Marcelo Tas faz palestra no Uni-BH

novembro 26, 2009


"Existe uma gigantesca oportunidade na frente de vocês sobre a internet e sociedade". Marcelo Tas, em palestra no Uni-BH.



A internet revolucionou o modo como o homem se relaciona com o mundo. Hoje, todos nós somos produtores de conteúdo. A internet que, até bem pouco tempo atrás era usada apenas para produzir, agora está também sendo usada para dar ouvidos às vozes da sociedade.

Foi com essas explicações que o jornalista, blogueiro e apresentador do programa CQC, da TV Band, @marcelotas comandou, na noite da última quarta-feira (25/11), em Belo Horizonte (MG), no @unibh, uma palestra sobre internet e redes sociais. Logo em seguida, Tas fez o lançamento do livro "Nunca antes na história deste País", em evento aberto ao público com direito à noite de autógrafos.

Com intuito de mobilizar o público para a palestra do @marcelotas, o @unibh criou o hot site Tas No Uni-BH que sorteava convites para a palestra e convidava os internautas a utilizarem a hashtag #tasnouni nas conversas postadas no Twitter para formar uma comunidade em torno dos interessados no evento.

Além disso, o hot site disponibilizou um aplicativo gratuito no qual o twiteiro poderia colocar na sua foto de avatar um ícone que o identificava como apoiador da visita do Tas ao Uni-BH. Em breve, o blog @pimentasdoreino irá publicar uma entrevista exclusiva com @marcelotas. Aguarde! Clique aqui para conhecer o blog.

O @cafecnoticias agradece o convite ofertado pela jornalista e Coordenadora do curso de Jornalismo do Uni-BH, Lorena Tárcia, para assistir a palestra "Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital", exclusiva para alunos da instituição. Muito obrigado!


A Palestra


Com auditório lotado de universitários e profissionais de Comunicação, @marcelotas começou a palestra falando da sua experiência com a internet e a forma como a mesma vem se adaptando a cada ano. Tas é formado em engenharia, chegou a cursar Comunicação Social na USP, mas não conclui o curso. Começou a usar a internet em 1988, em uma universidade norte-americana, quando fazia o curso de Cinema e TV.

Ele contou que logo ficou interessado em um departamento de “mídias interativas” que estava começando a ser formado na faculdade e pediu autorização da faculdade para fazer extensão nesse setor. Foi lá que ele usou a internet e teve a sua experiência com o e-mail. Assim que retornou ao Brasil, ficou frustrado pela internet ainda não ter chegado ao país.

Tas conta uma passagem muito engraçada de um amigo dele bancário ter o convidado para um almoço com o chefe dele para falar de internet. O tal chefe não o deu ouvido e acreditou que ele falava de uma coisa completamente absurda e que não teria nenhuma serventia para uma empresa.

Hoje, é quase impossível pensar numa empresa – quiçá um escritório, sem computador e internet. Essa breve história que o @marcelotas contou nos serve de alerta, pois estamos numa década de revolução do uso das redes sociais, onde muitos não querem admitir a sua importância para os meios de comunicação.


Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que fulano de tal perde horas mexendo com internet e que não ganha nada a curto prazo? A palestra de Tas confirmou algo que sempre acreditei: as pessoas e, principalmente, os jornalistas ou comunicadores, precisam parar de ter "medo" de usar a internet e experimentar mais as suas possibilidades, sem deixar de lado o bom senso.

De acordo com @marcelotas estamos com uma oportunidade de ouro de participar dessa revolução midiática e fazer parte dela de forma mais ativa, e não só como espectadores. Podemos conversar com várias pessoas ao redor do mundo em tempo real e criar uma rede de contatos única. Qual geração teve isso? A nossa. Pessoas mobilizam umas as outras e criam comunidades de troca de conteúdo. E a tendência é evoluir cada vez mais...

