Aos amigos com carinho e o maior abraço do mundo

agosto 23, 2009

Bem que tentei ser imparcial, mas não consegui. A emoção pelos dois anos de Café com Notícias falou mais alto e tinha que escrever um post em homenagem à amizade. Claro, se não fosse os amigos conquistados nessa jornada, o Café não seria o que é - e não tinha aprendido tudo que vivi até hoje. Sei que ainda tenho muito o que aprender. E esta jornada pela blogosfera e, ao mesmo tempo, trilhando os rumos do jornalismo online, fica muito mais acolhedora e segura quando se têm amigos tão leais e sinceros ao nosso lado. E, graças a Deus, eu os tenho.

Muita gente fala que existe panelinha na blogosfera. Não sei se existe, juro. Faço questão de prestigiar todo tipo de projeto. Sou uma pessoa aberta às novas amizades. O que existe de fato é amizade, admiração e afinidade maior entre alguns autores que se unem em prol de fazer uma blogosfera de qualidade e que ofereça bom conteúdo. E, acima de tudo, que se fortaleça como mídia independente. Contrariando mais uma vez a norma jornalística - nesse caso em especial, assumo que tenho que ser imparcial e fazer essa homenagem nesse mês de aniversário do Café com Notícias aos amigos queridos que tanto admiro. Como cada um entrou na minha vida com uma história diferente, resolvi dividir com os leitores do Café esse momento de carinho e gratidão. Vamos a eles:


BABEL PONTO COM / MASTER NEW MEDIA - BRASIL E ESPANHOL


Quando falo em amizade e cumplicidade, logo me vem à cabeça ela: minha amiga querida, comadre e jornalista Letícia Castro, de São Paulo (SP), autora do Babel Ponto Com e editora das versões Brasil e Espanhol do site Master New Media. A Lê entrou na minha vida de uma forma linda e muita sincera. Na época, eu dava os primeiros passos no Café com Notícias e experimentava o que era fazer jornalismo online. Quando criei o blog, muitos colegas de profissão não me apoiaram, porque acreditavam que trabalhar com internet não dava resultado. Hoje, provo o contrário.

Acho que nunca cheguei comentar isso com a Letícia, mas ela chegou nesse momento em que precisava acreditar em mim mesmo e descobrir como é trabalhar diretamente com internet. Foi Letícia que me guiou no Jornalismo Online, me ensinou (e ensina até hoje) técnicas de divulgação e mecanismos úteis para que um projeto na internet cresça. Além de minha amiga, ela é mestre, irmã e cúmplice. O pouco que sei, agradeço à Letícia. A primeira jornalista problogger que conheço e que acredita na internet como meio de trabalho.

Apesar de serem duas propostas distintas, o Babel Ponto Com é baseado no jornalismo cultural em artigos, crônicas e matérias autorais escritas em português, inglês, espanhol, italiano e francês, além de dicas quentíssimas sobre social media e blogosfera. Já o Master New Media, trata apenas sobre blogagem profissional (metablogs) pertencente ao projeto criado pelo problogger italiano Robin Good. De forma muito companheira e carinhosa, Letícia divide constantemente seus ensinamentos comigo. E isso não tem preço! Fora que somos amigos, irmãos, compadres e confidentes um do outro. Uma amizade pra vida inteira que se fortalece a cada dia. Valeu, Lê!


