Homenagem póstuma à blogosfera e ao jornalismo
novembro 29, 2009“As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”.
Frase do autor Guimarães Rosa.
Hoje (29/11) pela manhã duas notícias me pegaram de surpresa via Twitter. A primeira, enviada por RT pela médica psiquiatra e blogueira @julianaDB, autora do Dicas Blogger, que recebeu um tweet da jornalista @anamagal, sobre o falecimento do companheiro de blogosfera Cícero Monthiel, há exatos três meses. Ele era autor do Blog do Monthiel.
De imediato, tomei um susto porque o @Monthiel era um blogueiro muito participativo, comentava aqui no @cafecnoticias e em vários blogs. Ele acreditava numa blogosfera de qualidade e, aparentemente, estava investindo para se tornar um problogger. Confesso que não tinha um contato muito próximo a ele, mas a notícia me pegou de surpresa.... :(
Até o fechamento deste post, não consegui entrar em contato com a namorada dele, a @lilica1102, para saber de mais detalhes. Bem que estranhei o sumiço dele na blogosfera....apesar de não ter tido a curiosidade de perguntar para amigos em comum o que se passava.
Mas, assim que souber de outros detalhes, venho aqui neste mesmo post e atualizo as informações, ok. De qualquer maneira, creio que a homenagem é válida, pois quem freqüenta o diHiTT há algum tempo já se deparou com os textos ou comentários do @Monthiel.
(Atualizado às 16h55 - 29/11/2009)
• Perfil no Orkut do Monthiel e da namorada dele que contém o aviso de falecimento
• Comunidade no Orkut póstuma em homenagem ao Monthiel
• Slide de homenagem ao Monthiel feito pela namorada dele
(Atualizado às 09h - 30/11/2009)
• Blog "Profissão: Jornalista" conta o que causou a morte do Monthiel.
• Homenagens na blogosfera ao Monthiel:
Blog do The Best
Blog Gigabyte
[In] Commum Séries
Blog Studio
A segunda e última notícia foi enviada pelos amigos e jornalistas @rfccomunica e @richardmineiro, que repercutiram o falecimento do jornalista mineiro e repórter de cultura do Jornal Hoje em Dia, Alécio Cunha.
Duas notícias de morte em um só domingo de manhã :( Muito triste isso....
Cheguei a conversar com Alécio algumas vezes, por ser fã do trabalho dele como jornalista e por temos alguns amigos em comum. Na época da faculdade, momento em que eu caminhava no aprendizado da profissão, o Alécio era a minha inspiração de reportagens culturais e abordagens provocativas – e confesso que é até hoje. Clique aqui para ler a matéria sobre a morte de Alécio publicada no Hoje em Dia.
Nas convicções religiosas que acredito, a morte não é o fim, mas sim o início. Final de jornada e o cumprimento de uma missão. Às vezes, pela correria do dia-dia, acaba que nos esquecemos de perguntar para o outro como vão as coisas, o que se passa na vida dele, o que podemos fazer para ajudar ou simplesmente estender uma mão amiga (ou um ouvido) para desabafar. A vida passa muito rápido diante dos nossos olhos. Pessoas que admiramos ou que nutrimos simpatia se vão e passam por nós pela roda da vida...
Tudo bem que a morte é algo que todos vamos passar um dia. Apesar dos dois companheiros citados neste post póstumo não serem pessoas próximas à mim, acredito que a homenagem é válida pelo legado que ambos deixaram na humanidade. Ambos viveram e, dentro das suas qualidades e defeitos, fizeram a diferença. E isso já é um motivo para uma salva de palmas onde é que eles estejam! 0// 0// 0//
Procurando na internet por homenagens póstumas, achei no blog A Flor da Terra, da jornalista e blogueira Anna Jailma, um texto lindo, que reflete bem esse momento de despedida no qual quero compartilhar uma breve passagem:
"A fé é como uma bússola que direciona os navios incertos para o mar da serenidade. Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso cotidiano, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Pai."
Meus pêsames aos familiares e amigos. Vida que segue...
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.
Wander Veroni
Jornalista
19 comentários
Notícias assim sempre nos pegam de surpresa, semprenos afetam e alguma forma. Pessoas sérias que contribeuem imensamente para algo em sociedade nos fazem falta, nos trazem tristeza.
ResponderExcluirMas como disse, a vida segue. Tomara termos outros perfis sérios para continuar o trabalho deles com respeito e integridade.
Força sempre.
Renata Garcia.(sim,novo blog - blog especialmente criado para divulgaçao de trabalho novo... rs)
Rodrigo Amarante fez uma canção e um trecho dela serve exatamente para este momento.
ResponderExcluir"...O rio fica lá, a água é que correu
chega na maré, ele vira mar
como se morrer fosse desaguar
derramar no céu, se purificar.
deixa pra trás, sais e minerais
evaporar."
Wander, assim que voce me comunicou do falecimento de Monthiel eu fui procurá-lo, sim, me lembro dele e imediatamente fiz um breve comunicado no Sem Reservas, aos amigos do DIHITT. Pedi que quem tiver informações adicionais que tragam até voce.
ResponderExcluirFica aqui o meu pesar, meus sinceros sentimentos aos familiares dele.
