Gripe A: sobe o número de casos pelo mundo

agosto 26, 2009


O mundo está em alerta. A Gripe A – que ficou popularmente conhecida como Gripe Suína ou Nova Gripe, já fez mais de 182 mil casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) em todo o mundo, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mas a própria OMS reconhece que os números estão subestimados, já que os países não são obrigados a fazer exames em todas as pessoas que apresentam os sintomas da doença. Ainda de acordo com o órgão, a presença de fatores de risco não é determinante para o agravamento dos sintomas. No mundo, cerca de 40% dos casos graves estão ocorrendo em crianças e adultos.

Pelos dados divulgados até o fechamento desta matéria, a doença já provocou 1.579 mortes apenas no continente americano. Só no Brasil, a Gripe A já causou mais de 500 mortes. Segundo dados atualizados das secretarias Estaduais de Saúde, já são pelo menos 502 mortos pelo vírus Influenza A no Brasil. Foram confirmadas, mais recentemente, 12 novas vítimas no Paraná – num total de 154 óbitos; duas no Rio de Janeiro (49) e uma no Rio Grande do Sul (94).

Em Minas Gerais, o Ministério da Saúde contabilizava 211 casos e oito óbitos, contra seis anunciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ainda, o balanço do órgão federal contabiliza duas mortes de mineiros ocorridas em outros Estados. De acordo com o secretário de Saúde Osmar Terra, a última semana de agosto deve registrar 20% dos casos confirmados na semana final de julho, período que se concentrou o pico da doença no Estado. Veja abaixo a matéria que tira dúvidas e explica alguns cuidados diários que devemos tomar contra a Nova Gripe:




Imigrante


Assim como milhares de brasileiros que tentam ganhar a vida honestamente no exterior, o pintor Elton Barbosa, 27 anos, casado, natural do município de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, tornou-se no último dia 14 de agosto o primeiro caso fatal de Gripe A na ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, nos Estados Unidos, segundo o Departamento Americano de Saúde Pública - DPH, sendo a décima primeira morte contabilizada naquele país.

Há quatro anos vivendo nos Estados Unidos, Elton Barbosa residia no município de Oak Bluffs e trabalhava como pintor de paredes, segundo o jornal The Martha’s Vineyard Times. Vários fatores tornaram a morte de Elton incomum: em oito das dez mortes confirmadas de Nova Gripe, as vítimas sofriam de outros problemas de saúde.

Um sistema imunológico enfraquecido tornam as pessoas mais suscetíveis ao contágio pelo vírus H1N1 e, conseqüentemente, pode gerar complicações que contribuem para a morte. E Barbosa não apresentava nada disso, pois possuía 27 anos – idade incomum para o óbito e estava aparentemente saudável, pois dos 1.367 casos de H1N1 confirmados em Massachusetts em agosto, 13.63% foram de pessoas com idade inferior a 19 anos.

Tim Walsh, diretor executivo do Hospital Martha’s Vineyard, disse que desde o surgimento da epidemia o hospital tem monitorado sinais da gripe e continuará fazê-lo entre os pacientes. Embora inúmeros membros da comunidade brasileira de Massachusetts estejam preocupados com a morte de Elton, poucos sabiam mais detalhes sobre ele.

Na Island Star, uma loja de conveniência popular na região especializada em produtos brasileiros, a balconista Hérica Silva disse que soube do incidente na Igreja World Revival. “Eu fiquei tão triste”, disse ela. “Todos que conheço ficaram tristes”. Uma caixa de coleta foi posta no balcão do Café Wrap & Roll, em Tisbury (MA), com uma fotografia de Elton e a mensagem: “Doações para o traslado de Elton ao Brasil. Precisamos de sua ajuda. A família agradece”.

Nesta loja e em outros estabelecimentos brasileiros locais, várias pessoas pareceram temerosas quando perguntadas sobre Barbosa e sequer quiseram comentar o assunto. “Ele era um homem bastante saudável”, comentou Eliaquim Melo, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Framingham, que visitou Barbosa no hospital várias vezes. Elton, que era casado, mas não tinha filhos, havia feito 27 anos no dia anterior à sua morte.

