Blog Action Day 2009 - Previsão do Tempo ganha destaque nos noticiários

outubro 15, 2009




Até bem pouco tempo, a previsão do tempo era tratada como uma editoria "menor" em boa parte dos noticiários. Coisa de menos de cinco anos atrás. Era muito comum apenas se noticiar a previsão do tempo do dia - ou no máximo do dia seguinte. Se acontecesse algo de mais importante no montante de notícias do dia, a previsão do tempo era a primeira a cair e não entrava no ar.

Hoje, vemos uma situação completamente diferente. Muitos veículos mantêm jornalistas apenas para cobrir fatos relativos ao tempo e temperatura no pais e no mundo. Além de render pauta constantemente, a editoria ouve especialistas e traduz termos técnicos importantes para que o público entenda o porque dos fenômenos meteorológicos interferirem no seu dia-dia.

Com as mudanças climáticas ocorridas em torno mundo e, principalmente, no Brasil, é muito comum ver no primeiro bloco de um telejornal ou na primeira página dos principais noticiários do país, alguma matéria relacionada com a previsão do tempo. O próprio Jornal Nacional - telejornal de maior audiência da TV Aberta, já dedicou quase um bloco para falar de Tsunamis, chuvas no norte e nordeste brasileiro, seca na região sul do Brasil ou enchentes na capital paulista.

Será que só porque um fato vira tragédia ele se torna noticiável? O debate é polêmico e rende pano pra manga. As mudanças climáticas acontecem há anos. A camada de ozônio pede socorro diariamente. Por ignorância, durante décadas nossos governantes acreditavam que o melhor para grandes cidades era jogar o esgoto nos rios e canalizá-los por debaixo das avenidas. Atualmente, pagamos o pato - ou melhor, insistimos em pagar.

Jogar lixo no lixo é algo tão simples, mas nem todo mundo faz. Burrice? Educação? Reciclagem? Não. Infelizmente ainda acreditamos que podemos levar vantagem em tudo. Grande erro. Um dia ganhamos, mas no outro perdemos. Faz parte da vida: não dá para ganhar sempre. O ano de 2009 ainda não acabou, mas dá para notar o quanto estamos perdendo.

Para você ter uma ideia, Belo Horizonte (MG) - que é uma cidade arborizada e tem feito trabalhos interessantes de Defesa Civil, reciclagem e conscientização ambiental, passa por uma verdadeira tragédia quando cai uma tempestadade. Dá para fazer um noticiário inteiro só por causa de uma chuva forte de 10 a 15 minutos.

Bairros ficam mais de 24 horas sem energia elétrica. Favelas e aglomerados são palco de tragédias. Avenidas são alagadas. Carros são levados pela correnteza. Pessoas ilhadas dentro de casa. Árvores velhas ou galhos são arrancados pela força da chuva inibindo a passagem de pessoas e automóveis pelas ruas. Fios elétricos de alta tensão arremessados pela intensidade dos ventos.

Culpa do Governo? De quem jogou lixo no lugar errado? De quem elegeu representantes que não se importam com os problemas da sociedade? Não, a culpa nossa. Nesse Blog Action Day 2009 é hora de pensar e refletir sobre o que queremos do mundo - principalmente para a próxima geração, pois as mudanças climáticas estão aí e causam vários estragos ao redor do mundo.




Fotos: Revista Click e Blog Do Mar.








Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

17 comentários

  1. O problema é que antigamente as previsões eram muito mais fáceis de fazer...nunca se errava...hoje o que se diz de manhã muda pela tarde e como em todas as áreas profissionais existem cada vez mais profissionais competentes para diminuir os erros ao máximo

    ResponderExcluir
  2. O problema é realmente preocupante, mas acho que iniciativas como essa podem realmente surtir efeito. Afinal é do pouco que se consegue o muito.
    Parabens aí pelo texto.

    dá uma passada no meu blog: http://genilsonaraujo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Não é questão de competência, é de problema climático mesmo.
    .
    muita coisa vai ocorrer de tragédia e muitas vidas destruídas antes de mudar algo...isso se mudar algo significativo ;)
    .
    assista "de onde vem as coisas" p se ter idéia do que está acontecendo ;)
    .
    abs

    ResponderExcluir
  4. É Wander, infelizmente estamos sofrendo as consequências dessas mudanças climáticas. Não tomamos conta da natureza, não cuidamos direito de tudo o que ela nos ofereceu e agora está tudo "desregulado".
    Chuva, calor, terremotos, tudo isso está em evidência e a culpa é nossa... a culpa é do ser humano, a culpa é nossa!! Infelizmente!
    Mas podemos mudar a nossa realidade, temos que fazer a nossa parte, ainda podemos ajudar a natureza, isso depende de nós!!
    Adorei!!
    Beijos, Wander!!!!

