyler. Sei que ainda vou conhecê-lo, nunca vou desistir disso. Adorei o que você escreveu sobre ele.

    Love, Bianca. (b_kaulitz@hotmail.com)

    ResponderExcluir