E o melhor: não dependemos mais do outro para receber informação, pois ela está a um clique do que queremos. Temos espaço para falar, ouvir e ser ouvido. O Jornalismo está mais perto do público e o jornalista não depende mais de um veículo de comunicação para produzir conteúdo. Tas ainda alfinetou as escolas de proibirem o uso da Wikipédia, ao invés de incentivar os alunos a criarem verbetes de compartilhamento de conteúdo autoral ou científico.

Tas citou o Twitter como uma rede atual onde se é possível obter respostas a partir da interação entre usuários em tempo real. Além disso, ele provou que nem todos os usuários tem humildade para aceitar críticas no microblog.

"O Twitter vai matar o jornalismo covarde", disse o jornalista ao citar o exemplo da indústria das placas de Curitiba em São Paulo. Tas contou que postou uma foto em seu blog de um carro da prefeitura da capital paulista que tinha sido placado em Curitiba.

Em resposta, a prefeitura soltou um nota em que não se explicava com detalhes, mas que não concordava com as informações do Blog do Tas. Assim que Tas publicou a nota no blog, vários leitores enviaram fotos de outros automóveis municipais também placados em Curitiba. Essa passagem serviu para alertar que na internet é muito fácil desmascarar uma mentira e que o internauta mais atento sabe o que tem ou não credibilidade.

Outra coisa importante que @marcelotas trouxe para reflexão na palestra é a oportunidade que as empresas e os produtores de conteúdo têm com a internet, pois o internauta quando gosta ou odeia um determinado assunto é capaz de produzir uma consultoria gratuita e que isso pode ser importante para direcionar o sucesso de um produto ou serviço. É nesse sentido que ele aponta que a internet entrou na geração do ouvir.

Um exemplo prático citado por Tas é emissora de TV que sabe se avaliar a partir do que o internauta crítica. Ao ao invés de acreditar que esse depoímento voluntário é um instrumento de retalhação ou ofensa, ela pode se fortalecer com o público de forma mais aberta e democrática, ouvindo e aceitando sugestões, quando necessário.

Tas contou o caso de um empresário que depois de assistir a palestra dele resolveu não processar um internauta que criou uma comunidade no Orkut criticando os serviços prestados por sua lanchonete. Ao invés do processo, o empresário resolveu entrar na comunidade e ouvir as críticas dos clientes e, dessa forma, melhorar o serviço do seu empreendimento.

Para encerrar a palestra, no melhor estilo Paulo Coelho - como Tas brincou com o auditório, ele falou do PRESENTE. Ele aconselhou a todos a investirem mais no hoje, trocar idéias com os amigos, executar projetos e a observar o que o mercado pede no momento. Somente agindo no “agora” é possível ter um futuro glorioso e um passado sem lamentações.



-> Fotos: Wander Veroni, Marcelo Tas e Joca Cruz.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. Olá, Wander! Achei ótimo você ter falado do Tas. Ele é um grande profissional e tem ideias visonárias. Sabe que a teoria é importante e que praticá-la é primordial. A palestra dele provavelmente foi interessante e soube como ninguém dizer e refletir o que estamos vivendo. A Era da troca de informação. Pensar em informar e escolher o que vemos é uma das maiores invenções humanas e é extremamente importante, pois o ser humano tem a necessidade se comunicar, de se socializar que é inata. Então, podemos dizer que a internet é até certo ponto algo natural. Uma verdadeira aldeia global, algo que era pensado na teoria, mas que por incrivel que pareça existia já nas grandes navegações, mas foi potencializado pela internet. A Globalização é isso, mas é a globalização das ideias que me refiro. Ninguém mais precisa dividir um espaço físico para entrar em contato com ninguém. Não estou dizendo que o contato físico tenha se tornado obsoleto, pelo contrário, mas as tecnologias novas que surgiram permitiram que o processo comunicacional se transforma-se de tal maneira que começou então uma revolução e uma revista do dos paradigmas.