Ironicamente, a esposa de Barbosa, a comerciária Patrícia Melo, teve a gravidez confirmada somente após a morte do marido. Sentindo enjoos constantes, ela resolveu fazer os exames, que confirmaram o início da gravidez. Desde o casamento com Patrícia, um dos maiores desejos de Elton era ser pai. Em 18 de agosto, o corpo do brasileiro foi velado na Fitzgerald & Collins Funeral Home, em Marlborough (MA). O sepultamento ocorreu em 21 de agosto, no Cemitério de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, e contou com a presença de Nilson Barbosa de Melo e Ercy de Oliveira Barbosa – pais de Elton, e inúmeros amigos.


Capital mineira


Voltando para o Brasil, no último dia 24 de agosto, foi confirmada a primeira morte por Gripe A, em Belo Horizonte (MG). A notícia gerou comoção por todo Estado por tratar de uma paciente gestante, de 26 anos e que foi internada no último dia 26 de julho em uma ala para atender casos suspeitos da doença no Hospital Mater Dei, localizado na zona sul da capital mineira. A jovem veio a falecer por complicações ocasionadas pela Nova Gripe.

Há exatos dois dias após a internação, ela apresentou piora no quadro de saúde e foi transferida para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde os médicos fizeram o parto. O bebê do sexo masculino nasceu com 38 semanas de gestação – sendo que o normal é de 37 a 40 semanas, sem sintomas da Gripe A e já está em casa. O hospital informou ainda que a mulher foi internada quando estava com 38 semanas de gestação e em 28 de julho foi para a UTI.

Por causa da piora no quadro, a equipe médica decidiu interromper a gravidez. Após o bebê nascer ele permaneceu cerca de 72 horas em uma UTI pediátrica e, após melhora, teve alta em 1º de agosto. Ainda, de acordo com a unidade de saúde, a criança não apresentou sinais de contaminação. Já a mãe teve piora progressiva e faleceu em 23 de agosto. Somente na capital mineira, já foram confirmados 131 casos da doença.

Outro paciente, um homem de 32 anos, do interior de Minas, também veio a óbito na madrugada do dia 23 de agosto com diagnóstico confirmado de Nova Gripe. Segundo o hospital, ele contraiu o vírus na cidade dele, que não foi revelada. Além do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, o Mater Dei também está atendendo casos de Gripe A, desde meados de julho, em leitos de CTI individuais, onde os pacientes sob suspeita não têm contato entre si ou com outros doentes.





Colaborou com informações o Jornal Brazilian Voice.






Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.







Wander Veroni
Jornalista

---------------------------

PROMOÇÃO ESPECIAL:



O Café com Notícias fez 2 ANOS no ar em agosto, mas quem ganha o presente é você! Isso mesmo: o Café vai dar uma turbinada no seu blog com prêmios pra lá de especiais. Ficou interessado? Então, participe agora mesmo pois a promoção vai até o dia 1º de setembro. Clique aqui para ver o regulamento do concurso.


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

30 comentários

  1. E a pergunta que fica é... Será que estamos preparados para enfrentar esse novo virus?? O governo diz que sim.. mas a verdade é que pessoas estão morrendo por falta de atendimento.. É triste a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. muito triste casos como o desse rapaz, infelizmente. porém, trabalho na área da saúde e observo como as pessoas estão desinformadas, procurando atendimento ao menor sinal de um resfriado, procurando os hospitais e aí sim correndo o risco de pegar esta gripe. Acho que há muito alarde, a mortalidade desta gripe é igual da gripe comum (só muda a faixa etária acometendo mais adultos entre 20 e 50 anos), e as outras doenças que já existem vão continuar existindo (infartos, derrames, pneumonias, partos prematuros etc etc) e o governo só pensa nesta gripe. lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Acho q existe muita histeria sobre o assunto 30.000 de pessoas morrem de diarréia por ano no mundo e ninguem entra em panico desse jeito

    ResponderExcluir
  4. ja nao tenho medo mais...
    eu me cuido como posso...
    http://www.maquinazero.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wander!

    Olha só...não que esteja desdenhando ou tratando o vírus H1N1 como "inofensivo", não irresponsável a este ponto.

    O fato é que só na Bahia, neste ano de 2009, já tivemos mais de 100 mil ( isso mesmo: 100 mil!) casos de DENGUE!

