Tremor no chile traz destruição e deixa vários países em estado de alerta

fevereiro 27, 2010


Há um pouco mais de um mês do terremoto do Haiti, o mundo amanheceu, neste sábado (27/02), com a notícia de outro tremor de terra, só que agora no Chile. O terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter destruiu meio milhão de casas na região centro-sul do país e fez mais de 700 mortos. A tragédia ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes no Chile.

Em 1960, os chilenos presenciaram o maior terremoto já registrado: 9,5 graus na escala Richter, matando 5,7 mil pessoas. De acordo com o Jornal La Tercera, o terremoto deste sábado (27/02) deixou várias localidades do Chile sem luz, água, telefone, internet e já teve mais de 50 réplicas do tremor em várias regiões.
Veja os detalhes dessa tragédia na reportagem abaixo:





A cidade de Concepción, localizada a 500 km ao sul da capital Santiago, registrou a maior intensidade do epicentro e é considerado pelo governo chileno como uma zona de catástrofe. Segundo os sismólogos, o Chile fica em uma área chamada de "círculo de fogo". Esta região agrupa países do Oceano Pacífico e é responsável por 80% dos terremotos no mundo.


Veja também:

Relatos de quem presenciou o terremoto no Chile
Terremoto do Chile foi mais potente que o do Haiti

O mundo oferece ajuda ao Chile após terremoto

Tsunami gerado por terremoto no Chile atinge Havaí





Tsunami


A ilha chilena de Robinson Crusoé – que faz parte do arquipélago de Juan Fernandez, foi devastada por uma série de ondas gigantes e as autoridades estão a procura de 15 desaparecidos e cinco mortos neste arquipélago. Já o aeroporto internacional de Santiago ficará fechado por 24 horas para evitar o risco de uma nova tragédia com passageiros e tripulantes das aeronaves.

O Centro de Advertência para Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos ampliou o alerta para vários países da costa deste Oceano, como México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas. Em Talcahuano, no Chile, foram registradas ondas de 2,3 metros de altura. Já em Coquimbo e Valparaíso – também no Chile, foram medidas ondas de 1,3 metro de altura. Ondas de 3 metros foram registradas nas ilhas de Páscoa (Chile) e Galápagos (Equador).

O Havaí soltou um alerta de Tsunami por todo o país e uma onda gigante já é esperada pelo governo local. Os moradores da ilha foram acordados com o barulho do alerta neste sábado (27/02). Em função disso, a população e as embarcações foram retirados da área costeira. O aeroporto internacional de Hillo, que fica na parte litorânea, também foi fechado por tempo indeterminado.


Brasil


O tremor de terra, que durou cerca de 1 minuto na madrugada deste sábado (27/02), também foi sentido - em intensidade menor, em alguns países vizinhos do Chile e também no Brasil. O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu vários chamados para verificar pequenos tremores em muitos bairros da capital. Já a empresa TAM cancelou três voos entre São Paulo e Santiago.

E muita atenção para quem está a procura de notícias de familiares ou amigos que estão no Chile. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, basta entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, nos seguintes telefones: (61) 3411-8804 e 3411-8805, das 10h às 18h, (61) 8197-2284, entre 18h e 10h.


Internet


Ainda, com o intuito de ajudar nas buscas por notícias de familiares e amigos no Chile – devido ao terremoto que devastou o país neste sábado (27/02), a Google criou um aplicativo que oferece informações em inglês e espanhol para ajudar os internautas. Os usuários podem fazer buscas pelo nome ou por outras informações fornecidas por quem já utilizou o sistema de forma colaborativa. Para usar o aplicativo, acesse: http://chilepersonfinder.appspot.com

De acordo com a empresa líder de buscas na internet, até às 16h deste sábado (27/02), já havia 2.300 registros cadastrados no utilitário "person finder". Iniciativa semelhante foi tomada no caso do terremoto do Haiti, totalizando 58.700 registros. Alem disso, a tag #terremotochile, no Twitter, tem ajudado vários internautas na troca de informações, impressões e últimas notícias à respeito da tragédia que destruiu boa parte da nação chilena.



Fotos:
G1 e Agência Associated Press.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no
Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. e a revolta da natureza contra nos...são apenas avisos...temos que cuidar do nosso planeta...se não muito coisas ainda vai acontecer...

    ResponderExcluir
  2. O homem está se rebelando com a natureza,e a natureza contra o homem!

    dica: devemos repensar sobre os nossos hábitos,ou destruiremos o mundo em que vivemos,e consequentemente nós mesmos!

    se puder visite www.ameninax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O mundo esta perto do fim mesmo...em menos de 3 meses a terceira catastrofe com risco de tsunami!!
    mas isso e bom o povo merece!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigado por nos trazer mais informações a respeito do que esta acontendo no nosso planeta, ok.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Wander!

