Blog Action Day 2009 discute problemas climáticos no mundo

outubro 13, 2009



Uma iniciativa pioneira e que tem conquistado milhares de pessoas por todo mundo. Trata-se do Blog Action Day, um evento criado pelos americanos Collis e Cyan Ta'eed, em 2007, cuja idéia é promover anualmente a união de blogueiros de todo o planeta para postarem artigos sobre o mesmo assunto em blogs, Twitter’s e sites. O objetivo, em síntese, é provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global.

Na primeira edição do evento, os organizadores reuniram mais de 20 mil blogueiros que dedicaram um dia para blogar sobre os problemas do meio ambiente. Já em 2008, o Blog Action Day falou sobre as questões relativas à pobreza e os blogueiros compartilharam suas perspectivas pessoais e idéias para solucionar tais questões. Assista abaixo o vídeo sobre o Blog Action Day 2009:






Em 2009, o tema é como a mudança climática afeta o mundo, principalmente o meio ambiente, ao ameaçar a sociedade com inundações, guerra por reservas naturais, fome e fazer por ano mais de 150 milhões de refugiados. Devido à urgência das alterações climáticas e a aproximação das negociações internacionais sobre o clima em Copenhague, em dezembro, o Blog Action Day possibilitou que a blogosfera tenha oportunidade de mobilizar milhões de pessoas manifestando o seu apoio para encontrar uma solução sustentável para a crise climática.

Dentre os parceiros da edição 2009 estão a Global Voices, Google, TMZ, Greenpeace, Amnesty International, entre outros. Qualquer pessoa pode participar do Blog Action Day, no dia 15 de outubro. Basta ter um blog, micro-bloging, jornal online ou revista eletrônica na web. Não há limites para o número de posts, nem ao seu conteúdo, contanto que o tema seja as mudanças climáticas.

De acordo com Robin Beck, um dos organizadores e responsável pelo blog oficial do evento, o Blog Action Day 2009 será o maior evento da história de mudanças sociais na web. "Milhares de pessoas votaram e juntos traremos um novo fôlego à conversa global das mudanças climáticas enquanto nossos líderes se preparam para se encontrar em Copenhague, em Dezembro, em um esforço para chegar a um acordo com soluções duradouras para essa crise."

O instrutor de Informática e blogueiro Rodrigo Ribeiro Neto, de 36 anos, autor do blog Informação Virtual, participa do Blog Action Day 2009 desde o ano passado. Ele acredita que esta blogagem coletiva pode ajudar a sociedade a pensar sobre as mudanças climáticas ocorridas no nosso planeta. “Qualquer ação neste sentido é importante, mas ela não deve ficar limitada apenas a campanhas de conscientização via internet. Nós, blogueiros, damos uma pequena contribuição neste dia, mas é preciso que a população, os governos, as escolas, as empresas, todos, abram os olhos o quanto antes, pois o nosso tempo está acabando e temos que agir rapidamente”, afirma.



FOTOS: Mundo Educação e Blog Salvo Conduto.






Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Boa lembrança, Wander! Excelente reflexão para todos nós e sim, estarei também firme e forte dia 15! Vamos unir forças!!!

    Sabe, aconteceu algo curioso comigo cerca de 1 mês atrás. Eu estava na sala de espera de um consultório médico e comecei a ler uma revista velha. Uma reportagem me chamou muito a atenção e a li inteira. Eram 4 páginas que falavam sobre esse acordo climático que acontecerá em dezembro desse ano, em Copenhague. A revista era de um ano atrás e eu estava por fora desse acordo, mas fiquei bem informada a partir da reportagem e mais atenta para acompanhar esse evento em 2009. Parece que Obama irá colaborar mais com a causa ambiental - pelo menos é o que esperamos! Os Estados Unidos são de fundamental importância para o sucesso desse acordo climático e, até então, tem contribuído muito pouco. Esse assunto realmente me causa preocupação e curiosidade. Estou ansiosa por dezembro! E vamos à blogagem coletiva...

    Bjos da Vivi

    ResponderExcluir
  2. poxa, que legal! gostei muito da iniciativa! é importante debater esses temas que muitos acham banais - mas que mudam radicalmente as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de movimento é extremamente importante para chamar a atenção dos governos, que cada vez mais estão com os "olhos" voltados para Web.

    Farei o possível para participar.

    Parabéns Wander, pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
  4. Continuo com a mesma opnião, mais do que discutir temos que iniciar uma mudança no mundo. Começar uma corrente que todos possam seguir

    ResponderExcluir
  5. O dia que chover fogo terá conscientização. Até lá, pega-se um ou outro aborrescente que entra "na idéia" - não por salvar o mundo, por ter uma vida de merda.
    A humanidade é assim (eu tbm)...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. Deixa comigo que dia 15 também estarei postando dicas para os leitores fazerem desse palneta um lugar sustentável e menos poluído! o//
    Sempre bom estar aqui!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Essa iniciativa é muito interessante, pois une blogueiros de muitas nações falando sobre um tema único.

    ResponderExcluir
  8. Essa iniciativa tomada por este blog é muito importante, temos que começar a fazer alguma coisa pelo nosso planeta, ele continua existindo sem nós, porém nós não existiríamos sem ele, por isso vamos cuidar que é a nossa vida. Uma iniciativa que une blogueiros internacionais, abordando, todos sobre o mesmo assunto, isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  9. iniciativa foda!
    =DDD
    só não posto no meu pq não tem a ver...se vc for lá vc vai entendert.
    =ppp
    .
    iniciativas assim é q fazem diferença^^

    ResponderExcluir
  10. Estou totalmente envolvido com a iniciativa!

    O blog "Contatos Imediatos - Da poesia ao caos" já está participando... e devidamente cadastrado também!

    Obrigado pela dica, Wander!

    Apolinário Júnior

    ResponderExcluir
  11. Temos que começar a ver as discussões climáticas com mais seriedade.

    ResponderExcluir