    É como se repentinamente TODOS se esquecessem disso e só lembrassem das medidas de prevenção contra a nova gripe. E tome "álcool gel" e "máscaras" o tempo todo.

    Tratei sobre isso em meu blog também.

    É um assunto importante, mas temos que tomar cuidados para não transformá-lo em algo um tanto quanto paranóico.

    abs!

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Rio os jornais falam de melhora de 20% nos casos, acho que a maior problemática está em trotes por e-mail sobre pandemias com essa gripe...

    Prefiro continuar com meus dias de modo natural, me precavendo conforme deve ser feito, mas não adianta se desesperar. Bom post! Bastante informação!

    Tem um cara ali que pensei que fosse o Michael Jackson rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Ahh Wander, assim como a AIDS, ninguem me tira da cabeça de que essa virose foi criada em laboratório!
    Infelizmente, a população, não só nacional, mas mundial, fica refém dos grandes conglomerados fornecedores de drogas que combatem essas enfermidades... tudo visando o lucro! ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Wander,

    Ouvi hoje no rádio...q surgiram nos últimos tempos 32 novas doenças. Infelizmente a Gripe A está entre essas estatísticas. E isso é bem preocupante!
    Embora nosso sistema de saúde ainda apresente precariedades, o Brasil é reconhecido internacionalmente pelo excelente programa de vacinação que possui.
    Vamos torcer p/ q a vacina contra a Gripe A...seja desenvolvida mais rapidamente!

    ResponderExcluir
  9. Wander, acho que a notícia do dia é a revelação de que hoje o Brasil superou os EUA no número de casos da gripe suína.

    Enquanto os brasileiros estavam preconceituando os 'hermanos' latinos, deixamos de cuidar da nossa saúde.

    E quando falo de preconceito, o faço com propriedade. Acredite, só por ter estado no Chile recentemente ouvi muitas piadas, alertas 'no sense' e, até, broncas.

    P.S.: EU NÃO ESTOU COM GRIPE NENHUMA. AIDALITE É A INFLAMAÇÃI DAS AMÍDALAS!

    Abração, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bom!?
    Bem, infelizmente essa praga está atingindo todos os lugares. Eu sou prima da Patrícia que perdeu o seu marido e o que nos preocupa aqui no Brasil é a minha família, meus irmãos e sobrinhos que moram nessa linda ilha Martha’s Vineyard. Está todo mundo lá sem entender direito o que houve, pois estava mais controlado e o lugar estava tranquilo até então. E sem mais sem menos ele adoeceu e faleceu.
    O mundo precisa ter mais atenção a essa doença que sem cuidados pode ser fatal.

    Parabéns pelo blog, conheci lá no Informação Virtual. Também sou jornalista e é sempre bom encontrar mais colegas pela internet.
    Abs. e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. não podemos brincar com essa gripe rondando porai...temos que tomar cuidado...e tentar evitar oke faz pegar essa gripe...

    ResponderExcluir
  12. Parabenizo pelo Blog. Está muito bem feito, muito bem cuidado, organizado, interessante. realmente é o melhor blog que vi até agora. Percebe-se a responsabilidade e o carinho que você tem com a página. Pena existirem tristes notícias, mas infgelizmente a realidade é dura. Essa gripe vem assustando e mudando muitos planos. Espero ter anticorpus o suficiente. Rezo por isso.
    Sucesso sempre e parabéns por ser um excelente profissional.


    http://etudotaocotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander

    Como já disseram em comentário acima, penso também que fazem muito alarde sobre essa nova gripe. Há doenças no Brasil que, sendo aparentemente comuns, são até mais graves. Não que haja um descuido, mas a importância na prevenção e no tratamento devem ser de igual proporção a todas as patologias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. O que lasca é que no Brasil está assustando o número crescente d einfecções e mortes, o povo tem que se policiar para não ser contaminado com esta praga.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  15. a pior coisa que ocorre é a falta de informação, nao pela parte do governo que vem tentando informar as pessoas, mas o lance é que a icognita é a seguinte: como uma gripe que é igual a outra esta matando tanto assim? esse é o grande lance que esta deixando a maioria doida... bom blog e belo post

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa gripe me da medo

    ResponderExcluir
  17. POh cara li ontem que o Brasil é o pais com mai numero de mortes , estou ficando preocupado , na minha cidade já teve morte , eu pensei que não chegaria no brasil agora acompanho e evolução da mesma.
    abrç
    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito bem explicado muito bom o blog ta melhores que muitos sites de noticias.


