Café Rapidinhas – Censura, crítica, Sobrenatural e audiência

dezembro 03, 2009



Qual o seu tipo de café preferido? O quadro Café Rapidinhas está de volta. Entre e fique à vontade! Vá na cozinha, escolha o seu café preferido e fique bem infomado.


Café de Luto: Essa semana tem sido complicada. Tivemos uma seqüência de notícias de falecimento que tem me deixado um pouco assustado, sem brincadeira. No domingo tivemos uma baixa na blogosfera e no jornalismo. Na quarta-feira (02/12) perdemos o locutor Luiz Lombardi Neto, mais conhecido como Lombardi, cuja voz foi companheira do apresentador Silvio santos, no SBT, durante toda história da emissora. Na madrugada do dia seguinte (03/12) morre a atriz Leila Lopez, eterna professora Lu, da novela “Renascer”, da TV Globo. Um dos seus últimos trabalhos mais conhecidos foi o filme pornô “Pecados e Traições”. Fica registrado aqui os pêsames aos fãs, familiares e amigos. Vida que segue...

Café Censurado: A tradutora e revisora @claudiamello foi processada após escrever em seu blog não ter gostado de uma consulta médica. No post ela descreve a consulta alegando descaso do médico ao atendê-la. Interessante observar é que, ao invés de se pedir um direito de resposta ou Conselho de Medicina investigar a denúncia da paciente feita ao médico, Claudia foi condenada a pagar uma indenização por falar a verdade. Desse jeito, tenho a impressão que os tempos de censura estão de volta. A ditadura ainda não acabou! Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Café ameaçado: E por falar em censura, parece que ela está com todos os olhos virados para a blogosfera. Recentemente, a jornalista @thaispacheco foi ameaçada de processo em seu blog por um comentário anônimo ao escrever um post crítico a uma campanha institucional do Governo de Minas Gerais. O anônimo dava a entender pertencer à equipe de Aécio Neves. Clique aqui para ler o post e tire as suas próprias conclusões.

Café in Série: A série "Sobrenatural" (Supernatural – CW TV, Estados Unidos) exibida no SBT, tem sido uma grata surpresa no horário nobre, de segunda a sexta-feira, às 21h15. Para quem gosta de suspense na medida certa e assuntos espirituais, a trama é um prato cheio. A série conta a história de Dean Winchester (Jensen Ackles) e Sam Winchester (Jared Padalecki), dois irmãos que lutam contra criaturas cuja existência é desconhecida pela maioria das pessoas. Os irmãos Dean e Sam viajam pelo país, num Chevrolet Impala de 1967 preto, investigando situações sobrenaturais e outras ocorrências inexplicáveis, muitas delas baseadas na crença popular, mitos e lendas urbanas americanas. Vale a pena conferir!

Café no IBOPE: Depois de exibir uma matéria no "Domingo Espetacular" criticando os métodos do IBOPE e o seu repentino apagão no domingo (22/12) – dia de acirrada disputa pela audiência entre as emissoras de TV aberta, a Rede Record proibiu, por tempo indeterminado, que a sua assessoria de imprensa divulgasse os números conquistados pelas suas atrações.

Café no IBOPE II: Mas parece que isso durou muito pouco. Foi só perder audiência para a série “Sobrenatural”, no SBT, e a novela global “Viver a Vida”, a direção da Record resolveu, mais uma vez, "fazer hora" com o telespectador. Agora, a segunda temporada do reality show “A Fazenda” entra às 20h50 e as 22h15. Com isso, os fãs da novela “Poder Paralelo” e “Ídolos” estão “madrungando”, literalmente. Televisão é hábito e o público não é trouxa! Assistir um programa todo dia em um horário diferente não dá! Como a edição da faixa das 22h tem dado mais audiência, provavelmente o telespectador vai ficar refém da grade instável da Record.

Café Esperto: Como a nova onda do momento é processar quem fala a verdade, o Café com Notícias abre espaço para o direito resposta das partes que foram citadas neste ou em qualquer post. Não se trata de medo, nem nada disso. Sei dos meus direitos como jornalista e blogueiro, viu!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Olá, Wamder!