    Enfim, parabéns pelo blog. Leio ele de longa data! E seu blog assim como o Tas, mostra que com profissionalismo, ética e comprometimento, qualquer um consegue seu espaço, mesmo que seja um espaço digital.

    Abração!!!

    Valeu!

    Se puder visitar o meu blog, ficarei grato.

    http://www.blogdaucamniteroi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wander!

    Deixa eu tomar como base do meu comentário um trecho do seu texto:

    "Tás ainda alfinetou as escolas de proibirem o uso da Wikipédia, ao invés de incentivar os alunos a criarem verbetes de compartilhamento de conteúdo autoral ou científico."

    Se ele deu essa alfinetada, foi muito suave. Mas entendo que ele não quis se estender, pois era um evento voltado para o público de jornalismo, embora nós professores também lidemos com comunicação o tempo todo.

    Há muitas escolas que não proibem APENAS a wikipedia, não. Proibem inclusive BLOGS. Redes sociais como twitter e orkut, então, nem pensar. MSN é "perda de tempo".

    Podemos fazer várias leituras disso. Hoje, como dito, é muito mais fácil obter informações graças à internet. Como filtrar e fazer uso dessas informações para construir conhecimento é o 'diferencial' que o professor e a escola deveriam ter. A própria wikipedia poderia ajudar nisso sobremaneira a partir do momento em que os alunos trabalham com wikis. E com blogs. E com vídeos. E com redes sociais. O professor hoje não é mais o "detentor" da informação e mesmo do conhecimento e percebo que as escolas estão com um certo(!) receio de se abrir para isso ( e olha que um "certo senhor" chamado Paulo Freire já dizia há tempos sobre a busca pela autonomia e para se acabar com a "decoreba" - ou "educação bancária". Há tentativas, mas isoladas, pontuais apenas.

    É preciso desenvolver a autonomia desses jovens que adoram a internet - e, principalmente, que eles podem mudar muita coisa, muita coisa mesmo na vida "real", digamos assim. A "inclusão digital" deve ser também educacional e social. A rede pode ajudar bastante.

    Produzir conteúdo próprio. É isso que "mata de medo" alguns setores mais tradicionais tanto da imprensa como da sociedade.

    Valeu, Wander, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o Tas ja conhecia a internet antes de chegar no Brasil :O
    Ele e o Arthur Kohl foram os caras que moldaram minha infância na época do Ra-Tim-Bum.

    ResponderExcluir
  4. @Blog da UCAM: Meu amigo Renan Barreto, a palestra do Tás foi sensacional em todos os sentidos. Simplesmente é um cara que viveu toda a revolução da internet desde o início e faz parte dela com simplicidade e carisma fora de série. Obrigado pelo elogio! Brilhante comentário! Abraço

    @Jaime Guimarães: Pois é, você tem toda razão. As escolas ao invés de aproveitar os benefícios da internet e inventivar os alunos a produzirem conteúdo de qualidade no mundo online, simplesmente ignora e proíbe. Claro, temos alguns casos mais felizes em que alguns educadores já compreenderam isso, mas nem todos pensam assim. É hora de mudar! Adorei seu comentário, como sempre. Abraço

    @Wagner Lopes: O Tas também fez parte da minha infância com o Professor Tibúrcio...rs. Sou grande fã dele desde essa época! Fiquei sabendo lá na palestra que ele viveu toda essa era de ínicio de computador e internet. É uma experiência para poucos, sem dúvida. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Hey Wander.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Fico feliz que você tenha gostado. E vindo de um jornalista, é uma opinião que eu realmente aprecio!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Tas é hoje um dos expoentes da comunicação brasileira, está presente em quase todas as mídias, com muita qualidade e atualização. Respeito o trabalho desse cara.

    banquete dos mendigos

    ResponderExcluir
  7. Tas está certissimo em tudo o que disse. Sem a internet estariamos estagnados e nunca iriamos avançar porque hoje em dia é sempre necessário manter conexão com todo o mundo!