    Visite : www.clipemocao.blogspot.com
    Os melhores e mais novos Videoclipes da internet.

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante o texto!
    Trabalho na área da saúde e tenho observado que a desinformação é talvez a parte mais perigosa da doença.
    As pessoas estão desenvolvendo uma espécie de "histeria da gripe" (justificada, porém mal orientada) em que se persegue atualmente até crianças com doenças respiratórias (rinite, sinusite) por medo de ser a H1N1.
    Hoje em dia é complicado até tossir nos ônibus...
    Cabe ao governo tomar medidas de divulgação de informações, bem como de tratamento preventivo e curativo.
    Ao povo cabe multiplicar as informações CORRETAS recebidas e tomar os cuidados para evitar a contaminação.

    ResponderExcluir
  20. Uma situação envolvendo uma suspeita dessa nova gripe aconteceu comigo durante um vôo. Foi meio estranho, engraçado e... talvez dramático. Como achei curioso, publiquei no meu blog, depois, se quiser dar uma passada, fique à vontade.

    ResponderExcluir
  21. Wander, bom dia.

    Os casos de gripe suína no Brasil são maiores que os alardeados pela imprensa, infelizmente somos os campeões em mortes no mundo todo, e nossa política de medicar o paciente após 5 dias de contágio é absurda. No Chile, o paciente com SINTOMAS, já recebe o tamiflu, tendo ou não a gripe suína, por isso os números não mentem !!!

    Vergonhoso como esse país se comporta com a saúde pública.

    ResponderExcluir
  22. O pior é a paranóia que esse tipo de epidemia produz.Aqui no sul,todo mundo olha com desconfiança de quem chega de outros lugares.

    ResponderExcluir
  23. Essa história de gripe suína foi o maior factóide deste ano. Nunca um resfriado que mata tanto quanto um, digamos, resfriado foi tão alardeado. Obviamente que quanto mais falamos dela mais cara será a vacina. E disso Graxo e sua área de comunicação sabem bem. Nesse mundo capitalista que fabrica a doença e a cura, nada mais sazonal que investir em epidemias.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Gente...isso é uma calamidade.

    Estou começando a me sentir no "V de Vingança"!

    ResponderExcluir
  25. Interessante o texto sobre a gripe A, eu tambem escrevi um.

    ResponderExcluir
  26. A mídia acompanha este vírus em tempo real praticamente junto com os organismo de saúde do país. Moro em Floripa aqui a coisa ta mais tranquila que outras partes do sul onde diversos eventos foram cancelados ou adiados por medo da proliferaçao, aqui posso e alcool gel em todo lugar e bebedouros públicos desligados e luvas plasticas em buffet dos restaurantes para os clientes nao tocarem nos talheres

    ResponderExcluir
  27. Será que alguma celebridade vai ter que morrer para q a mídia enfim de a devida atenção?
    Eu trabalho com produtos médicos e a minha venda de máscaras aumentou algo em torno de 500% ... nem qdo apareceu a SARS foi assim.

    ResponderExcluir
  28. Acho que não dá pra viver na paranóia da gripe... lógico que os cuidados básicos deve-se ter... mas se formos pensar que vamos ser contaminados a cada espirro que escutamos, realmente vai ser complicado ter uma vida normal e sem stress...

    ResponderExcluir
  29. NOSSA Q TRISTE EM MINAS
    AT DIA 23 D AGOSTO EU ESTAVA EM BH
    FUI E VOLTEI SAUDAVEL
    ACHO BOM Q AS PESSOAS TENHAM ESSE CUIDADO PQ ALEM D SE PROTEGEREM DA GRIPE SUINA,SE PROTEGEM DE OUTRAS BACTERIAS E VIRUS SEI LÁ
    MAS NAO DEVE FICAR UMA PARANOIA
    POR MAIS Q A PESSOA SE PREVINA SE ESTA ESCRITA Q ELA PEGARA A GRIPE ELA PEGARA!

    ResponderExcluir
  30. Tá certo que tem muitas doenças que estão matando mais gente, mas se não controlar isso pode crescer e aí ferra tudo!

    ResponderExcluir