    Infelizmente, não vivemos ainda em um país sério e verdadeiramente democrático. Pessoas utilizando-se de seu poder maior do que o da outra parte amedronta, coloca meda e agride sem chance de defesa. A nossa justiça finge que faz justiça, mas é somente enganação. Somente quem tem muito dinheiro e/ou poder consegue se impor. Eu tenho esperança e vou lutar para que possamos viver no Brasil sério e democrático.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu ver se entendi, ela foi processada por dizer publicamente que não estava satisfeita como consumidora?
    Coitada da moça, não deve ter contratado um advogado bom.

    Ps.: Espero que o advogado dela não me processe.

    ResponderExcluir
  3. Minha Nossa Senhora... pra que anta baburdia no meio da blogosfera???
    To colocando um ziper na minha boquinha. Agora só vou falar de futilidades, o que acha??
    rsrsrsrs
    Que nada. Absurdo. Temos que protestar sempre sobre essa coisa horrenda que é a censura!!!

    ResponderExcluir
  4. Wander, fui no blog da sua amiga e comentei lá, porque me irrito com gente burra que não sabe o que é democracia e muito menos liberdade de expressão. Direito de resposta é um direito de todos, e acho o certo a ser feito, mas cara, o povo não é burro assim, ele sabe o que realmente acontece. Não se pode viver num mundo de maravilhas, tudo tá muito cinza. Essa briga dos políticos com os bloguieros e jornalistas é ridiculo. Eles são mal preparados para a cibercultura e têm medo do feedback real, soma de votos não quer dizer muito, afinal uma boa parte ainda é comprado. E não tenho medo de dizer isso porque em todas as cidades que conheço funcionam assim. Políticos dando dinheiro em troca de voto ou promessas que nunca foram cumpridas. Dá pra levar a sério essa corja? Conheço um deputado que entrevistei que foi incrivel e me luta realmente pelo que importa e disse que se sentia triste por ver um povo intelectualizado e descrente da política, mas como ele disse também, é algo cultural. Infelizmente. Não vou dizer o nome do deputado porque pode parecer que eu apoio alguém, mas posso dizer que meu voto é dele. Foi o único político a dizer que esse meio é sujo. Ele já foi quase morto várias vezes, diversos atentados. Olha como é . Quem tenta fazer o certo sofre. É um crime botar uma pessoa de bem no poder? Esse é o reflexo do país, um lugar que me enoja muitas vezes porque não há realmente uma legislação correta. Sou a favor do curriculo mínimo para o legislativo e nada de cargos vitalicios para o judiciário. Bem, deixa eu ir, depois a gente se fala. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Amigo,

    Essa questão da blogosfera estar sendo cada vez mais visada, é bom e ruim ao mesmo tempo. A parte ruim é que a censura velada que estão fazendo pode inibir alguns blogueiros de se expressarem livremente. Isso não pode acontecer!!! Eu costumo dizer por aí que a blogosfera verdadeiramente é "a voz do povo" gritando para o mundo. É ou não é verdade?

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Wander... as coisas estão tomando proporções muito esquisitas no que diz respeito a liberdade de expressão. É um assunto verdadeiramente preocupante.

    Por coincidência (levando em consideração o processo que Rubinho Barrichello moveu contra o orkut por se sentir 'ofendido' por algumas comunidades lá) postei um assunto semelhante no meu blog, justamente por temer essa nova onda exagerada do processa ali, processa acolá!

    É isso mesmo? O direito de expressão tá em extinção no Brasil? Acabaram com a democracia e esqueceram de avisar as pessoas de opinião?Registro minha solidariedade aos blogueiros. Me entristeço quando fico sabendo de casos como esses que citou aqui!

    Deve ser por isso que ao invés de falar alguma coisa publicamente, as pessoas estão preferindo publicar vídeos comprometedores na web... só que desse jeito o resultado é ainda pior pra quem cometeu o 'delito'...

    Realmente é bem preocupante esse tipo de acontecimento (cada vez mais recorrente). Aproveito e convido você e seus leitores a darem seguimento a discussão lá no "Contatos Imediatos", no post 'LIBERDADE E EXPESSÃO X DANS MORAIS' (http://dapoesiaaocaos.blogspot.com/2009/11/quinta-do-caos-liberdade-de-expressao-x.html)!

