Armando Nogueira morre aos 83 anos

março 29, 2010

"Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance." Armando Nogueira (14/01/1927 a 29/03/2010).



O Brasil amanheceu mais triste nesta segunda-feira (29/03). Morreu, aos 83 anos, o jornalista Armando Nogueira. Desde 2007 ele lutava contra um câncer no cérebro. O sepultamento será nesta tarde e o corpo está sendo velado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Logo cedo, vários jornalistas, diretores e celebridades repercutiram a morte do jornalista pelo Twitter, lamentando essa importante perda para a história da imprensa brasileira.

Armando Nogueira, ao lado da também jornalista Alice Maria, foram os responsáveis pela implantação do telejornalismo nacional na Rede Globo - modelo que até então não existia no Brasil, com a criação do Jornal Nacional e do Globo Repórter. Conhecido por ser um homem de bastidores, ele sempre teve uma relação profunda com o esporte, tendo participado das Copas do Mundo, de 1954 até 2002, e das Olimpíadas, desde 1980 até 2004.

Natural da cidade de Xapuri, no Acre, mudou-se para o Rio aos 17 anos, onde construi a sua brilhante carreira jornalística. Armando Nogueira é formado em Direito e iniciou no jornalismo em 1950, no Diário Carioca. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, como as revistas Manchete e O Cruzeiro, além do Jornal do Brasil.

Apaixonado pelo Botafogo, Armando Nogueira escreveu dez livros, todos sobre esportes. Teve uma coluna reproduzida em 62 veículos do Brasil, um programa na SporTV, um programa de rádio e um web site. Era também proprietário da Xapuri Produções, que faz vídeos institucionais para empresas, para as quais também realizava palestras motivacionais.

Pioneiro, poeta, aviador, criativo, visionário e amante do futebol. Neste post obituário, o Café com Notícias presta a sua última homenagem àquele que fez história na imprensa brasileira e deixou a sua marca no telejornalismo: um salva de palmas ao jornalista Armando Nogueira! Vida que segue...




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Uma perda tremenda para o jornalismo e para a cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Tbm sinto muito com a morte dele. Um grande jornalista mesmo. E fico contente por você ter colocado isso no Café... Mostra a importância dele e o seu feeling por notícia. Sinto pelo comentário curto, mas não deixei de vir.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma perda tremenda para o jornalismo e para a cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Uma grande perda, Wander.
    Os textos de Armando Nogueira são incríveis e o trabalho que ele deixa ficará pra sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Grande profissional com a ética e moral inquestionáveis

    ResponderExcluir
  6. Justa homenagem meu caro Wander. É mais um ícone de nossa "Imprensa Tradicional" que sai da vida e entra para a História do Jornalismo.

    ResponderExcluir
  7. Homenagem muito bem feita e merecida, Armando Nogueira era um homem do Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  8. O que não se conta nesta história é a lição de ética que Armando Nogueira deu aos jornalistas e a todos nós quando se insurgiu contra a edição tosca, antiética e rasteira da edição do debate entre Collor e Lula. Por isso foi afastado do cargo de editor da Globo, passando a atuar apenas nas edições de esportes.
    O jornalismo, para ele, passava distante dos embates partidários e dos interesses mesquinhos que pautam a Globo. Por isso foi afastado e se afastou.
    Um grande jornalista que nos deixou uma grande lição.

    ResponderExcluir
  9. Uma salva de palmas. Grande jornalista.Grande cronista! Mais uma perda irreparável!

    ResponderExcluir
  10. Deve estar cse revirando no túmulo com as atuações pífias do Botafogo na Copa do Brasil! hehe

    Desculpa, não resisti à piada.

    ResponderExcluir