DOS CRIMES, BORDADOS E VAIDADES


Outra amizade que conquistei na blogosfera foi o da historiadora Carla Menegah, de Porto Alegre. Foi por meio da troca de comentários sinceros em nossos blogs e textos pra lá de especiais que nos conhecemos virtualmente. Como frequentávamos os mesmos espaços de divulgação nas Comunidades do Orkut, Letícia ficou amiga de Carla e eu me tornei amigo das duas, por tabela. Foi por meio dos debates e do tom reflexivo que o "Dos crimes" me cativou e me ajudou a explorar essa nova forma narrativa e mais intimista entre autor e leitor, que é tão característico dos blogs. Carla, de uma maneira indireta, me mostrou que posso brincar com essa vertente e fazer um jornalismo mais leve, mais intimista. E foi desse aprendizado que, aos poucos, fui criando a identidade textual do Café com Notícias e também de algumas matérias que me proponho a fazer como jornalista. Valeu, Carlinha!
Quem diria que o Café com Notícias ia ganhar um ilustrador da mais alta qualidade, hein? Pois é, o Daniel Paiva, autor do blog Charge Brasil, de Belo Horizonte (MG) - assim como eu, é quem faz os desenhos e caricaturas de algumas matérias, promoções ou artigos publicados aqui no Café há bastante tempo. Não me lembro bem quando conheci o Daniel, mas lembro como as nossas vidas se cruzaram. Para quem ainda não sabe, há quase três anos participo como debatedor convidado aos sábados, do programa Rádio Vivo, da Rádio Itatiaia. Foi por meio de uma das minhas participações que Daniel me ouviu falar do Café com Notícias e entrou em contato comigo. A partir daí, nasceu a nossa amizade e que rende muitos bons frutos. Ter o Daniel como amigo pessoal e ilustrador aqui no Café é um presente. Valeu, Dani!


DEIXA FLUIR / FLUINDO O OLHAR


Foi divulgando o Café com Notícias pelo Orkut que encontrei essa mineira maravilhosa que também é de Belo Horizonte (MG). Amiga fiel e confidente de angustias e alegrias. É assim que defino Viviane Righi, dos blog Deixa Fluir e Fluindo o Olhar. A Vivi, como gosto de chamá-la, possui uma qualidade de produção textual tão rigorosa e caprichada, que no início Letícia e eu achávamos que ela também era jornalista. Infelizmente não é, mas tem tanto talento quanto um. Vivi sabe escrever artigos e crônicas como ninguém e é uma autora de mão cheia. E por ser de BH, logo, logo nos tornamos amigos. Estamos sempre em contato e trocando figurinhas! O mais bacana na Vivi é que ela me ajuda de várias formas, mais do que ela mesma imagina. A amizade e lealdade dela é outro presente que a blogosfera me deu. Valeu, Vivi!


CURIOSANDO

Das bandas de São Paulo (SP), o design gráfico Rodrigo Piva, autor do site Curiosando, sempre está por aqui, pelas bandas do Café com Notícias, participando e apoiando o projeto via comentário. Apesar de não termos uma amizade com laço mais profundo - o que é até uma oportunidade para que isso se estabeleça de forma mais firme, o Rodrigo teve uma importância decisiva para a nova identidade visual do Café que talvez ele nem saiba - ou desconfie. Visitando o Curiosando, como sempre faço, me deparei no início desse ano - se não me engano, com um post sobre design com xícaras incríveis. Clique aqui para conferir este post. E foi por meio dessa publicação que encontrei a xícara verde, feita pelo estúdio ucraniano Psyho - que está nitidamente registrado no tamplate atual do Café com Notícias, para ser símbolo da nova identidade visual do blog. De alguma forma, o Rodrigo contribuiu, mesmo que indiretamente, para que tivesse essa ideia. E, por isso, nada mais justo do que estender essa homenagem a ele, que intrisicamente está ligada à história do Café. Valeu, Rodrigo!


NOVO NA REDE / LINK E TAL

O compadre e amigo Tico Esteves - que também é de Belo Horizonte (MG), chegou tem pouco tempo, mas parece que já faz parte da "família Café com Notícias" desde o início. Já conhecia o Tico na blogosfera por ele ser autor do Novo na Rede - blog que contém ótimas dicas sobre blogosfera e tutoriais dos mais variados assuntos para quem quer aprender um pouco mais sobre web e informática. Tico é namorado da minha comadre Letícia. A história de amor deles começou na blogosfera - e que dá um post à parte. Mas, voltando ao assunto, foi por meio de Letícia que conheci o lado webmaster do Tico, no Link e Tal. Foi ele o responsável pela nova "roupagem" do Café e é hoje o webmaster oficial deste espaço. Tico é capricorniano assim como eu. Somos detalhistas e muito teimosos.