Não posso deixar de dizer o mesmo com relação ao outro amigo jornalista, embora não o conhecesse, afinal, tambem sou jornalista e sobretudo, humana.
Olá, Wander!
ResponderExcluirEu também gostaria de prestar a minha solidariedade e o respeito aos familiares desses dois expoentes do conheciimento e da democracia brasileira. Certamente, são perdas que farão muita falta.
Abraços
Francisco Castro
Wander, sinceramente a notícia do falecimento do blogueiro e colega Monthiel nos deixou a todos com um grande sentimento de tristeza pela sua perda.
ResponderExcluirHavia percebido também a ausência da participação dele na blogosfera, pois realmente era muito ativo por aqui, mas acreditei que era algo passageiro, pois eu também estou um pouco em off (no meu caso são as atarefadas atividades de fim de semestre letivo da universidade que estão me deixando sem tempo para produzir material de qualidade para meu blog). Mas assim como eu estou, pensei que também estivesse ele ocupado em outras atividades. A notícia que veio então não foi a melhor.
Com muito pesar todos nos despedimos do colega Monthiel, e que o exemplo dele fique para a posteridade.
Valeu,
All3X
Meus sentimentos às Famílas!
ResponderExcluirQue Deus os tenho em bom lugar,
pelo de Luz e Paz!
Farei as minhas orações por eles e familiares.
Estou muito triste. O Monthiel vai deixar saudades...
ResponderExcluirQue bela, válida e merecida homenagem
ResponderExcluirprestaste a esse dois grandes nomes do
jornalismo...
Conheci mto pouco sobre o trabalho deles,
mas reconheço a finalidade a qual se
proporam e o legado que deixaram para
nós, seres necessitados de cultura...
em busca de uma luz q nos explique
certas indagações que nos parecem sem
respostas!
Belo post...
Abraçoss!
Sucesso
Muito triste conviver com a ideia de que, um dia, teremos que encarar a realidade do modo que ela é: rude, grotesca e impolpável. É neste momento que percebemos o quão somos pequenos, meros mortais submetidos a vontade de Deus. É natural que não pensemos diariamente na morte, e que possamos ter a capacidade de substituir uma dor por uma alegria. Isso nos ajuda a manter-nos de pé e dispostos a enfretar a nossa própria vez, e como você disse: "é só o início de uma nova jornada". E eu acredito nisso tbm... Parabéns pela sensibilidade e pela consideração ! Abraços...
ResponderExcluirTe espero no Antonizado.
Não conhecia mas notícias de falecimento são sempre chatas...
ResponderExcluirSentimentos a família.
Essas notícias nos fazem ver como somos pequenos e não temos todo o controle que imaginamos. A perda precoce do Monthiel é uma pena.
ResponderExcluirUm cara que almejava vencer com honestidade e transmitia isso em seus posts. Vi agora no blog dele que seu último artigo falava sobre alguns sonhos, entre eles um carro e um iMac.
Lamentável que não teve tempo para continuar sua luta, mas certamente a blogosfera não se esquecerá dele.
Grande abraço, Wander
Sinto muito pelas perdas, mas a vida continua, bola pra frente! http://pedropyratero.blogspot.com/
ResponderExcluirOlá Wander...
ResponderExcluirNão tive o prazer de conhecer vc antes, e fico triste, por ter sido uma notícia tão ruim que tenha nos aproximado. Tenho certeza que nosso blogueiro guerreiro, Monthiel, hoje está feliz sabendo que nunca será esquecido ou apenas um "blogueiro qualquer". Ele está eternizado em todos os blogs de todos os amigos. Para sempre!
Obrigada!
Sentimentos a todos os familiares de todas as pessoas que perderam alguém em suas vidas.
Wander,
ResponderExcluirQuanta sensibilidade.
Muito bonito de sua parte, prestar essa homenagem aos nossos amigos.
Beijos, Fernanda
Wander,
ResponderExcluirUma noticia surpresa, Monthiel era um grande blogueiro e tinha muitos sonhos. Meus sentimentos aos familiares. Pense que ele já cumpriu sua missão aqui na terra, agora está descansando.
Grande abraço.
Uma perda muito grande para todos os amigos que estiveram ao lado do Monthiel!
ResponderExcluirDeus ilumine sua caminhada!
Está sendo um choque essa notícia!
Meus sinceros sentimentos a toda família!
Bjos,
Luka
Muito obrigada, muito obrigada mesmo a todos
ResponderExcluirMarcella (noiva do Montiel)
Olá Wander
ResponderExcluirNossa, me pegou de surpresa essa notícia.
Como bem disse a Juliana, o Monthiel vai fazer falta mesmo.
Abraços.
Compadre querido,
ResponderExcluirSinto muito mesmo pela perda do Monthiel e do nosso colega jornalista. Eu realmente não tinha me dado conta disso e sua homenagem sincera só vem mostrar o quanto vc é sensível, solidário e amoroso conosco, seus companheiros de blogosfera e vida.
Tenho certeza que o Monthiel está feliz pela mobilização e por saber que passou por nossas vidas e deixou marcas.
Lindo, viu?
Fica com Deus, meu amigo querido. : )