Reportagem Especial - Maníaco de Contagem é preso pela Polícia

fevereiro 26, 2010



Vários meses de investigação e familiares que aguardavam ansiosamente uma resposta das autoridades. Nessa quinta-feira (25/02), a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu o pintor Marcus Antunes Trigueiro, de 32 anos – mais conhecido como o maníaco de Contagem, acusado de ter violentado e matado três mulheres na Região Metropolitana de Belo Horizonte e suspeito de ter feito o mesmo com outras duas.

O serial killer foi apresentado pela Polícia Civil à imprensa e está preso no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), no bairro São Cristóvão. Graças a um exame de DNA, foi possível confirmar que Trigueiro foi o autor dos crimes. Veja mais detalhes na reportagem abaixo:



Marcus Antunes Trigueiro é acusado também de ter participado, em 2004, da morte de um taxista em Betim. Ainda, segundo, a Polícia Civil ele foi preso em 2005 por roubo, mas não foram repassados á imprensa os detalhes deste crime. Outra fato curioso é que, apesar de estar envolvidos em outros crimes e ser foragido da penitenciária, Trigueiro não possui ficha criminal. As autoridades ainda não explicaram como o passado criminal do maníaco foi apagado. Os investigadores acreditam que é bem possível que o criminoso tenha feito muito mais vítimas pela Grande BH.


Veja também:

Entenda o caso do Maníaco de Contagem
Deputados visitam família de vítima do maníaco

Polícia define perfil do maníaco da Grande BH
Dona da empresa em que o maníaco trabalhava diz estar surpresa
Esposa do maníaco pode ser cúmplice



O criminoso que é evangélico, casado e pai de cinco filhos, era – de acordo com os familiares e amigos, uma pessoa acima de qualquer suspeita. Tímido, ele geralmente conversava com as pessoas sem olhar nos olhos e costumava pintar frases bíblicas nos lugares por onde passava. Trigueiro é branco, estatura mediana, moreno, olhos claros e bem aparentado. Suas vítimas eram sempre mulheres bonitas, morenas e que trabalhavam no comércio.

De acordo com o delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida, o maníaco de Contagem pode ser condenado a um século e meio de prisão. “Como cada crime ele pode pegar 30 anos de prisão, a estimativa chega a ser 150 anos. Mas, infelizmente, pela nossa legislação ele deve pegar apenas 30 anos em regime fechado”, explica. A Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds) informou que Marcus Antunes Trigueiro está sob isolamento dos outros detentos, pois há risco que ele possa ser agredido na cela por conta da repercussão do caso.


Psicopatia


Frieza e nenhum remorso aparente pelos crimes praticados. Mas, será que existem pessoas assim? Infelizmente, sim. É o que detalha a médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e Silva em seu livro “Mentes Perigosas”, que figurou na lista das obras mais vendidas em 2009.

Na publicação a psiquiatra mostra para o leitor que o psicopata não é só aquele que comete crimes hediondos como o do maníaco de Contagem, preso nesta semana pela Polícia Civil mineira. “Os psicopatas não são necessariamente assassinos. Eles geralmente estão envolvidos com transgressões sociais, como tráfico de drogas, roubos, estelionatos, fraudes, etc. (...) Se existe uma ‘personalidade criminosa’, esta se realiza por completo no psicopata”, trecho do livro “Mentes Perigosas”, página 129.


Imprensa


Na manhã dessa quarta-feira (25/02), a Rádio Itatiaia deu em primeira mão, com total exclusividade, a confirmação do exame de DNA que comprovou que Marcus Antunes Trigueiro, de 32 anos, é mesmo o maníaco de Contagem. A informação pegou toda a imprensa de surpresa que passou horas na porta da Delegacia de Investigação, no bairro Lagoina, a espera de alguma declaração dos investigadores.

Desde o dia anterior, a rádio deu vários furos durante a cobertura e dedicou todo o seu noticiário à cobertura do caso. Ponto para o jornalismo da Itatiaia pelas boas fontes e pelo furo de reportagem na apuração do caso.