Mas essa característica em comum, nos aproximou e dá confiança um no trabalho do outro, do qual pretendo fortalecer sempre para colher muitos e muitos frutos. Além disso, em pouco menos de um mês, com a mudança de identidade visual, o Café triplicou de audiência. Claro, como o próprio Tico me lembra, um blog não vive sem conteúdo. Mas, a nova aparência ampliou a aceitação do Café e, muitas pessoas, acreditam que o blog virou site. Tomo isso como elogio - ou até mesmo como incentivo, quem sabe. Por ora, o Café com Notícias é apenas um blog jornalístico galgando o seu espaço na blogosfera. E o compadre Tico Esteves faz parte dessa história. Valeu, Tico!


O CRI-CRÍTICO

Flameguista assumido e uma das línguas mais afiadas do jornalismo que eu conheço. O carioca Léo Pinheiro, do blog O cri-crítico é um dos amigos que estão chegando para mais perto agora, mas que parece que eu conheço há anos. Fã confesso dos seus textos, logo fiz amizade com Léo via blogosfera, Orkut e quase que diariamente conversamos sobre vários assuntos, entre eles a nossa querida e amada profissão de jornalista. Por ter mais experiência que eu no ofício, Leozinho (como os amigos o chamam) me dá muitos toques e tem demostrado ter um coração maior do mundo, além de muita humildade, respeito e companheirismo. Por obra do destino, atualmente estamos trabalhando no mesmo veículo e, além de amigos, somos colegas de trabalho. No momento Léo está com uma forte amigdalite. Por isso, desejo melhoras a esse meu amigo rubro-negro de alma e coração e dizer que você também faz parte da história do Café com Notícias pelas dicas e participação constante. Valeu, Leozinho!


ENTRE MARÉS


Essa baiana arretada entrou na minha vida de repente. Não me lembro bem quando ou como foi. Mas o carinho mútuo e respeito são algo que fortalece a nossa amizade a cada dia. Bom, estou falando da minha amiga Suzana Martins, de Porto Seguro, na Bahia, autora do blog Entre Marés. Su, apelido carinhoso como os amigos a chamam, sempre participa aqui do Café com Notícias e, inclusive, foi a primeira ganhadora da Promoção Cultural Top Comentarista, na segunda fase do concurso em que dava mensalmente um KiT Café com Notícias para o leitor que mais comentava no blog. Mas a Su frequentava o Café bem antes da promoção e o fato dela ter ganho foi uma consequência dessa presença diária aqui neste espaço. Além disso, Suzana entrou para o hall dos meus amigos pessoais e blogueiros de quem admiro o trabalho. E, por fazer parte da história do Café - como uma das leitoras mais antigas e frequente deste espaço, não tem como não deixar de homenagea-la. Valeu, Su!


MELHOR OPINIÃO / BLOG RBO


Diretamente de Niterói (RJ) e com um dos melhores textos de humor que já tive a oportunidade de conferir na blogosfera, o estudante de jornalismo Renan Barreto, autor dos blogs Melhor Opinião e Blog RBO, é um dos novos amigos e parceiros de blogosfera que faço questão de incetivar por causa do talento e persistência. Fiquei fã de Renan pelo fato dele conseguir misturar humor e informação, sem ser covarde ou preconceituoso. Escrever humor não é para qualquer um e, além de dom natural, precisa ter força de vontade e humildade para querer sempre inovar. E vejo isso em Renan: o cara tem talento! Aqui no Café com Notícias ele é um dos leitores que mais participa e incentiva este espaço. Em nome de outros tantos leitores que admiram ou participam do Café, presto essa homenagem a ele e, consequentemente, a todos que comentam ou apoiam o blog. Valeu, Renan!


