Desfile de 7 de Setembro em BH: patriotismo e independência

setembro 07, 2009


A Independência do Brasil é uma data comemorativa que culminou a emancipação política do Brasil de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, é comemorado no dia é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Clique aqui para saber mais sobre a história da Independência do Brasil.

De acordo com a historiadores, nesta data, às margens do rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente Dom Pedro disse perante a sua comitiva a célebre frase: “Independência ou Morte!”. Curiosamente, alguns Estados brasileiros possuem datas comemorativas que reforçam a ideia de liberdade do dia de 7 de setembro. 


Por exemplo, a Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo de resistência política para Minas Gerais, a Guerra dos Farrapos para os gaúchos, da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas e o 02 de Julho para os baianos.


- Em 2013, o desfile de 7 de Setembro em BH é alterado por conta das manifestações



Mas, voltando aos dias atuais, o 7 de setembro é comemorado em várias cidades brasileiras com um desfile de entidades militares e civis para autoridades e sociedade. 

Em Belo Horizonte, tradicionalmente, o desfile acontece no centro da capital mineira, na avenida Afonso Pena, no período da manhã. Abaixo, confira algumas fotos do Desfile de 7 de Setembro de 2009:






Fotos: Wander Veroni.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

22 comentários

  1. Confesso que não consigo comemorar esse dia

    ResponderExcluir
  2. É, Wander, somente Viçosa não teve nada mesmo.
    Aqui é um marasmo só...rs
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Oi Wander!

    Parabéns pelas excelentes fotografias e da ideia de postá-las em seu blog. Infelizmente, o brasileiro sofre de uma grande problema: o pessimismo.

    Como alguém que tem o mínimo de respeito à história do Brasil se recusa a comemorar uma data como essa?

    Concordo que o Brasil ainda tem muitos ponto s a serem melhorados, principalmente na política.

    Mas não podemos ser ignorantes. Devemos ser patriotas e lutar por um Brasil melhor não só hoje, mas todos os dias.

    Eu comemoro o 7 de setembro com muito orgulho!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. @Silvio Koerich: É uma pena, Silvio! Temos que ter orgulho do nosso passado e lutar por um presente (e futuro) melhor.

    @All3X : Puxa vida, Allex! Será que foi por causa do medo de contaminação da Gripe A ou falta de patriotismo da administração municipal de Viçosa?

    @Fernanda Freitas: Adorei seu comentário, Fernanda. Também sou otimista e acho que devemos nos orgulhar da nossa história e, principalmente, do nosso país. Claro, ainda temos muito o que melhorar, mas não podemos deixar de sermos patriota.

    ResponderExcluir
  5. Oi Wander,
    confesso que também não comemoro esse feriado, como muitos outros referentes a datas históricas do nosso país. E, com certeza, a maioria da população também não. Não que eu me recuse a comemorar, mas acho que passa batido o real significado desse dia. É uma pena porque não aprendemos desde crianças, na escola, a dar valor aos acontecimentos históricos do Brasil, que fizeram do país o que ele é hoje.
    Ahh.. as fotos ficaram ótimas!!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Aqui na minha cidade (limeira-sp) todo ano tinha desfile, esse ano não teve, o motivo? Gripe suina! isso mesmo, não gosto desses desfiles, mas acho uma sacanagem, pois agora mesmo está tendo festa do peão na cidade, aonde junta muitos mais gente. Eu acredito que a prefeitura não quis gastar dinheiro isso sim!

    ResponderExcluir
  7. e legal comemorar esse dia mais nao deixa de ser mais um feriado

    http://diogostanley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, amigo!
    Sabe o que eu mais gosto de ver nesses desfiles aqui em BH? A meninada do Colégio Militar e do Colégio Tiradentes. Acho lindo demais!!!!

    Bjão da Vivi

    ResponderExcluir
  9. Eu sou patrota
    adoro meu Brasil...
    http://www.maquinazero.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aqui em SP o desfile foi muito bonito mas infelizmente poucos assistindo, era mais para TV e jornais.
    O brasileiro não tem o espírito nacionalista q o americano tem ... ele comemoram o 4 de julho com muita festa, colocam bandeiras em casa e sabem muito bem o significado da palavra pátria.

    ResponderExcluir
  11. AQUELA FOTO COM UMA BANDEIRA VERMELHA E NEGRA E PUNKS SENTADOS NO CHÃO, É EXATAMENTE O CONTRÁRIO DE "PATRIOTISMO E INDEPENDECIA"!