    Não podemos nos calar.

    Obrigado pela visita... estou de volta também! Adoro seus textos!

    Apolinário Júnior.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Wander!
    Vim tomar meu cafézinho de liberdade!
    Estou abismada com a tentativa de calar a liberdade de expressão.
    Beijos é ótimo final de semana!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  8. Olá Wander,

    Esse negócio de censura na blogosfera, tem me deixado extremamente preocupada. Não sei ao certo, até onde temos nossos direitos de "liberdade de expressão" garantidos. Já li alguns casos de processo, em que o blogueiro foi obrigado a pagar indenização.
    Embora afirmem que internet é terra de ninguém pois, não há uma lei específica...creio que não é bem assim...as coisas já não estão funcionando dessa forma.
    É preocupante...
    Beijosss, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. gosto desse quadro...
    É, na blogosfera tem o lado ruim e o bom...
    Pra mim a fazenda está sendo um fiasco... deviam colocar uma coisa mais diferente e não aquelas provas convencionais de realitys show

    ResponderExcluir
  10. Cara fiquei idignado com a noticia da blogueira que foi processada, como pode você publicar sua opinião, e ser condenado por isso! Cade o direito de nós termos opiniões?

    ResponderExcluir
  11. Complicado. Sou a favor da liberdade de expressão, mas com ética e bom senso.
    Tomar cuidado no que se escreve no seu blog e no blog alheio é essencial.

    ResponderExcluir
  12. Ola Wander, qto tempo!!! Desculpe pela ausencia, mas agora, mais sossegado da facul (exceto pela ansiedade em saber das notas), volto a blogosfera e para blogs que eu adoro visitar, como o seu.

    Lamento as mortes de Leila Lopez e do Lombardi. Creio eu que o Silvio deve ter sentido muito. O filho dele é locutor também, se nao me engano...

    Qto a censura, sinceramente, achei absurda também. É um desabafo de consumidora, nao deveria ter sido levada para o lado pessoal a ponto de virar processo. E mais, nao deveriam tê-la censurado como foi feito... talvez queiram, ao meu ver, no fundo, tirar da blogosfera a liberdade de expressão de que se dispoe aqui para criticar quem desejamos... quero ver se irao processar alugum blogueiro que só posta coisa inuteis e baixas mesmo sabendo que podem ser desrespeitosas com o leitor e nao levam a nenhuma reflexão...

    Por fim, quando a Record anuncia um novo programa e num tal horário, sempre mudo de canal cerca de meia hora depois. E ainda sim, ainda nao estava passando. Mais respeito com o telespectador por favor!!! Ou acham que a gente tem disponibilidade de horario 24h por dia?

    Parabéns pelo Café rapidinhas. Eu adoro porque aborda vários assuntos ao mesmo tempo.

    Abçs!!!

    Hehe, vc falando em ausencia, e eu justificando a minha...rsrs Tava com saudade desse blog, mas agora estou de volta!!

    Dentre essas trevas todas há pelo menos uma luz, uma vela ces: a sua sinceridade. Isso pode ter certeza, é uma virtude.

    Abçs!!!

    Agora, convido você a conferir essa história:

    IMORALIDADES

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Atualizado!!

    ResponderExcluir
  13. Eu li outro dia sobre um jornalista que foi processado. Parece que uma freira o processou.

    E também foi por causa de um comentário anônimo.

    tipo... COMO ASSIM?

    ResponderExcluir
  14. Ô, meu amigo querido, censura é o que parece estar em pauta agora, né? E o que aconteceu com o Estadão? Tá todo mundo indignado, e hoje parece que revogaram o pedido do Fernando Sarney. Assim não dá, que tempos são esses, minha gente? Não era nem para a gente estar discutindo isso!

    Eu assistia o Sobrenatural, na Warner há uns dois anos. A série é legal sim, assino embaixo.

    A Record agora é que está com a grade instável, é? rs Essas televisões... Infelizmente, a briga pelos primeiros lugares é de poucos e aí acabam fazendo essa marmelada toda, né?

    Muito importante vc abrir o espaço para o outro lado se defender, viu? Isso sim é gesto democrático.

    Beijo cheio de carinho!

    ResponderExcluir