Em tempo real, o Twitter do Café com Notícias fez ampla cobertura do caso do maníaco de Contagem. Na internet, foi o primeiro espaço a repercutir a informação dada pela Rádio Itatiaia e repassar detalhes da apreensão do suspeito e da entrevista coletiva realizada pela Polícia Civil.

Outro destaque que merece elogio foi a cobertura do Portal O Tempo Online que, na internet, foi um dos primeiros espaços a focar toda cobertura da equipe de jornalismo para o caso do serial killer, divulgar fotos e vídeos da apresentação do maníaco à imprensa, entrevistar as vítimas, vizinhos e a dona da empresa em que Trigueiro trabalhou.

Já na TV aberta, a TV Alterosa furou todas as concorrentes ao transmitir ao vivo a entrevista coletiva da Polícia Civil e a apresentação do criminoso. Pelo fato da TV ter um alcance maior na sociedade, o telespectador pôde ver a cara do criminoso e saber mais detalhes da prisão e da investigação do caso em tempo real. Já as outras emissoras não alteraram a programação e resolveram não ampliar a cobertura do caso além dos noticiários.

Em contrapartida, a Rádio Itatiaia que se destacou por ter dado o furo de reportagem sobre o caso, não entrou ao vivo durante a entrevista coletiva, nem a transmitiu. A rádio preferiu exibir o programa esportivo na íntegra e só depois, já no Jornal da Itatiaia – 2ª edição, resolveu repercutir o caso, trazendo várias informações com exclusividade a respeito das investigação que sucederam a prisão do maníaco de Contagem.



Vênus platinada


Estranhamente, o jornalismo da TV Globo não quis dar muito espaço a prisão do maníaco de Contagem, como as concorrentes deram. Apesar de muitas emissoras de TV tratarem o caso com bastante sensacionalismo - e explorando a prisão de forma exaustiva, durante boa parte dos seus noticiários, a Globo se manteve aquém e preferiu picotar as informações durante o seu noticiário local.

Já no âmbito nacional, o descaso com a pauta da prisão do maníaco de Contagem foi ainda mais gritante: o Jornal Nacional se limitou a dar uma nota coberta sobre a prisão, ignorando o caso de um serial killer ter atuado por mais de uma ano na Grande BH, ter feito vários vítimas e da cobrança que houve da população e imprensa para que as autoridades resolvessem o caso.


Observação: as empresas de comunicação citadas nesta matéria, caso citam necessidade, estão convidadas a enviarem um direito de resposta que será publicado na íntegra.




Fotos: Diários Associados / Portal Uai.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

20 comentários

  1. Olá Wander. Excelente matéria sobre o manáico de contagem.

    Gostaria de dá minha opinião com relação a prisão desse indivíduo:
    Apesar de todo o movimento que a população mineira fez para que a polícia desse uma resolução ao caso, infelizmente nossa justiça não faz jus a força que a nossa sociedade tem. Apesar desses teóricos 30 anos de prisão, sabemos que esse cidadão ( se é que podemos chamá-lo assim) não passará nem 10 anos preso. Infelizmente é assim que funciona, e eu sinceramente, não acho que um dia esse sistema de justiça brasileira irá mudar. Como pode uma pessoa perigosa nesse nível, que já matou e passou pela polícia várias vezes não ter se quer ficha criminal? Apesar de ter agido ( nesse caso com a ajuda da população) certo. A polícia mineira deve ter maior cautela e cuidado com a documentação dos presos, pois quem é que sabe se outros que estão foragidos também tiveram suas fichas criminais "desaparecidas"?

    Fica um alerta para a população mineira.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander!!!
    Excelente postagem, muito bem elaborada e explicada. Parabéns!!!
    Olha coloquei seu banner em meu Blog Ok...
    Obrigado pelo comentário!!!

    www.portal-fortimtour.com

    ResponderExcluir
  3. Cara, tá "tudo mto lindo"
    Mas um dia esse [nau tem nem nome] infeliz vai sair da prisão e vai saber qntas barbaridades mais cometer ¬¬

    As coisas precisam muito mesmo melhorar aqui no Brasil!!