    Internet é bom e eu gosto =)

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    http://twitter.com/felipe_damasio

    http://twitter.com/cerebromusical

    ResponderExcluir
  8. Olá Wander... eu estava nessa palestra. Como não te vi lá? aff!

    Essa foi a melhor palestra que o Uni já apresentou no tempo que estou lá, tb a melhor palestra que já assisti. Amei!
    Ele foi sincero, preciso, conseguiu entreter e informar ao mesmo tempo. Perfeito!
    Deveriamos ter mais contato com pessoas tão inteligente quanto o Tas. Que falou de um assunto atual, que a maioria das pessoas conhecem, sem ser repetitivo e cansativo.

    Simplesmente maravilhoso..
    quero BIS!

    ps: acho que vc deveria fazer uma camisa com a logo do blog, aí quando rolar umas palestras assim, todos possam te identificar..o que acha?

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo imaginar que tanta gente ignore a internet ainda. Não me referi aqueles que não tem condições de possuir PC mas aqueles que não querem aprender. Sim, ainda existe gente assim!!!


    Música, Cinema e Entretenimento. http://rodzonline.blogspot.com/

    abçs

    ResponderExcluir
  10. Essa palestra deve ter sido sencacional. Gostaria de ter assistido.

    ResponderExcluir
  11. Pelo visto a palestra foi sucesso total, a vida das pessoas se divide em antes e depois da internet, isto é fato.

    Quanto ao Tas, claro que ele tem seu valor, é um homem inteligente e bom profissional, mas particularmente não me agrada o CQC, tentei assistir alguns, mas francamente não dá.

    gRANDE ABRAÇO E SUCESSO !

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do Mracelo Tas ele é um jornalista inteligente e manja muito de mídia digital. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. @Pri Alcântara: Gostei dessa ideia da camisa do Café com Notícias! :D

    ResponderExcluir
  14. eu vi no twitter dele, marcelo tas é uma ótima pessoa, ótimo apresentador e eu assistia ele no castelo ratimbum, haha, adorei teu blog. xoxo

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do que escreveu.
    De fato muito irah acontecer ainda. Quer queira quer nao o Homem mantem uma resistencia a mudanca mediante ao receio do desconhecido. Felizmente ha pessoas, como o Taz, que lutam para que tais posicoes caiam por terra e o novo possa entrar.
    A internet ainda nao esta nem perto do seu poder de tranformacao, mas eh incitada a nao se mostrar por competo sabendo que pode ocasionar linhas de pensamentos criticas e bem ponderadas. Ainda lutamos por uma liberdade de informacao, ir e vir, e entendimento proprio.
    Valeu pelo post!
    Abrcs
    Trujillo

    ResponderExcluir
  16. Gosto do Tas acho ele um cara com muito conteúdo, militante a anos da internet com qualidade Tas prega que podemos ter uma internet com conteúdo saudável e divertida.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  17. Tas eh o cara!!!
    desde ra-tim-bum ateh hj no CQC assisto ele..
    adoroo cqc (humor com conteúdo)
    parabéns pelo blog

    abç

    ResponderExcluir
  18. muito bom, completo o seu post. é difícil mesmo imaginar o mundo sem as redes... isso é coisa até p/ filme de ficção ... como seria o mundo sem as redes... mas não gostei muito do nome do livro dele...

    ResponderExcluir
  19. Não consigo entender como ainda tem muita gente que não utiliza a internet para os mais variados motivos, entendo muito menos escolas que proibem o uso da wikipédia. É na internet que se vê os melhores conteúdos atualmente.

    ResponderExcluir
  20. Adoro ele
    acho ele um cara super inteligente

    ResponderExcluir
  21. Poxa vida...eu gostaria muito de assistir a uma palestra dele pois com certeza é um grande profissional que passou por diversas fases na televisão e na internet.

    ResponderExcluir