    ESTÁVAMOS LUTANDO CONTRA O PATRIOTISMO E O MILITARISMO, ESPERO QUE ESTEJA, APARTIR DE AGORA, BEM DITO NO SITE E NÃO DETURPEM NOSSOS IDEIAS!

    SAÚDE E ANARQUISMO!

    M.A.L. BH! PELA INTENACIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

    ResponderExcluir
  12. Antes de aprender a ler eu ouvia e achava q era: Independência ao Norte!

    ResponderExcluir
  13. A melhor foto foi do menino sentado sobre o orelhão. hauuha Eu também falei da independência, só que da minha forma, ou seja, independência é PHoda huauuah Wander, eu queria ter essas sua paciência pra ver desfile. Eu não consigo. É mais forte que eu. Deve ter sido algum trauma de infância huauhauha

    Abração!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Se tem uma coisa que me deixa feliz é ver os blogs postar sobre esse assunto.
    Amo o Brasil e sou super patriota, apesar dos pesares.
    Adoro assistir desfile, sinto orgulho. Adorei as fotos que você colocou aqui.
    Infelizmente para muitas pessoas dia 07 de setembro é somente um feriado.

    Parabéns pela postagem.

    Abraços,
    Cibele
    (A Bordo)

    ResponderExcluir
  15. Ola!!!
    sou dessa fanfarra de vinho ai!!!
    e adorei sua atençao com o desfile !!!!
    se tiver mais fotos da nossas fanfarra e puder me mandar o meu e mail é jujuzinhaaf@yahoo.com.br
    o desfile foi d++++
    adorooooo

    ResponderExcluir
  16. Beirando as comemorações do dia da Independência, vemos o Brasil firmando acordos de cooperação militar com a França e o pioneirismo da Petrobras na exploração de petróleo em águas profundas. Não é para se orgulhar? Claro!

    Wander, ficaria muito grato se você pudesse visitar o meu blog http://minimaniaf1.blogspot.com . Lá, eu tenho umn trabalho artesanal com papel e isopor, faço miniaturas de carros de fórmula-1. Talvez você queira até escrever sobre isso aqui no Café com Notícias, seria legal.

    Grato, e até a próxima.

    ResponderExcluir
  17. Não sou entusiasta do nosso país, mas confesso que ai, o ufanismo falso de 95% da população foi bem mais expresso do que aqui!
    Se o patriotismo fosse sincero, acho que isso seria bem mais lindo!

    ResponderExcluir
  18. Aqui na minha cidade (Jundiai) temos o hábito de fazer desfiles...
    esse ano, miou!! =(

    mega informativo seu blog...
    to te seguindo!

    sucesso

    A Dona do Diário

    ResponderExcluir
  19. Isso me lembra o dia de cantar o hino, na escola. Fiquei responsável por hastear a bandeira do Brasil. O professor de história fez um discurso e simplesmente F**** a Independência! "A independência não significou nada pro país, pois foi feita por um português para portugueses e o país continuou com crises, sendo governado pras elites, pra Portugal e Inglaterra". Aí, solenemente, cantamos o hino nacional... Foi hilário :p

    ResponderExcluir
  20. Sou Paulista mas acho o povo mineiro muito amistoso e comemorativo ô povo de gente boa e patriota.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  21. O DESFILE MAIS PERFEITO DE TODOS HA FANFARRA DO MAURILO DE JESUS PEIXOTO DE SETE LAGOAS REGIDA PELO MAESTRO THIAGO PATRICK DEU SHOW PRA MIM NAO TEVE NADA MELHOR QUE ELES SABENDO QUE ESTAO TODAS DE PARABENS MAIS UM CARA QUE DEU A CARA PRA BATE BATEU NO PEITO E DISSE QUE REALIZARIA SEU SONHO EM DESFILAR NA AFONSO PENAS CONSEGUIU E FEZ BUNITO PARABENS MESTRE PATRICK VC E MUITO BOM E MERECE TODO CARINHO E DEDICAÇÃO DE TODOS UM SUPER BJS PRA VC PARA SUA COORDENAÇÃO E TODOS SEU CONPONENTES VC SAO 100000 MARCELA ANTONINA PIRES

    ResponderExcluir
  22. foi um dos melhores dias da minha vida adorei as fotos

    ResponderExcluir