LINKLÂNDIA


De certa forma, o (site) Linklândia é meu afilhado, por ele ser filho - ou melhor, um projeto tocado por Tico Esteves e Letícia Castro, do qual tive a oportunidade de participar no processo de criação e desenvolvimento. Por motivos pessoais que passava na época, precisei me afastar do projeto. Hoje, dá um orgulho danado de ver a Terra dos Links no ar e plainando vários balões pela blogosfera. Clique aqui para saber a história e curiosidades do Linklândia. Os blogueiros já descobriram o site em formato de agregador de notícias como um dos principais meios para divulgar o blog e, consequentemente, conquistar mais leitores. Valeu, Linklândia pelo aprendizado!


* * *


Aos outros amigos que não foram citados nessa homenagem, peço que me perdoem. Saiba que vocês, de uma forma ou outra são importante na minha vida. A minha imparcialidade, como expliquei acima, está nesse sentido, por serem pessoas especiais e que dividem alegrias, ideias, dúvidas e tristezas. Sem contar que há uma constante parceria, seja com dicas ou um comentando no blog do outro. Isso para mim que é a verdadeira parceria que há na blogosfera. Há troca sim! Mas troca de confidências, de descobertas ou de apoio. Essas pessoas - cada um à sua maneira, ajudou (e ajuda) o Café com Notícias ser o que é hoje. Muito obrigado, galera!







Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista


---------------------------

PROMOÇÃO ESPECIAL:


O Café com Notícias fez 2 ANOS no ar em agosto, mas quem ganha o presente é você! Isso mesmo: o Café vai dar uma turbinada no seu blog com prêmios pra lá de especiais. Ficou interessado? Então, participe agora mesmo pois a promoção vai até o dia 1º de setembro. Clique aqui para ver o regulamento do concurso.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

28 comentários

  1. É como eu disse na ilustração enviada por último, 2 anos conectando amigos e notícias. Tudo de bom para você e espero poder ser um colaborador por muito mais tempo (prometo entregar os trabalhos mais rápido! hehe)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela homenagem aos seus amigos, realmente só podemos seguir em frente com a ajuda dos amigos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wander!

    Mais uma vez, parabéns por ter esse blog com tantos sucessos. Continui assim, com tantas postagens interessantes, portadoras de contaúdos que engrandesse a todos que leem esse tão estimado e iportante "Café com Notícias".

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani! Lindo isso que vc escreveu sobre concetar notícias e amigos. Claro, vc é o ilustrador oficial do Café com Notícias. Já faz parte da família, viu! Fique tranquilo em relação aos prazos pq vc sempre arrasa, meu amigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo-irmão, compadre de toda a vida.

    Não dá para falar nada.

    Amo vc com todo o meu coração. ; )

    Fica com Deus e que esse super blog seja cada mais iluminado pela mão divina.

    Muitas beijocas. ; )

    ResponderExcluir
  6. Oi Wander!

    Olha meu amigo, sei nem o que dizer. Fico muito feliz por fazer parte dessa história e espero que o Café com Notícias faça cada vez mais sucesso!

    Você merece tudo de bom e isso é só o começo viu?

    Tenho certeza que você ainda vai longe e estou acompanhando de perto, torcendo e também trabalhando. Tamo junto! :D

    Grande abraço, vida longa ao Café com Notícias e mais e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lê e Tico!

    Somos amigos, cúmplices e compadres. Estamos juntos e misturados por toda vida. Não precisa nem dizer mais nada, né!

    Beijos e abraços ;)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meu caro!
    É uma vitória para nós blogueiros, quando nosso blog faz aniversário! É muito gratificante!!
    Se tiver MSN, me passe, gosto de fazer contato com alguns blogs, e o seu, é um deles.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcelo!