    PS.: não gosto de café, mas as notícias 'está ótima'!! :D


    Z.K. The Secret Letters

    ResponderExcluir
  4. Seu post é ótimo, super informativo!!

    Pena que as coisas não funcionam tão bem aqui no Brasil, daqui a pouco no dia das mães ele ta de volta!! ^^

    Parabéns pelo blog!

    http://pedrolusi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wander!
    Graças a Deus conseguiram identificar e prender este serial killer. Fiquei sabendo do caso pela BAND há muito tempo e achei absurdo a falta de interesse da Globo. Um caso que mereceria destaque semelhante ao que teve o Maníaco do Parque na época, pois se tratam de crimes hediondos e de certa forma similares.
    Surpreendente o fato do criminoso ser casado e pai de cinco filhos! Que loucura.
    Espero agora que a justiça seja feita e o mantenham na prisão sem o direito absurdo de cumprir 5, 6 anos e sair em semi-aberto o que seria mais uma vitória da impunidade. E o porque da ficha criminal estar limpa mesmo com passagens anteriores pela polícia precisa ser muito bem investigada! Um "detalhe" gravíssimo que mete ainda mais medo.

    Abração

    ResponderExcluir
  6. Não me conformo de ainda dizerem "Pai" de familia?? Em algum momento ele pensou em algum dos 5 filhos ou na suposta esposa??
    Evidente que não...
    Beijo!!! Adorei o Blog ja estou seguindo pra ficar por dentro das noticias.

    ResponderExcluir
  7. As ruas vão estar mais tranquilas. Infelizmente, o sistema carcerário é falho e ele vai poder sair eventualmente.

    Verball
    Siga-nos no @BlogVerbALL

    ResponderExcluir
  8. Menos um nas ruas. O que devemos estar cientes é que muitos outros ainda estão por aí e o pior, a maioria não suscita suspeitas nenhumas de seus atos sórdidos.
    Até mais,

    ResponderExcluir
  9. Oi Wander!

    Parabéns pela cobertura no Twitter dos últimos acontecimentos da nossa querida capital mineira.

    Essa semana foi fora do comum, não é verdade? Greve de ônibus, maníaco de Contagem preso, avião bimotor que cai na serra do Curral. O que será que falat acontecer?

    Mas, de qualquer modo, você está de parabéns por criar um espaço jornalístico ímpar na imprensa mineira e o fazê-lo com uma qualidade editorial de dar inveja em qualquer portal de notícias.

    Tb não concordo com o pouco espaço pela Globo e o dascaso que ela trata as pautas fora do eixo Rio - São Paulo. O Brasil é amplo e prisão do serial killer da Grande BH merecia uma reportagem espacial no Jornal Nacional, no mínimo.

    Vir aqui no Café com Notícias é sempre o sinônimo de ficar bem informado e ser convidado para fazer reflexão dos temas expostos.


    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. esse é o cara que se escondeu embaixo da cama quando a polícia chegou?

    Guri, adorei teu ost - esclarecedor e detalhista.
    Parabéns pela escrita.

    Abraço,
    http://gritosquenaodei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não sei nem o que dizer dessa coisa ¬¬
    O que adianta, prendem ele.. e depois o soltam novamente, pra ele fazer mais merd*s.

    Mas é sempre assim.. eu já não confio em ninguém mesmo...

    comenta/segue o meu .-.
    www.kernstorge.blogspot.com

    ;*

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que horror, me admira pela religião dele, conheço poucos evangélicos que cometeram atos desse gênero.
    Me revolto, pois tenho uma prima que sofreu num caso como este, então sei o que a família das vítimas está passando.

    ResponderExcluir
  13. Pois é... é impressionante saber que um cara tão religioso e pai de 5 filhos seja o assassino que espalhou terror pelas ruas de Contagem.

    Agora, sobre a cobertura da Globo, não fico nada surpreso com isso. Como eu disse no Twitter, a "vênus platinada" parece ter algum desgosto com Minas, visto inclusive na área esportiva. Em Rio de Janeiro e São Paulo, a final da Libertadores de 2009 (quando o Cruzeiro disputou com o Estudiantes) não foi transmitida, preferiram transmitir jogos de Fluminense e Corinthians.