    De um momento para o outro, parece que o mundo está pisando em ovos, não é mesmo? Que calamidade. Que tristeza!

    Temos que misturar alegrias do cotidiano com tristezas como essas. Tô horrorizada com esse terremoto no Chile até agora!!!

    Seu post ficou nota mil!

    Beijos,

    Maria Souza

    ResponderExcluir
  6. Oi, Wander!

    Não tem jeito, eu sempre me lembro das palavras da minha professora de Geografia da 5.a e 6.a série, a profa. Lílian (que chamávamos, imagine, de "fuhrer" rs) que dizia o seguinte: as placas tectônicas estão em constante movimento.

    Portanto, é algo até "normal", mesmo que isso soe de forma insensível e indiferente.

    O que surpreende é o curto período em que terremotos e tsunamis vem acontecendo principalmente nesta região conhecida como "círculo do fogo". Ao menos no Havaí o alerta para a tsunami já foi cancelado.

    Mesmo assim o alerta deve continuar. A Costa Oeste dos EUA também não está "a salvo", sobretudo a região onde situam-se cidades com Los Angeles e San Francisco.

    E felizmente também o Brasil não está numa dessas falhas geológicas, embora o tremor do Chile tenha atingido em menor grau nosso país, sem danos.

    Bem, é isso. As notícias vão surgindo. E sempre fica a apreensão e a tristeza por inúmeras vidas perdidas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, é terrível ler sobre tantas tragédias. Seu post tá super completo, gostei de saber os detalhes. Até mais! beijos

    ResponderExcluir
  8. Queria saber o número de vítimas...
    Falaram que aqui em São paulo tremeu o centro, mas foi aquela coisa mínima.
    Acho estranho - mas de um estranho oriundo da minha ignorância ao assunto, e não o outro- só o Chile ter sido atingido na América do Sul.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  9. É infelizmente os fatores climáticos estão cada vez mais sérios.

    O homem é o principal causador disso

    ResponderExcluir
  10. que triste ficar sabendo disso..um país q ficou abalado estruturamente e agora com risco de abalos de novo...
    é muito triste...

    ResponderExcluir
  11. É muito triste ver mais um desastre natural como esse assim tão logo depois do ocorrido no Haiti. É o tipo de evento que não escolhe vitima, hora ou local. Por isso é nessas horas que vemos o quão curta e preciosa é a vida da gente, temos que aproveitar cada minuto.

    ResponderExcluir
  12. Eu não sei se o meu pensamento teria logica, mas, se a crosta terrestre tem temparatura altissima e formada por placas em cima de larvas, com o aquecimento global, elas estariam esquentando ainda mais, e, talvez por causa disso, provocando mais movimentação das placas e por isso terremotos.

    Se for isso, então, infelizmente fatos como esse ainda irão acontecer. Só resta mesmo aos paises (ainda mais o Chile com seu histórico de terremotos), se prepararem estarem sempre alertas.

    Parabéns pelo post, Wander!!!

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Ponto Retrô - A História de Pica-Pau

    ResponderExcluir
  13. Acontecer um terremoto no Chile seria algo "normal", já que ele se localiza bem próximo à divisão das placas tectônicas, mas é um terremoto no Chile, outro no Haiti, chuvas e deslizamentos incontroláveis no Brasil... a situação está ficando crítica!
    A natureza está devolvendo o que o homem faz com ela. :x

    ResponderExcluir
  14. Terremotos nãoa estão diretamente ligados a mudança climática em si e sim no movimento natural das placas tectônicas! lgumas pessoas ligam esse terremoto a isso, mas, não é...

    O Brasil sofre os efeitos climáticos, mas não terremotos em larga escala como o ocorrido no Chile! No máximo um tremorzinho de nada que é sentido por causa de epicentros a milhares de kilometros de distância!

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que aqui no Brasil por enquanto ainda não sofremos com muita intensidade os efeitos devastadores do desequilibrio ambiental,embora até tornados andem se formando aqui no RS.

    ResponderExcluir
  16. Caramba, costumo ler bastante, e essa é uma das melhores coberturas do terremoto que vi na internet! Parabéns ...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. nossa bellissimo cobertura
    gostei muito.
    fica triste do povo la.

    ResponderExcluir
  18. o mundo vai acabar, caro colega.

    abraço

    ResponderExcluir
  19. Quando entro aqui, pareço que estou num MINI G1 ou MINI NOTICIÁRIO DO TERRA, UOL, IG, adoro a organização e o conteúdo, parabéns!

    ResponderExcluir