    Obrigado pelas palavras e comentário. Também gosto de fazer contato com os colegas de blogosfera, mas não gosto de usar o MSN. Meus amigos sabem disso :D.

    Na verdade, não tenho paciência e só entro se for realmente importante. Fico conectado boa parte do meu dia no Gmail/Google Talk. Se quiser entrar em contato, basta me enviar um e-mail (wander.veroni@gmail.com) ou me adicionar por lá.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Wander!!!! Não faz isso que eu choro, rapaz. Eu estava meio sumido da internet nessa semana. Meu computador tava meio ruim, então eu só estava postando e mal tava dando pra comentar nos blogs amigos. E o seu SEM DÚVIDA é um desses. É o blog jornalístico mais completo que li. Não venha me falar que é o do Nassif. Você fala de política, cultura, questões regionais, sobre o Brasil, mundo, tudo! Eu queria ter essa habilidade jornalistica que você tem. To no penúltimo semestre e acho que meu negócio é cinema mesmo rsrs Mas a faculdade me ajudou muito, capital social é sempre bom ter demais. Bem, O Café é um dos melhores blogs da blogosfera. E posso contar nos dedos os blogs que gosto de verdade. E por ser escrito por um jornalista que sabe diferenciar as mídias e entende a importância da internet isso pra mim já é maravilhoso e merece minha atenção. Fiquei muito contente de estar presente nos teus Blogs escolhidos. É o Café que faz aniversário e eu que ganho o presente, poxa, achei tão bonito e sincero que não podia deixar de comentar rsrsr como se eu deixasse, né? rsrs

    E fique sabendo que são 02 anos que vão virar 20 e quem sabe 200? A expectativa de vida só tem aumentado hauuhua

    Bem, tudo de bom pra vc, meu amigo! O Café tem tudo pra ser o melhor blog, site, portal, seja lá o que for do mundo!!!! Da world wide web!

    Abração!!!!!!!!!!

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelos 2 anos, Wander!
    Que sejam os primeiros de longos anos de muito sucesso e muito café!
    E belíssima homenagem!
    abração!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Renan!

    Cara, sem brincadeira, achei muito bonito o que vc escreveu. Me emocionou. Principalmente por saber como o trabalho que faço é visto. Quem me dera ter todas essas habilidades que vc falou...hehehe...rs.

    O que faço é pesquisar antes de escrever, só isso. O único assunto que não tenho afinidade é futebol, mas quem sabe um dia eu consiga. Ganhei o dia com a comparação com o Nassif!

    Renan, meu amigo e companheiro de blogosfera. Conte comigo no que precisar, ok! Você tem talento e um futuro brilhante pela frente. Fico feliz que tenha gostado da homenagem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Tem 2 selos pra vc lá no meu blog...
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  14. Amigo,

    Fiquei emocionada com suas lindas palavras. Realmente eu jamais esperava uma homenagem dessas, assim de graça e "pra todo mundo ver".

    Agradeço do fundo do coração por sua gentileza comigo e também agradeço em nome dos colegas da blogosfera que você citou. Todos tem o seu valor como pessoas e como profissionais, assim como você. Mas uma coisa todos nós temos em comum: a certeza que esses laços criados através do pc podem se tornar muito mais reais e duradouros do que possamos imaginar!

    Agradeço também por todo o seu apoio e carinho nessa trajetória. Agradeço ainda pela confiança!

    Bjos no coração!
    Da amiga de sempre... Vivi

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vivi!

    Minha amiga querida: fico muito feliz que vc tenha gostado da homenagem. Adorei seu comentário! Para mim é um presente imenso ter lhe conhecido, viu! Sem contar no fato que é legal dividir os bastidores do blog com os leitores, né. É bom que fica público os amigos maravilhosos que conquistei nesses dois anos. Obrigado por tudo, viu!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  16. O Café com Notícias foi indicado como Blog da Semana no Informação Virtual.

    Parabéns pelo excelente trabalho que você faz aqui no blog!