    *Tbm tô participando!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que infelizmente as pessoas vivem de tragédia e esperam sim até o último momento, o que é desalentador, mas enfim...

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião a base desse problema e de muitos outros, está na explosão demografica.

    ResponderExcluir
  7. Pura verdade. O ser humano tem que entender que não podemos mais protelar. Temos que agir agora ou não haverá mais tempo para mudar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Wander, muito boa sua reflexão sobre este problema, aliás estou participando dessa iniciativa também fazendo a postagem coletiva no meu blog, porém acredito que pouco possa ser feito pata reverter esse quadro, é trsite mas o descaso da população mundial com relação a isso é enorme, ninguém faz quase nada, ninguém liga a mínima .... lamentável.

    ResponderExcluir
  9. E viva o Blog Action Day! Nesse ano, não posso participar, infelizmente, mas, compadre, vc tem toda razão quanto á inclusão estratégica de um espaço mais aberto para a editoria de meteorologia. Na Master, um dos nossos artigos top performers ainda hoje fala sobre os tsunamis e, recentemente, com o ocorrido em Samoa, subiu ainda mais de posição.
    De qualquer forma, é de grande utilidade decifrar os termos técnicos referentes às variações climáticas e já era hora de o jornalismo televisivo brasileiro aderir.
    Beijão cheio de saudade procê, viu?

    ResponderExcluir
  10. Wander!

    Graças ao seu blog, eu pude fazer parte dessa iniciativa maravilhosa!

    Agradeço em nome do "Contaos Imediatos" e até em nome do Planeta (que precisa de ajuda e iniativas desse porte) pela informações sempre valiosas!!!

    Um grande abraço,
    Apolinário Júnior

    ResponderExcluir
  11. Wander,
    Como sempre, você trouxe informações importantes nesse post, em especial ao Blog Action Day...

    Eu também participei, mas isso só teria sido possível se eu tivesse lido essa notícia no Café, em primeira mão. Caso contrário, talvez eu só ficasse sabendo depois do dia 15 e assim sendo, nem participaria desse evento tão especial. Parece bobagem, mas senti-me realmente feliz de ter postado para o BAD. Feliz de verdade! É como um sentimento de dever cumprido, sabe?

    Bjos e obrigado por estar sempre por aqui com a gente...

    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a todos vocês pelo empenho e dedicação em mostrar ao mundo as coisas que ele realmente precisa ver.
    Wander, desculpa pelo sumiço, sempre venho aqui mas não tenho tempo pra comentar.


    Abraços

    ResponderExcluir
  13. O clima está dando o alerta para cuidarmos melhor do meio ambiente, só não estamos conseguindo enxergar.

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito boa sua abordagem, realmente vemos que as notícias sobre o tempo estão cada vez mais destacadas.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Wander!

    Interessante mesmo essa sua postagem. Sabe, quando se fala em "previsão do tempo" eu me lembro na hora do homem do campo, principalmente aqui do sertão, que tem um interesse todo especial em saber se vai "fazer sol ou se vai chover" para planejar o trabalho na terra. Como antes a previsão do tempo era restrita somente às capitais ( mesmo nos programas de rádio), restava ao sertanejo basear-se mesmo na natureza e nos "sinais de chuva".

    Hoje, felizmente, algumas emissoras já até mostram o índice pluviométrico esperado para determinadas regiões. É um avanço!

    Quanto às catástrofes ambientais, todos temos culpas no cartório e agora é o momento de colocar em prática algumas soluções. E tem boas propostas por aí.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Wander, estar nos noticiários nacionais realmente é um bom indicativo que o assunto ganhou alta visibildiade e preocupação. Mas não sei se a população ainda assimilou que o assunto deve fazer parte do cotidiano...
    Ficamos desejando que aos poucos, tudo se normalize. Afinal, é de fundamental importância para todos nós.
    Valeu,
    All3X

    ResponderExcluir