Chuva forte deixa São Paulo e Paraná em estado de caos

fevereiro 02, 2010



Entra ano e sai ano, as grandes metrópoles do Brasil sempre aparecem nos noticiários castigadas pelas fortes chuvas do verão. Em Janeiro, São Paulo se superou. Basta ligar a TV no final da tarde – ou em qualquer telejornal nacional, que veremos a capital paulista completamente alagada. São imagens que impressionam e nos faz pensar que os paulistas vivem momentos de caos.

Equipes de reportagem são deslocadas para fazerem a cobertura jornalística de alguns bairros de bote, canoa ou barco. Não é exagero! No último domingo (31/01), o Fantástico, da TV Globo, trouxe uma matéria feita pela jornalista Mariana Ferrão que mostrava de perto a realidade de centenas de famílias ilhadas nos bairros ou em vias públicas tentando ir para o trabalho. Clique aqui para conferir a reportagem. Até o fechamento desta edição, são 29 pontos na cidade completamente alagados, de acordo com a Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).


Veja também:

Especial Chuvas 2010 da Folha Online

Chuva provoca alagamentos na Grande SP

Sobe para cinco o número de mortos pela chuva no Paraná



Em janeiro, o Jornal da Record, da Rede Record, trouxe uma série de reportagem chamada de "Diário da Enchente". Nela, o repórter Lúcio Sturm se mudou para um bairro de São Paulo, junto com a equipe de produção, para retratar de perto como vivem os moradores daquela região no momento do alagamento. Assista o resumo dessa reportagem narrada pela jornalista Luciana Livieiro:





Mais chuva


Outro Estado do Brasil que sofre com os problemas da chuva é o Paraná. Lá, as chuvas superaram mais que o dobro da média de precipitação do ano passado, segundo a meteorologia. De acordo com um balanço divulgado pela Defesa Civil são 18.343 pessoas afetadas em 20 cidades paranaenses. Dessas, 2.653 pessoas estão desalojados (estão em casas de amigos e parentes) e 1.303 desabrigados (dependem de abrigos públicos).

Também há registro de 12 pessoas feridas em decorrência das chuvas no Paraná, além de 1.207 casas danificadas e 98 casas destruídas em todo o Estado. A recomendação das autoridades é que as pessoas que moram em áreas próximas às encostas tenham mais atenção e que deixem esses locais se houver risco de desabamento ou deslizamentos.

Se não mudarmos a nossa mentalidade a respeito da devastação ambiental e as suas consequências nas mudanças climáticas, a sociedade vai continuar pagando um preço muito alto. Está mais do que na hora de repensarmos as nossas atitudes.


Fotos:
Folha Online e Portal Uai.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no
Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Eu queria saber o que está acontecendo. Eu nunca vi tanta chuva na vida e muito menos tanta desgraça ao mesmo tempo. Seria algum recado?

    ResponderExcluir
  2. O pior é que além dos infinitos problemas estruturais de obras megalômanas da capital de SP e da falta de educação do povo que entope as galerias de escoamento de águas pluviais...

    Parece que São Pedro está querendo sacanear o seu colega de santidade e mandando uma quantidade recorde de chuva.

    Em um mês já choveu metade do previsto para o ano!

    Mais um recorde para os paulistas se orgulharem.

    ResponderExcluir
  3. Um ano que os paulistanos vão custar para esquecer, e o crescimento não planejado das
    construções em areas improprias agrava mais e mais o problema. O poder publico tem obrigação de melhorar as condições de muitos moradores, mais há lugares sem solução. E São Paulo não para de crescer: não pode parar...

    ResponderExcluir
  4. Realmente... Desde o iniciozinho do ano que só ouvimos tragédias relacionadas! Começou com os deslizamentos, terremotos e... chuva!
    Em apenas 4 anos, começarão aqui no Brasil os maiores eventos esportivos -- Muita Estrutura --
    enquanto até agora não se ver estrutura para aguentar-se chuva!
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  5. cara eu fico triste que
    o nosso prefeito nao faz nada
    por povo da vila romana.
    so promete no dia da campanha
    e foda.

    ResponderExcluir
  6. A natureza só tá querendo de volta o que homem tomou pra si.

    ResponderExcluir
  7. Sou de SP e moro na zona oeste, local que está sendo muito castigado com as chuvas...são mais de 40 dias de chuvas fortes e muito desespero.

    ResponderExcluir
  8. pior disso tudo q eu vi no jornal nacional que disseram q em 2020 tudo estaria resolvido ..exatamente daqui a 10 anos

    ResponderExcluir
  9. São Paulo ta sofrendo com a chuva infelizmente.. e aqui no RJ um calor insuportavel
    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/
    comenta, post novo

    ResponderExcluir