    É uma pena, um órgão que se diz tão nacional, tratar com tão pouco caso regiões de fora do Eixo...

    ResponderExcluir
  14. Pena de morte no Brasil deveria ser legalizada, não há nada melhor do que uma punição justa ao crime ediodo, como a sodomia com menores.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente, esses casos de serial killer's, psicopatas ja se banalizaram... As pessoas já não se assustam com notícias desse teor, a sociologia poderia explicar o porquê da sociedade reagir dessa forma, ou melhor, não reagir diante de fatos como este. Eu não assisto aos jornais, pq não quero dar audiencia para a violência, nao gosto de violência gratuita e sei que coisas boas acontecem, apenas não são notícia.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que conseguiram prender o maníaco...

    ResponderExcluir
  17. Vai entender o que se passa na cabeça desse cara... uma vida estabelecida, uma família... frequentador de uma igreja... a mente humana é mesmo indecifrável!
    O que será que transmitia a ele essa sensação de eterna impunidade? Será que pensava mesmo que nunca seria pego? ¬¬

    E qto ao jornalismo Global... bem, já está mais do que implicito que eles sõ transmitem aquilo que lhes proporcionaram algum tipo de retorno... do contrário, é simples notinha mesmo e já era...

    ResponderExcluir
  18. Pois é, Wander: depois, quando eu critico, você diz que estou exagerando...

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA!

    TAMBEM SOU FÃ DO CARLOS VIANA..GOSTO MUITO DO TRABALHO DELE...MAS, APESAR DE ALGUMAS GAFES..A ULTIMA FOI NESSE DIA 02/03/10 QUANDO FEZ UM COMENTARIO SOBRE O MANIACO QUE MAIS PARECE UM MOSTRO DISFARÇADO..DIZENDO QUE O CASO DELE FOI UMAA FATALIDADE...

    DEVERIA DIZER QUE...ESSE CASO FOI UM EXEMPLO DO TOTAL DESPREPARO DA POLICIA EM GERAL...DIGO TODOS DESTE CIVIL ATE MILITAR..O SISTEMA EM GERAL...ESSES E APENAS UM CASO QUE CHEGOU A TONA...O CARA TA MATANDO TEM UMA DECADA.. E NINGUEM PRA FAZE NADA...FALA SERIO..ISSO SE CHAMA INCOMPETENCIA ...JA QUE NAO ME ATINGE ENTAO ME DESCULPE..PROBLEMAS SEU...E POR AI VAI...

    UM BANDO DE PESSOAS DESPREPARADAS..SEM VONTADE NEHUMA DE AJUDAR..ENTAO A CONSEQUENCIA SEMPRE SERA ISSO...ENTAO SEU CARLOS VIANA...DIGO MAIS...A NOSSA POLICIA PARECE QUE E A MELHOR QUANDO QUER SER..ENTAO VAMOS VOLTAR NOSSA REALIDADE..E COLOCAR A MAO NA FERIDA...E VE ONDE ESTAR O PROBLEMA

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  20. FDP!!! Me desculpe a deselegância, Wander, mas o FDP foi inevitável! Nada justifica as ações que pessoas desse tipo cometem e, infelizmente, muito mais do que supomos.

    Os bastidores do crime e da violência são muito menos divulgados do que imaginamos. Sei disso. Conheço alguns casos que parecem mais filmes de horror. Todos sem repercussão na mídia, como se fosse a coisa mais "normal" do mundo. Eu não entendo o que passa na mente de pessoas que cometem crimes assim. Aliás, qualquer tipo de crime. Não justifica!

    Quanto à repercussão na mídia desse caso especificamente, não sei porque a indignação com a globo. Já era de se esperar...

    Mas, enfim...

    Eu desejo, do fundo do meu coração, que justiça seja feita. E desejo também que as famílias que foram vítimas desses crimes desumanos recebam amparo e acolhimento nesse momento de, no mínimo, muita dor e revolta. Não deve ter sido fácil ver o rosto do assassino frio e calculista. Não mesmo.

    ResponderExcluir