    ResponderExcluir
  17. Puxa vida, Wander. Fiquei muito feliz e honrado ao ser mencionado neste belo post! E o fato de ter encontrado algo legal em um dos seus passeios pelo Curiosando me dá uma satisfação imensa.
    Grande abraço e que seu sucesso continue a crescer sempre! :)

    ResponderExcluir
  18. Linda homenagem aos seus amigos, Wander!
    Para uma linda caminhada precisamos ter ao nosso lado os amigos, isso você demostra com muito carinho!
    Parabéns, que o Café com Notícias continue nos proporcionando momentos de muita alegria!
    Luz em teu caminho!
    Darei os parabéns pessoalmente! rs
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  19. Sou novo no pedaço, mais achei legal demais essa sua homenagem e desejo a todos os seus homenageados e a você principalmente, um glorioso futuro.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  20. Respostas:

    @Rodrigo R. Neto: Puxa vida! Que surpresa!!! Vou lá conferir agora mesmo. Obrigado pela indicação. Abraço :D

    @Rodrigo Piva: Obrigado, cara! Fico contente de vc ter gostado da homenagem. Vc já é de Casa, meu amigo. Abraço :D

    @Luka: Que lindas palavras, Luka! Também estou ansioso pra lhe dar um abraço pessoalmente. Beijos :D

    ResponderExcluir
  21. Wander,

    Parabéns pelo sucesso do blog e por brindar a amizade. Esta última, a mais importante para alavancar o sucesso, abrilhantar nossas vidas e nos fazer felizes. Amizade não tem preço e você soube ser grato. Lindo post.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Oi Wander!!!
    Eu aqui quase perdida no meio dos clássicos do pensamento brasileiro e tu me aparece com uma homenagem dessas! Fiquei emocionada!
    Nesses dias em que o mundo real me faz ficar onge desse nosso mundo virtual, é muito bom aparecer aqui e ver o carinho que a gente consegue construir a partir do trabalho!
    Beijo grande e abraço forte!!!

    ResponderExcluir
  23. Ain, Wander!! Eu fiquei até emocionada aqui!! Seu blog faz aniversário, mas nós que ganhamos o presente!! Muito obrigada!! :D

    Eu tbm não sei dizer como foi que nos encontramos por aqui, mas sei que foi muito bom. Eu sempre gostei do seu blog e da maneira como vc escreve e posta as notícias. Tudo com muita competência e isso é muito importante.
    Fiquei muito feliz qndo ganhei as duas promoções, feliz mesmo... Obrigada por todo carinho e te desejo muito sucesso pois vc merece demais!!^^

    Beijos no seu coração lindo!!!

    Te adoooooro

    ResponderExcluir
  24. Ah... e esqueci de dizer que o novo visual ficou perfeito!! :D

    ResponderExcluir
  25. Wander só os bons conseguem reconhecer que sozinhos não somos nada. Muito lindo e comovente seu relato.
    Seu sucesso é só consequencia meu quirido.

    Tem selo no meu blog para vc!! Espero que curta.

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Wander, todos os citados são muito bons e com muita qualidade. Que o Café com Notícias comemore muitos outros aniversários. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Antes de mais nada, parabéns pelo aniversário do blog! Deve ser muito bacana, né? O meu "Diz" ainda tá engatinhando, mas chegar até aqui, pra mim, soa como conquista, cara!

    Dos blogs que você citou, conheço o da Vivi (que é uma fofa, além de grande escritora) e o do Renanzão (que é meu conterrâneo)... Gosto muito do blog dos dois e admiro o Renan por tudo o que você falou. O moleque tem um pique que... putz! Até me deixa sem fôlego... Queria ser igual a ele, mas fazer o quê? Não tenho mais 20 anos! Uahahhahhahahhahaaaaaa!!!

    Bom, Wander, mais uma vez, valeu! E quando der, apareça!

    Abração!

    Marcelo
    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    ResponderExcluir